quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um pouco de História...60 Anos do C.C. 25 de Porto Alegre

É com muita alegria que noticiamos o aniversário de seis décadas do centro cultural amigo: C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.

1951 -2011 


Antes de continuar, lendo este post, clique sobre o
quadro abaixo e o faça com música.



Vamos conhecer um pouco sobre o aniversariante...

Como o C.C. 25 de Julho de Blumenau e outros "25" espalhados pelo sul do Brasil, o aniversariante tem como objetivo, realizar a manutenção e a divulgação da cultura germânica trazida pelos imigrantes alemães ao Brasil, em distintos períodos.


Uma reflexão: É sabido que houve a imigração, também, de outros países, em diferentes momentos, para o Brasil. Como por exemplo: a espanhola, a portuguesa, a holandesa, a africana, a francesa, a japonesa, a italiana entre outras. São os diversos folclores que, juntamente com os nativos (índios) formaram e formam o perfil étnico do Brasil, com respeito à sua diversidade cultural e identidade. País sem identidade é país sem memória!

O C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, atualmente, possui 6 grupos culturais:

- Coro Masculino 25 de Julho













- Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz Mit Uns (Completando 30 anos)
O grupo durante  à Blumenau - Oktoberfest















- Expresso 25










- Grupo Flamboyant













- Feminina Vox














- Schlaraffia

Um pouco de História – C.C. 25 de Julho de Porto Alegre - 60 anos...

Como já postamos aqui no Site/Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o por que de se comemorar o dia do colono no dia 25 de Julho.
A data de 25 de Julho de 1824 é considerada a  data oficial de início a imigração alemã no Brasil.

Chegada do primeiro grupo organizado de
imigrantes alemães no Brasil - 25 de julho de 1824
 São Leopoldo - RS
Texto escrito pelas administradoras do Blog Susy e Nikita de São Leopoldo - RS.
http://www.fotolog.com.br/fhotosusy/46558134


Este fato explica o nome dos vários centros culturais, mudando somente a denominação da cidade, na qual está situado - Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre

Conhecendo um pouco da história...

Sr. Theodor Heuss
Logo após o término da segunda grande guerra, foi organizada em Porto Alegre uma ação de ajuda humanitária denominada: Socorro à Europa Faminta – SEF, através da qual, muitas contribuições - alimentos e roupas -  foram enviadas para a Alemanha.

Em 1951, o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre recebeu uma carta do 1º. Presidente alemão da então República Federal da Alemanha - Sr.Theodor Heuss - expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pela ajuda prestada através da SEF.
Acompanharam a carta: dois candelabros elaborados por artistas alemães com os dizeres: Dankspende des Deutschen Volkes – 1951 - (agradecimento do Povo Alemão – 1951).

Esta iniciativa inspirou outros imigrantes alemães e descendentes, de outras regiões, a se organizarem e, a exemplo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, fundaram os centros culturais, surgindo o "25"  nas mais variadas cidades do sul do Brasil.

Em Porto Alegre, participaram dessa ação humanitária, integrantes de diversos grupos corais da cidade. Entre eles estava o antigo Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegr”, fundado em 1881, que encerrou suas atividades em 1940 com o início da guerra.
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho. Esse novo coral deu a partida para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que ocorreu em 1951.




Inicialmente, alojados nos fundos de um prédio, na Av. Cristóvão Colombo. A sede atual foi inaugurada  em 1961, contando com o Coro Masculino, um grupo de teatro em alemão, uma biblioteca e um jardim de infância entre várias outras atividades, gradativamente surgiram outros grupos culturais no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, como: Grupo de gaitas, orquestra, grupo de danças gaúchas, bolão, coro e grupo de danças infantil e juvenil.




Em atividade - dias atuais: o Coro Masculino, o Coro Misto, atualmente denominado Expresso 25, e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz mit Uns. Somaram-se a estes o Coro Feminino Fêmina Vox 25, o Grupo de Culinária Max und Moritz e o Grupo de Amizade Flamboyant. Além desses grupos culturais,  o Centro Cultural 25 de Julho abriga em sua sede: o grupo cultural Schlaraffia, uma Escola de Danças de Salão, um Centro de Línguas, um restaurante e o 25 Bistrô Café.
Também foi inaugurada a biblioteca, neste ano de 2011, com acervo voltado para a história da imigração alemã no Brasil, que poderá ser disponibilizado a pesquisadores e interessados em geral.

Galeria dos Presidentes
Endereço do C.C. 25 de Porto Alegre
Rua Rua Germano Petersen Junior, 250
Auxiliadora, Porto Alegre, RS, Brasil, CEP 90540-140
Fone: (51) 3342-8733
(51) 3028-4621

Para quem estiver em Porto Alegre, poderá participar das festividades do aniversário de 60 anos do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre que vai acontecer neste sábado, dia 06 de Agosto.



Agradecemos, o gentil convite para os festejos. Gostaríamos muito de estar presentes na companhia dos amigos neste momento de grande importância. Mas, por vários motivos, não poderemos lhes abraçar pessoalmente.
Sra. Verônica Kuhle - Presidente do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Desta maneira, cumprimentamos a pessoa da Sra. Verônica Kuhle, sua presidente e assim estaremos abraçando a todos os amigos que tenham alguma ligação, direta e indiretamente, com este importante espaço cultural.

 Desde já, contamos com o envio de fotografias e registros, deste momento festivo, para mostrar aos amigos e sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau um pouco desta festa das comemorações de 60 anos do centro cultural de POA.

Quem estiver em Porto alegre, não deixe de prestigiar as comemorações de 60 anos do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.

Parabéns C.C. 25 de Julho de Porto Alegre!!



Abraços da Equipe do Blog  e da Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que estarão presentes nos festejos de 60 anos, em coração.






















Nenhum comentário: