terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coros do C.C. 25 de Julho no 77° Encontro de Corais da Liga - Brusque

Vista a partir do palco

No último dia 27 de agosto aconteceu o 77° encontro de corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí -  grupos da Chave B.D. O atual presidente da  Liga  é o Sr. Oswin Reistenbach, coralista e integrante da diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Sr. Oswin saudando amigos e coralistas
Como já mencionamos anteriormente, os coros  do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Misto e Coro Masculino Liederkranz, se encontraram no centro cultural, onde fizeram um breve “aquecimento de voz”. Após, partiram rumo à cidade de Brusque, em dois ônibus. Em Brusque, foram recepcionados pelos anfitriões, coralistas do Coro Cristo Rei.

Partida do 25 e chegada à Brusque






No momento destas fotografias - O Coro Misto aquecia a voz .

Tão logo chegaram ao local do evento, participaram de um festivo lanche em companhia de coralistas de outros grupos  corais. Foi servido um café com acompanhamentos da culinária germânica.
Após o café, iniciaram as apresentações dos coros presentes, após a manifestação e falas de autoridades presentes.
















Presidente da Liga - Sr. Oswin Reistenbach

O primeiro coro a se apresentar, foi o Cristo Rei. A seguir, se apresentou o Coro Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau. O Coro Misto se apresentou um pouco mais tarde. Terminou sua apresentação, cantando na companhia do Liederkranz,  uma das obras Carmina Burana musicada pelo Sr. Carl Orff.



Para surpresa dos presentes, o Coro Masculino, como sempre arrojado e inovando, entrou no recinto, antes de subir ao palco, com seus coralistas travestidos de monges e inundaram o ambiente com melodia erudita dos mosteiros medievais.



Coro Masculino Liederkranz




No palco


Coro Igreja Luterana de Itoupava Seca



Coro Misto




Sr. José Carlos Oeschler
Regente dos coros do C.C. 25 de Julho


Coro da Igreja Luterana de Itoupava Seca - com a presença
de coralistas do C.C. 25 de Julho

 Sr. Raffael Plautz
 Regente do Coro da Igreja Luterana Itoupava Seca
--------
Antes de prosseguir vamos conhecer um  pouco sobre os Carmina Burana?
Um dos Carmina Burana foi interpretado pelos dois coros do C.C. 25 de Julho sob a regência do Sr. José Carlos Oeschler. Vale a pena conhecer um pouco sobre...



Carmina Burana é uma expressão latim: Carmem mais inis – canto – cantiga – bura – pano rústico de lã  geralmente escuro – Esta expressão faz alusão a indumentário de um frade ou freira feitos com tecido rústico de lã. Carmina Burana surgiu a partir de textos que foram encontrados no convento de Benediktbeuern, antiga Bura Sancti Benedicti, fundada  por São Bonifácio, no ano 740 de nossa era, na Alta Baviera.


São poemas -  315  composições - encontrados em 112 folhas de pergaminhos decorados. Foram escritos por monges e erruditos – galiardos - em latim medieval, exceto 67 versos escritos em  alemão.

Atualmente estes originais se encontram na Biblioteca Nacional de Munique.

Johann Andréas Schmeller, publicou  a coleção em 1874, batizando de Carmina Burana, que em latim significa “Canções de Benediktbeuern.

Carl Orff,  compositor alemão, musicou alguns dos Carmina Burana. Estreou em junho de 1937, em Frankfurt.  Cantiones profanae cantoribus et choris cantandae faz parte da trilogia “Trionfi" que foi composta por Orff em diferentes períodos, que são complementados por Catulli – 1943 e Trionfo di Afrodite – 1952.

O compositor fez uma música totalmente nova. Para sua interpretação plena, são necessários três solistas, dois coros e se possível, uma orquestra. Se não for possível, dois pianos e  percussão.
A obra é estruturada em prólogo e duas partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna na qual desfilam vários personagens emblemáticos dos vários destinos individuais. Mesmo em uma obra, já na segunda parte do primeiro milênio depois de Cristo, podemos perceber o quanto a cultura germânica e céltica ainda se fazia presente nas obras cristãs, através de suas simbologias.
Por exemplo, na primeira parte da obra de Orff, há celebração do encontro do Homem e a Natureza, o despertar da primavera – Veris laeta fácies ou seja, a alegria da primavera.
Na segunda parte – In taberna , a celebração do vinho e do amor  - Amor volat undique, culminando com o coro de gloficação da bela jovem – Ave, formosíssima.
No final se repete o coro de invocação a Fortuna – O Fortunavelut luna.

Os dois coros do C.C. 25 de Julho interpretaram uma das obras do Sr. Orff a partir dos Carmina Burana, no palco da cidade de Brusque – Ver vídeo - aqui neste post - Em Breve.
---------
Continuando...

Coro de uma comunidade alemã do Paraguai



















Prosseguindo, após a apresentação de todos os coros, de vários lugares e até mesmo de outros países, foi servido o jantar aos presentes, culminando com uma grande e alegre confraternização.
Para ver, o bom clima entre os coralistas do C.C. de Julho de Blumenau, durante a canção dos Beatles interpretada pelo coro de Ituporanga - Yesterday.










Após o jantar, o Liederkranz assumiu o palco e cantou alegres canções folclóricas, muitas, do folclore germânico, compartilhadas e dançadas pelos presentes.

O clima de amizade, entre o coralistas do Liederkranz,  prosseguiu no dia seguinte, domingo, durante a comemoração dos anivesariantes do segundo semestre do ano, com a presença dos familiares e muita música. Em breve registros destes momentos.

Em breve - Vídeos das apresentações no 77° encontro de Corais - aqui neste Post.

Isto é C.C. 25 de Julho!


Nenhum comentário: