terça-feira, 28 de maio de 2013

Intercâmbio Cultural - Gau-Trachtenfest Geldersheim


A Blumenauer Volktanzgruppe desde 2008 está associada ao Trachtenverband Unterfranken. Isto foi possível pelos fortes laços de amizade com o Heimatverein Geldersheim, firmados há 12 anos e que se fortificam a cada encontro, cada conversa, cada notícia que cruza o oceano. Assim também ficamos muito felizes de podermos estar participando da grande festa e encontro da nossa associação, o Gau-Trachtenfest. Estes será de 14 a 17 de junho com um extensa programação de bailes, apresentação de grupos de diversas regiões da Alemanha assim como do Brasil e da Letônia.

FestprogrammNo dia 16 de junho estará acontecendo também uma feira de artigos e acessórios de trajes, em especial destes que são da Francônia.
O grande desfile comemorativos acontecerá após o almoço e estará reunindo 52 grupos de danças, música, teatro, grupos culturais diversos. Será o maior já visto nesta região.

Para que se possa ter uma ideia melhor do que isto significa para a cidade e principalmente para os organizadores é interssante esclarecer algumas coisa a respeito.
Geldersheim tem atualmente cerca de 2.500 habitantes. Tem sua primeira menção documental do ano de 763, estando assim comemorando 1250 anos de existência. É uma comunidade que pertence a regional de Schweinfurt. Sua importância política é pequena mas tem um enorme patrimônio cultural preservado. O Verein für Heimat- u. Brauchtumspflege Geldersheim e.V. comemora 25 anos nos quais busca a manutenção da tradição local.

Assim, reunir tantas pessoas ligadas à cultura, a manutenção de tradições e costumes em um grande desfile é algo singular. A organização está muito orgulhosa por ter este retorno positivo dos grupos convidados que prontamente atenderam e assim serão representantes de sua cidade, sua cultura, mostrando a importância deste trabalho.



Para nós da Blumenauer Volktanzgruppe é um orgulho maior ainda poder fazer parte desta família cultural, vestindo o traje local, fazendo suas danças, e desta forma estar inserido em um meio de tradições que adotamos para nós também. Somos assim representantes da Francônia no Brasil, podendo este ano festejar com nossos amigos esta grande festa.


Nenhum comentário: