quarta-feira, 7 de novembro de 2012

E afinal - o que é "Traje Típico" ?

As pessoas que prestigiam o Oktoberfest Blumenau trajados tipicamente tem seu acesso gratuito.
O assunto gerou polêmica na cidade e nas páginas dos jornais, por conta do grande número de pessoas com acessos livres, porque nas catracas de acessos livres para este quesito foram considerados devidamente trajados. Será que todos aqueles que tiveram a entrada liberada estavam devidamente trajados?
Talvez, com um pouco de pesquisa, não  haveria necessidade para a polêmica e sim mais controle nos portões ao confirmar e permitir a entrada daquele que se diz estar legitimamente trajado
Para isto é preciso conhecer.


O Vice- Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner dissertou sobre o assunto, durante a semana e encaminhou seu texto, via correspondência eletrônica, ao grupo do Instituto Histórico de Blumenau, em nome do Sr. Marcos Schoroeder, seu Vice Presidente.
Sr.Dieter Berner
Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau

A mensagem....
Acredito que você saiba sobre o que escrevo abaixo, mas vou compartilhar com os demais.
O Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau tem como figura ilustre o Sr. Emil Rossmarck, grande incentivador e colaborador do centro cultural. Sua filha, Sra. Renate Rossmarck ainda hoje faz parte da diretoria e é presença marcante em nossas reuniões mensais. 
No ano de 2000, foram realizados diversos festejos (500 anos do descobrimento do Brasil, 150 anos de fundação de Blumenau) e a Blumenauer Volkstanzgruppe homenageou a Família Rossmarck apresentando o traje oficial do grupo e do clube, com uma réplica levemente tropicalizada do utilizado na cidade natal da família, a cidade de Fröhstockheim.
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe com amigos de Unterfranken
Em 2006 durante nossa segunda turnê pela Alemanha e Áustria com o grupo folclórico, apresentamos nosso traje no Museu de Würzburg, a pedido do presidente dos grupos folclóricos da Baixa Francônia Unterfranken), pois, segundo ele, 70% dos grupos de sua região não tem um traje tão perfeito como nosso. Nesta viagem, as moças foram presenteadas com um lenço original, bordado, substituindo o que estavam utilizando.

Percebemos com isso que não é muito difícil conseguir um traje histórico dentro dos padrões aceitáveis. As entidades/pessoas na Alemanha/Áustria ajudam bastante, contanto que eles percebam que você tenha um grande interesse e determinação, bem como em fazer segundo os padrões aceitáveis.

Lembrando que existem duas vertentes para o traje típico:
1- O traje histórico: 

Devidamente documentando, realmente utilizado pelas pessoas de uma determinada região, sendo que foi baseado nos materiais disponíveis no local a época, necessidades, clima, relevo e outros. Este traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes).
2- O Trachtenmode: 

O traje típico comum, baseado no histórico mas voltado para o mundo fashion. É o traje de consumo. É mais leve, mais barato e não segue critérios rigorosos, apenas o estilo Landmode.

O C. C. 25 de Julho de Blumenau está à disposição aos interessados no assunto.
Abraços,
Dieter Berner
 Vice-Presidente CC 25 de Julho de Blumenau
  http://www.25dejulho.org.br/


Uma manifestação espontânea, a qual chegou a nós e achamos importantes postar aqui, como curiosidade...

Caros Marcos e Pfau,

Só tenho que agradecer esta homenagem feita pelo grupo do CC 25 de Julho. Sou também um dos três Emilio Rossmark que tinham no mundo, um na Alemanha e dois no Brasil. Eu e meu avô, que já partiu, logo a homenagem é pra mim!!!! (Convencido)KKKKK.

Brincadeira a parte, o ideal é realmente partir para os trajes "Landmode"(não sei se está certo) para o pessoal que somente usa para abrilhantar a Oktober.

O que precisar de mim, Emilio Rossmark Schramm, podem contar.

Abraço.
Algumas pessoas devidamente trajadas, que frequentam ou frequentaram o espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau...Fotografias tiradas em tempo e lugares diferentes - na cidade e no centro cultural.
 Na sequência...























































Traje típico da Pomerânia - Pescadores
Como já foi postado aqui neste espaço virtual ligado ao C.C. 25 de Julho de Blumenau, os trajes oriundos da Alemanha - país multicultural, igual ou mais que o Brasil, através das inúmeras regiões diferenciadas pelo dialeto, gastronomia, geografia, história e folclore, são muitos e diversificados. Variam de acordo com a região de origem, bem colocado pelo Sr. Dieter Berner em seu texto explicativo. 


Mapa da Alemanha e respectivas regiões na escala macro
 considerando o tempo contemporâneo
É preciso pesquisar. Os trajes mais conhecidos aqui na região é o traje "Fritz " e "Frida" inspirado em uma das regiões da Baviera - montanhas.

Para saber um pouco mais, ler o link a seguir, clicando sobre: Conversando...O Comportamento "alemão" no Vale - P...

Um evento que envolve canto, música e dança na cidade de Nürnberg - Alemanha. Aconteceu no dia 26 de maio deste ano. Vale a pena observar a predominância dos trajes, muito diferentes dos muitos usados aqui no Oktoberfest Blumenau.


Ein Prosit!




2 comentários:

Anônimo disse...

Amigos boa tarde! Os jornais ai polemizaram tanto a resepito dos trajes típicos e a entrada na oktoberfest. A imprensa quer apenas criar um factóide a mais, se não fosse o trabalho do Centro Cultural e do Clube da Caça e Tiro e seu trabalho voluntário na divulgação das tradições e cultura alemã, será que haveria Oktoberfest. A cada crítica que surge, deve-se ter um solução para o problema gerador dessa mesma crítica. Abraço a todos. Doni de Goiás.

Anônimo disse...

Amigos boa tarde! Os jornais ai polemizaram tanto a resepito dos trajes típicos e a entrada na oktoberfest. A imprensa quer apenas criar um factóide a mais, se não fosse o trabalho do Centro Cultural e do Clube da Caça e Tiro na divulgação das tradições e cultura alemã, será que haveria Oktoberfest. A cada crítica que surge, deve-se ter um solução para o problema gerador dessa mesma crítica. Abraço a todos. Doni de Goiás.