terça-feira, 16 de agosto de 2011

Manchester Catarinense




Sabemos que temos amigos na cidade de Joinville e que estão acessando o Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Um singela  homenagem a sua cidade através de uma breve pesquisa.

Joinville!



A cidade de Joinville, como Blumenau e região, também teve presente em sua história, a contribuição da cultura da imigração alemã.
 A cidade foi fundada um ano após a fundação de Blumenau, em 9 de março de 1851. Esta é a data da chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. Na época a localidade foi batizada pelo nome de Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.
Princesa Dona Francisca e seu noivo
 Principe de Joinville
 As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois do príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.

Estação Ferroviária construída, na técnica em enxaimel















Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se aos portugueses e indígenas já estavam estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.
Atualmente, Joinville é o município mais populoso e industrializado do Estado. Tem mais de 500 mil habitantes.
Joinville, também é o berço de parte da família da Sra. Alda Niemeyer, que é uma das sócias mais atuantes do centro cultural e autora de vários feitos nobres na cidade de Blumenau. Sua família tinha propriedades, aonde hoje está situado o Shopping Muller, nome dado em homenagem à ilustre família.

Aos amigos de Joinville, como o Sr. Ittner, grande pesquisador, por amor à tradição, história e à cultura, um abraço da Equipe do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau.




Nenhum comentário: