quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Teathergruppe 25 de Julho - Está de volta

Após 13 anos sem atividades, o teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau está de volta no espaço do centro cultural. O Teathergruppe era conhecido além das fronteiras de Santa Catarina. Seus atores, por mais de 40 décadas, atuaram, se divertiram e levaram a alegria à muitas pessoas.
Jungedgruppe - 1956 
Como já registramos, o Grupo de Teatro foi fundando por membros do Clube Juvenil conhecido por Jugendgruppe (1956). A estréia da primeira peça a ser apresentada aconteceu no dia 17 de novembro de 1956 e se chamavam Die Holssteinmühle e Femilie Kerbholz. 
Teathergruppe - Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 1987
A última peça, com a atuação de todo o grupo de atores - antes de encerrar as atividades, foi Os imigrantes, apresentada no ano de 2000. 
Desfile no Oktoberfest - Grupo de Teatro 25 de Julho
 Ano de 2000
Como aconteceu o  retorno?

Os acontecimentos para o retorno do Teathergruppe foram tomando forma e direcionamento em uma sequência lógica de fatos, nos últimos meses. A estas movimentações, somou-se grande desejo da atual Diretoria, para que o Teathergruppe retornasse como o 7° Grupo Cultural. Como resultado positivo, após algumas conversas, aconteceu a primeira reunião de parte do grupo e o anuncio oficial à Diretoria na noite da última segunda feira, no centro cultural. Com isto, resgate deste tradicional grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Teathergruppe.
...
Durante um evento da Semana da Imigração no C.C. 25 de Julho, Sra. Rita Schmitz, esposa de um cantor do Liederkranz, Sr. Karl Heinz conversou com a equipe de Comunicação e Social sobre a 7° arte.
Sra. Schmitz possui experiência em  Teatro a partir de atividades cênicas em sua cidade natal - terra da primeira Oktoberfest no Brasil - Itapiranga - SC e também, na Alemanha, onde residiu. Comentou com a equipe das Diretorias - Social e de Comunicação que tinha  um grande sonho e vontade: montar um grupo de teatro no C.C. 25 de Julho de Blumenau. Esta importante informação ficou muito bem guardada.

Ex Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau . - 20 de julho de 2013.
Depois, tivemos a oportunidade de registrar a reunião dos ex atores do Teathergruppe na residência dos Haas - um momento histórico. Muitas lembranças e histórias contadas durantes as conversas  Além disto, observamos o grande interesse das pessoas que frequentam o centro cultural, durante as apresentações do Teathergruppe  de Entre Rios e a grande alegria que a Dama do Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sra. Alda Niemeyer teria, ao poder testemunhar e presenciar o retorno do Teathergruppe no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
1984


1987 - Familie Hahnemann
Todo o ambiente e os  "bons ventos" eras propícios para que o Teathergruppe retomasse suas atividades no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Conversamos com algumas pessoas interessadas e foi natural a realização da primeira reunião do Grupo de Teatro, que recebeu o nome de  Grupo de Teatro 25 de Julho, ou Teathergruppe 25 de Julho.
Muitos interessados confirmaram participar do grupo mas não puderam comparecer nesta primeira conversa que aconteceu na última segunda feira, dia especial e de comemorações no futuro - 5 de agosto de 2013.
Sra. Rita Schmitz




A Direção e Coordenação do grupo serão  feitos pela Sra. Rita Schmitz, que levou à reunião, três peças para serem analisadas pelo grupo e das quais uma poderá ser apresentada na grande noite de Natal do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ainda neste ano de 2013. Observando o evento de natal que contará com a participação de todos os grupos culturais, definiu-se que a peça será pequenina, mas intensa, para marcar o importante momento de estréia do novo Teathergruppe.







Material guardado na sala ao lado do 
Palco do antigo Teathergruppe

Ex atores do antigo Teathergruppe manifestaram alegria e grande interesse a contribuir e até participar da equipe. Trarão as peças que guardaram de outros tempos, para que sejam interpretadas e ganhem vida novamente e após muitos anos, reapresentadas no mesmo palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau para a família 25 e Comunidade em geral.
A Sra. Alda Niemeyer é a integrante ilustre do grupo e já está separando o material que tem consigo e nos  escreveu, através de uma correspondência eletrônica o seguinte:
"...Fico feliz em saber que vai ter nova vida no nosso palco, que já deu tanta alegria para os amigos desta arte. 
Contem comigo, dentro das minhas muito limitadas forças.
Vou ver se acho minhas dicas escritas para pronunciar o texto mesmo baixinho, gestos pequenos que chamam atenção, etc. 
Curiosa para conhecer todos e a dirigente. Um grande e bem carinhoso abraço. Alda"
Sr. Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau
e Sra. Alda Niemeyer 

O próximo encontro do Teathergruppe será na próxima segunda feira - dia 12 de agosto, às 19:30h, com a presença do grupo maior. Antes disto o grupo, combinou assistir a peça de teatro na Fundação Cultural de Blumenau, na próxima sexta feira e ou  sábado.

Atuais Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau 

Grupo de Teatro 25 de Julho
Coro Masculino Liederkranz
Coro Misto
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe
Grupo de Harmônicas Blumenau
Grupo de Dança Sênior 
Grupo Musical Die Tanzelmusi 


Parte do novo Teathergruppe 25 de Julho de Blumenau

Isto C.C. 25 de Julho de Blumenau!




Nenhum comentário: