quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Rota do Enxaimel será contemplada no Projeto de Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu



Criado em 2008, o Projeto de “Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu” abrange onze municípios da região Nordeste de SC. Em Pomerode, um dos resultados deste projeto foi a criação do Roteiro Arte e Charme, que passa também pelas cidades de Jaraguá do Sul e Timbó. A partir deste mês de agosto, tem início ações direcionadas para a Rota do Enxaimel em Testo Alto. O Projeto de “Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu” conta com a parceria do Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Iphan, Epagri e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale.

A Rota do Enxaimel é um atrativo turístico do município, possui sinalização bilíngue português/alemão e alguns locais para visitação. Foi criada em 2002 por iniciativa do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.




No último dia 28 de Julho, aconteceu reunião do Grupo de Trabalho da Rota do Enxaimel, que tem a missão de realizar a implantação deste projeto. O objetivo é valorizar e divulgar o patrimônio cultural criando alternativas de renda para a comunidade local e agregar valor para a experiência dos visitantes. O Grupo de Trabalho da Rota do Enxaimel é formado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte; Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Epagri; Gerência do Patrimônio Histórico e Sebrae.

Na ocasião foram apresentadas e discutidas as ações e etapas do projeto. A primeira ação a ser colocada em prática será uma reunião com a comunidade local para apresentação do projeto. A previsão de duração do projeto é de um ano.

Para a turismóloga Sandra Cristina Nienow, “a Rota do Enxaimel apresenta características singulares pela sua paisagem natural, arquitetônica e os hábitos e costumes deixados pela colonização alemã.” Ressalta-se que o núcleo rural de Testo Alto foi tombado em nível federal no ano 2008 para proteger não apenas edificações, mas toda a paisagem desta área.


A Rota do enxaimel


A Rota do Enxaimel é um atrativo turístico de Pomerode constituído por cerca de 50 edificações da técnica enxaimel. No município são mais de 240 edificações deste tipo. Na rota, as casas construídas no período da colonização estão distribuídas ao longo de 16 km. O caminho, em sua maioria por estradas de chão, é rodeado por montanhas em uma paisagem encantadoramente bucólica.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, SC
_________

Sugestão para assistir - clique sobre:


Schloss Neuschwanstein
Clicar sobre o Link abaixo


http://www.dw-world.de/popups/popup_single_mediaplayer/0,,6585830_type_video_struct_7148_contentId_15076553,00.html#


Mais um pouco sobre este castelo da Baviera:
Clicar sobre:

Musik in der Nacht e Schloss Neuschwanstein









Nenhum comentário: