terça-feira, 11 de junho de 2013

Traje da Francônia - Fränkische Trachten - Por Aribert Elpelt

Existem pessoas que nasceram e residem na cidade de Würzburg - capital de Unterfranken, que resgatam a história local da cidade e região, também presentes nos trajes e disponibilizam sua pesquisa na internet. Uma destas é o Sr. Aribert Elpelt. Sr. Elpelt tem um Blog onde faz publicações divulgando a história da Região da Francônia - Franken. 
Blumenauer Volkstanzgruppe  - Foto Juliano  Depiné
A semelhança dos trajes históricos com o traje oficial do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Blumenauer Volkstanzgruppe não aconteceu ao acaso. 
É resultado de uma pesquisa do grupo folclórico  efetuada por sua coordenação e folcloristas e foi adotado em homenagem às famílias, oriundas da  Francônia, que estão entre os fundadores do centro cultural e de famílias, que até os dias atuais, frequentam a casa. Muitos destes sócios e amigos do C.C. 25 de Julho tem famílias no norte da Baviera.
Imagens de fotografias do acervo do Sr. Aribert Elpelt, com sua permissão para publicarmos no Blog Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Herstellern.

Trachtenkarte von 1910 Würzburg

Tracht aus Unterfranken

Sr.Aribert Elpelt in Franken - Tracht 1999


Tracht bei Premich in der Rhön



schönes altes Trachtenbild von meinem Freund Manfred Fuchs.
Vielen Dank für dieses schöne Zeitdokument!



Ein sehr schönes Trachtnebild aus Eßleben. Vielen Dank an
 Herrn Manfred Fuchs für dieses schöne Dokument.


Würzburg 1910 ein schönes Dokument für unser Frankenland!

Tracht aus Geldersheim oder Gressthal 1914


Trachtenbild um 1930 
weitere Ansichtskarten folgen...


Os trajes da região da Francônia tem características que aponta a ligação  quanto a sua definição, aos eventos e atividades religiosas - Igreja Católica de Roma. São rituais, coreografias, folguedos e festejos que nasceram a partir de eventos da igreja, não ontem, mas há muito tempo, quando tudo acontecia e em alguns lugares ainda acontece, na praça da igreja e que foram sendo repassados de pai para filho, durante séculos. 
Os  trajes femininos tem adornos, como grandes crucifixos para complementar a indumentaria. Outros adornos, como brincos, são mais discretos.  Também para confirmar a ligação com o catolicismo da Igreja Católica Romana, muitas das saias das damas possuem um grande "M" confeccionado com o aplique de uma fita bordada. Perguntamos ao Sr. Elpelt o significado e ele nos respondeu que é a inicial do nome de Nossa Senhora - Maria.


Para saber mais clicar sobre: 
E afinal - o que é "Traje Típico" ?
Trajes usados na Baviera

Kerwa Folguedo Popular - Palestra



Integração, a partir da dança como um dos...
 ícones da identidade cultural de uma região.


Nenhum comentário: