sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Programação da XIII Olímpiada Cultural para o final de semana - dias 6 e 7

Segue, neste final de semana, as diversas competições das muitas modalidades da XIII Olímpiada Cultural da Associação de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB.














No final de semana passada, por inúmeros contratempos alheios à vontade da equipe, não houve participação dos representantes do C.C. 25 de Julho de Blumenau  nas competições.

Vamos acompanhar o desempenho dos represententes do centro cultural, neste final de semana.


A seguir a programação para este sábado e domingo.

 Truco dupla – 5 duplas por clube (misto) – dia 06/08
 Skat – 4 jogadores por clube – 06/08
 Desfile dos clubes – dia 07/08
 Solenidade de abertura – dia 07/08
 Canastra dupla – 5 duplas por clube (misto) – dia 07/08
 Dominó dupla - 5 duplas por clube (misto) – dia 07/08
 Caneco – 5 pessoas por clube – 07/08
 Cabo de guerra – 5 pessoas – 07/08
 Serrador – 1 dupla por clube – 07/08
 Lenhador – 1 lenhador por clube – 07/08
 Lingüiça em metro – 07/08
 Chopp em metro – (masculino) – 07/08
 Chopp em metro - (feminino) - 07/08

Regulamentos das modalidades para este final de semana.

Quem puder, poderá contribuir com a equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau, participando do Desfile. Já confirmada presença de integrantes do grupo folclórico. Muito bom seria contar com representantes dos demais grupos culturais. Observe o horário e regras a seguir, inserido na lista.

REGULAMENTO - DESFILE DOS CLUBES

1. O desfile do dia 07 de agosto terá início às 8:00h

A concentração para inicio do desfile será na rua Dr.Pedro Zimmermann, em frente a empresa de ônibus ¨Auto Viação Verde Vale¨, na lombada eletrônica.

2. Convidam-se todos os clubes para fazerem parte do desfile.
3. Pontuação: 5 pontos para o Clube que desfilar com a Bandeira, + 5 pontos para o Clube que comparecer com 10 à 19 integrantes, +2 pontos para o clube que comparecer com 20 ou mais integrantes.

REGULAMENTO - CHOPP EM METRO
Coordenador - Adilson Carl – Fone: 9979-5012
Coordenadora – Juraci Carl – Fone: 9982-0450
1. Termino das inscrições (Masc./Fem.) será as 17:30h do dia 07/08.
2. Ao término das inscrições será feito o sorteio para definir a ordem de participação dos competidores.
3. Cada Clube poderá inscrever até 2 competidores (mas. e fem.).
4. Será considerado vencedor, o competidor que consumir o líquido da tulipa em menor tempo sem babar.
5. O clube o qual pertencer o 1o colocado será premiado com troféu, e os atletas de 1o a 3º lugar serão homenageado com medalhas.

REGULAMENTO – SERRADOR
Coordenador – Gehard Fritzke / Círio Goldacker
Fone: 3337-3853 / 3337-1355
1. Cada clube poderá participar com uma dupla.
2. As inscrições das equipes serão aceitas até as 15:00h do dia 07/08.
3. O início da competição será logo após o encerramento da competição de Cabo de Guerra.
4. Será campeã desta modalidade a dupla que serrar os obstáculos em menor tempo.
5. O clube da dupla campeã será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar, serão homenageado com medalhas.

REGULAMENTO - LINGÜIÇA EM METRO
Coordenador - Adilson Carl – Fone: 9979-5012
Coordenadora: Juraci Carl – Fone: 9982-0450
1. O enceramento das inscrições será às 17:00 do dia 07/08.
2. Ao termino das inscrições será feito o sorteio, para definir a ordem de participação dos competidores.
3. Cada Clube poderá inscrever até 2 duplas.
4. Será considerado vencedor a dupla que consumir a lingüiça em menor tempo.
5. O clube o qual pertencer a dupla 1o colocada, será premiado com troféu, e as duplas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas.

REGULAMENTO – LENHADOR
Coordenador – Gehard Fritzke / Círio Goldacker
Fone: 3337-3853 / 33371355
1. Cada clube poderá inscrever um lenhador.
2. As inscrições dos lenhadores serão aceitas até às 16:00h do dia 07/08.
3. O início da competição será logo após o término da competição de Serrador.
4. A participação do lenhador será por sorteio, o qual deverá estar presente no local no momento, sob pena de desclassificação.
5. Será considerado vencedor o lenhador que obstruir o obstáculo em menor tempo.
6. O Lenhador, não poderá colocar o pé na tora.
7. O clube o qual pertencer o 1o colocado, será premiado com troféu, e os atletas de 1o a 3º lugar serão homenageado com medalhas.


REGULAMENTO - CANASTRA DUPLA
Coordenadora – Ivete A.Dill – Fone: 8402-9827
DIA 07/08 - Início 10:00 horas
1. Respeitar o adversário.
2. Cada sociedade poderá inscrever 5 (cinco) duplas c/ 1 reserva por dupla .
3. O atleta reserva poderá substituir ao inicio de nova partida, uma vez substituído o titular não poderá voltar.
4. Somente será permitido que os atletas levantam-se da mesa após o encerramento da queda.
5. Depois das duplas inscritas será feito sorteio das mesmas para o confronto direto(perdeu é eliminado) na 1ª rodada não poderão ocorrer jogos entre duplas da mesma clube , isto só poderá ocorrer da 2ª rodada em diante.Quando o número de duplas for ímpar, a dupla que ficar no saco,será a primeira dupla a jogar na rodada seguinte ,observando este critério no decorrer dos sorteios a mesma dupla poderá ficar novamente no saco.
6. Não fazer sinais ao parceiro.
7. Serão tirados os 4 coringas (coringão).
8. Cada carta valerá 10 (dez) pontos.
9. Haverá 2 (dois) mortos, os quais cada dupla somente poderá pegar 1 (um) , se a outra dupla não pegar, perderá 100 (cem) pontos.
10. A canastra de coringa valerá 500 (quinhentos) pontos
11. A Canastra LIMPA valerá 300 (trezentos) pontos.
12. A Canastra SUJA valerá 200 (duzentos) pontos.
13. A batida valerá 100 (cem) pontos.
14. Pode-se jogar com 2 (dois) coringas na mesma Canastra, sendo que, 1 (um) deles do mesmo naipe e ocupando o lugar de número 2 (dois).
15. Pode-se limpar a Canastra, desde que, o coringa seja do mesmo naipe.
16. Em caso de batida sem canastra, o infrator perderá 300 (trezentos) pontos, volta as folhas e o jogo continua.
17. Após termino de cada rodada o baralho deverá ser contado.
18. Pica-pau não poderá juntar mesa.
19. Caso acabe o baralho, e alguém (a dupla), ainda não tenha pegado o morto, perderá o morto e a partida não terá batedor (as cartas da mão serão descontadas). o jogo termina na compra da última carta , o jogador da frente não poderá juntar a mesa após descarte .
20. Em caso de uma irregularidade (ex-carta irregular – outro naipe) a equipe infratora perderá 100 (cem) pontos.
21. A partida vai até 2.500 (dois mil e quinhentos) pontos.(o tempo máximo da partida será de 01:15 hora,atingindo este horário termina-se a rodada e o vencedor será a dupla com maior número de pontos.
22. A dupla não poderá bater a partida, sem ter Canastra.
23. Será sorteada a carta maior para escolher quem embaralhara e dará as cartas.. O jogador adversário ao cortar o baralho poderá fazer da maneira que convier. (pedir para dar de cima, pegar carta do meio ou de baixo passando para cima, etc....)
24. As partidas acompanharão o sentido horário. Poderá ser invertido o sentido, desde que as duas duplas concordem.
25. O Ás vale 1 (um) ponto na escolha de quem inicia o jogo.
26. Não poderá haver circulação de jogadores entre as mesas.
27. Premiação: A Sociedade a qual pertencer a dupla campeã receberá troféu,
28. Medalhas para a dupla CAMPEÃ – VICE-CAMPEÃO – 3O COLOCADO.
29. Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela comissão organizadora.
30. Idade mínima para competição 12 anos.

REGULAMENTO – TRUCO DUPLA
1. Todos os participantes ao terminarem suas partidas, deverão retirar-se, ficando nos locais próprios para assistência, não sendo permitido circular ou ficar nas mesas dos demais participantes.
2. Cada clube poderá inscrever até 5 (cinco) duplas .
3. Apesar do caráter amistoso, as equipes devem fiscalizar-se mutuamente, com o máximo de respeito de um para o outro.
4. Haverá uma tolerância de 5 minutos para o início da rodada, as duplas que não comparecerem serão automaticamente desclassificadas.
5. Não será permitido que os dois parceiros retirem-se da mesa sobre qualquer pretexto, em caso de necessidade um dos participantes poderá retirar-se por alguns instantes.
6. As duplas deverão ter a mesma composição do início ao final do torneio, não podendo haver troca de parceiros durante toda a competição.
7. Premiação: A Sociedade a qual pertencer a dupla campeã recebera troféu, Medalhas para dupla CAMPEÃO – VICE-CAMPEÃO E 3º COLOCADO.
FORMAS DE DISPUTA:
Carteado:
1. Iniciará a partida dando cartas, quem tirar a maior carta na ordem do truco a partir dos 3 paus.
2. Na primeira carteada de cada mão as cartas deverão ser abertas, não sendo permitido fecha-las no baralho.
3. Tanto no corte, quanto na dada, a carta do companheiro poderá ser vista, não será permitido olhar a boca do baralho ou a carta de cima.
4. Quando alguém jogar 2 cartas de uma só vez na mesa, a carta de baixo estará matando a carta jogada para o adversário e a carta de cima será a torna, não será permitido colocar 2 cartas no baralho ao mesmo tempo, a não ser que esteja entregando os pontos.
5. As cartas serão dadas uma a uma no sentido anti-horário, virando a última carta que será a treze.
6. Quando do encerramento de cada carteada, as cartas que estiverem abertas na mesa deverão ser recolhidas ao baralho pelo pé do jogo.
7. O jogador encarregado do corte do baralho sucessivamente até 3 vezes se assim desejar.
8. As cartas somente poderão ser dadas por baixo do baralho.
9. Após o término de uma partida (12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte.
10. Se houver incorreção na dada das cartas o baralho passa normalmente para o jogador seguinte na mesa, sem perca de pontos.
11. É proibido trucar quando o número de cartas na dada for diferente de três, o erro deverá ser acusado passando-se o baralho para o jogador seguinte da mesa.
12. O baralho poderá ser trocado a qualquer momento, desde que solicitado à Comissão Organizadora.
Trucada:
1. Quando uma dupla decidir trucar, a dupla que está sendo trucada terá todo o direito de olhar as cartas do parceiro para decidir se aceita ou não o truco.
Empate:
1. Havendo empate na primeira carteada, ganhará o tento quem vencer a segunda carteada, permanecendo o empate na segunda carteada, ganhará o tento quem vencer a terceira carteada, quem trucar na segunda ou terceira carteada deverá ganha-la. Em caso de empate nas carteadas sem trucada, ninguém ganha o ponto passando o baralho para a frente.
2. Se cada uma das duplas ganhou uma carteada, em caso de empate, na terceira carteada ganhará quem fez a primeira rodada (mesmo com truco ou retruco).
Mão de Onze:
1. A mão-de-onze acontece quando uma das duplas atinge 11 pontos na partida. A dupla que chegou a este patamar tem a regalia de mostrar suas cartas ao seu parceiro. Na mão-de-onze o jogo já começa trucado(“mão” valendo 3 pontos). Caso a dupla ao analisar as cartas que tem em mãos, achar que não será possível vencer a ”mão”, é permitido “correr” do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário. Se a dupla aceitar jogar a mão-de-onze, esta valerá 3 pontos. Na mão-de-onze não é permitido queimar cartas.
2. Se houver empate nas três rodadas, vence quem tem menos ponto.
Conversa:
O jogo do truco deverá ser disputado por meio de sinais e gestos, sendo proibido conversas e palavreados que possam intervir na disputa da jogada. Havendo discordância entre as duplas, solicitar a presença da comissão organizadora, que terá total autonomia para decidir o andamento da partida.

REGULAMENTO – CANECO
Coordenador – Jean Wruck Fone: 8461-3486
DIA 07/08 – Início 10:00 horas
1. O término das inscrições será às 10:00h.
2. Cada clube poderá participar com um grupo de 5 pessoas.
3. O grupo poderá ser masculino, feminino ou misto.
4. O sorteio dos adversários será às 10:00h.
5. “Fula” - 30 (trinta) pontos a simples e 35 (trinta e cinco) pontos a DEMÃO.
6. “Poquêr”- 35 (trinta e cinco) pontos a SIMPLES e 40 (quarenta) pontos a DEMÃO.
7. “Seguida” - 20 (vinte) pontos a SIMPLES e 26 (vinte e seis) pontos a DEMÃO.
8. “General” – 50 (cinqüenta) pontos a SIMPLES e 1000 (hum mil) pontos a DEMÃO.
9. A competição seguirá com eliminatória direta .
10. O clube campeão será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas.
11. Sem limite de idade desde que saiba jogar, não será permitido que seja orientado.

ELEIÇÃO DA RAINHA – PREMIAÇÃO
Coordenadora – Raquel Lindner – Fone: 8410-1105
1. Este evento se realizara no dia 20/08 , com início às 20:00h..
2. Esta modalidade não contará pontos na Olimpíada.
3. Cada Clube poderá inscrever 1 (uma) candidata.
4. Só poderão participar candidatas que completarem 18 anos até 30 de outubro de 2011 idade máxima 26 anos e que residam em Blumenau pelo tempo mínimo de 6(seis) meses.
5. A candidata deverá estar trajada tipicamente.
6. A candidata, além de participar de desfile, responderá à perguntas.
7. Regulamento e ficha de inscrição para eleição da rainha e princesas , será fornecido la ACCTB.
8. A candidata deverá ser solteira,sem filhos e permanecer solteira até o termino de seu Mandato.


Não percemos o regulamento da modalidade de Skat!






















Nenhum comentário: