segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Liederkranz no Oktoberfest Blumenau - 2013

Agosto de 2013
 O Coro Masculino Liederkranz, também conhecido como  Männerchor Liederkranz - regência do Sr. José Carlos Oeschler, trará de volta "Os Velhos Camaradas" à edição do Oktoberfest Blumenau  - 2013.
Os cantores do coro masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau ensaiam ininterruptamente, muitas vezes - até duas vezes por semana, desde que retornaram da Alemanha, em junho último. O repertório contém novidades para este ano, novas canções folclóricas internacionais, cantadas em alemão. Em edições passadas, algumas canções se destacaram, como:  Alte Kameraden - Die Kleine Kneipe - Heimweh [Schön wardie Zeit ] Jetzt kommen die lustigen Tage - Am Golf von Biskaya - Aus Der Traube in Die Tonne - Moskau - Jambalaya - Marshlieder Medley - Hofbraus- Sierramadre, entre outras. 
Vamos aguardar as novidades.

O Coro Masculino Liederkranz é acompanhado pela banda  Kneipe Musikanten, grupo formada e coordenada pelo Sr. Hans Jopp - Spitz - pianistas dos ensaios dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau  Banda que poderá vir a ser o 7° grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Suas atividades  são frequentes dentro do centro cultural. Estiveram em excursão na Alemanha, com os coros  Liederkranz e Misto, no primeiro semestre deste ano.
Músicos em Königstadt - Alemanha - durante apresentação dos Coros
Maio de 2013.
Antes de prosseguir, através de um breve resumo sobre a participação do Show dos "Velhos Camaradas" no Oktoberfest Blumenau - Edições 2010, 2011 e 2012, vamos relembrar um pouco da História do Coro Masculino Liederkranz, também de maneira resumida.

Um pouco de História...

Os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região do Vale do Itajaí, pelos primeiros imigrantes alemães. A música fez e fazia parte da cultura dos primeiros imigrantes, nos momentos de lazer, músicas do folclore germânico, como também hinos das igrejas, nas religiões protestante e católico.
Isto, naturalmente fez surgir, em 1907, o Coro Masculino Liederkranz na cidade de Blumenau.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Geyer, foi criado, um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz que, por algum tempo, não mais existiria.

A alma do Liederkranz permaneceu viva. 
Liederkranz - Apresentação no C.C. 25 de Julho -Natal de 1962
 O menino central é o Sr. Valdir Stahnke 
Filho do coralista com mais idade - Sr. Hercílio Stahnke - 90 anos
 25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. E assim aconteceu. Foi oficializado a nova formação do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, através da iniciativa dos senhores:  Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.
Coro Liederkranz - 1976
 Coro Masculino Liederkranz é Tradição e Cultura na História de Blumenau e,  no quarto ano consecutivo, participa do Oktoberfest Blumenau, levando a música do folclore, aos blumenauenses e visitantes. Levando alegria e emoção através da melodia das canções.

Suas apresentações...

Oktoberfest Blumenau 2010

Á direita: Sr. Udo Teske
O Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho foi a sensação e a boa surpresa da edição da Oktoberfest Blumenau 2010. A inovação de apresentar o coro apresentada pelo Maestro Sr. José Carlos Oeschler, um repertório, com alegria a partir da interpretação de antigas canções. Foi destaque na mídia local e regional e por isto, recebeu o Prêmio Revelação.






Videos de 2010...


Oktoberfest Blumenau 2011

Em 2011, novamente o Coro Masculino Liederkranz esteve no palco da Vila Germânica - no Oktoberfest Blumenau. No dia de sua estréia no Biergarten do 28°  Oktoberfest, é matéria de capa do Jornal de Santa Catarina -JSC.

Foto Patrick Rodrigues
Matéria do jornal JSC...
"Eles voltaram!
Eles são veteranos, mas estão apenas na segunda Oktober. Os 32 homens do Coral do Centro Cultural 25 de Julho retornam ao palco do Biergarten hoje.

Oficialmente, o grupo é chamado de Coral Männerchor Liederkranz, mas o nome em português, Os Velhos Camaradas, traduz a risca a simpatia dos 32 integrantes. Eles estrearam ano passado na Oktoberfest e conquistaram o público. O sucesso foi tanto que os nomeamos a revelação no Prêmio Oktoberzeitung de 2010.

Se você perdeu a apresentação um ano atrás, fica a dica: hoje às 22h eles sobem no palco do Biergarten prontos para mais uma Oktober. Não pode ir? É só olhar na tabela e se programar para não perder os outros dias. 

O que chama atenção no coral é a maneira como eles cantam. Sentados à mesa, trocando brindes e tomando goles de chope. É essa reunião entre amigos que deu origem ao nome Os Velhos Camaradas. 

Preocupados em trazer novidades para a segunda Oktober em que participam, eles afinaram o gogó durante o último ano sob a batuta do maestro José Carlos Oechsler. O mais difícil deve ter sido decorar as letras. Afinal, as músicas não são apenas em alemão e português. Tem até em russo. Ficou curioso? Anote na agenda os horários das apresentações. Não dá pra perder."
Coro Masculino Liederkranz - Palco do Biergarten 
Oktoberfest 2011
Vídeos e imagens 2011







Em 






No meio de sua última apresentação, houve um breve "hífen" para o Coro Liederkranz acompanhar o cortejo da nova realeza escolhida, pelo pátio da Vila Germânica. Munidos de tochas, atrás do Vovô e Vovó Chopão e das realezas: 2011 e 2012, levaram, simbolicamente, o último barril da Oktoberfest 2011 e o caneco. 

Oktoberfest Blumenau 2012
Em 2012, o coro se apresentou em 4 noites  no palco do Biergarten da Vila Germânica. Também fez o encerramento da grande festa. 




Em momento de emoção durante as apresentações dos "Velhos Camaradas" -  em 2012, foi o momento da homenagem ao músico: Sr. Rikobert Döring.

Sr. Rikobert Döring - fundador da Banda Cavalinho Branco
Maestro José Carlos Oeschler e Sr. Rikobert Döring  que
foi homenageado pelo grupo do Coro Liederkranz
Vídeos 2012







A tradição continua na 30° Edição do Oktoberfest Blumenau - outubro de 2013. O Coro Masculino Liederkranz fará 6 apresentações, em diferentes palcos da Vila Germânica.
Os "Velhos Camaradas", como são carinhosamente chamados durante a grande festa de outubro de Blumenau, estarão interagindo durante o Oktoberfest Blumenau 2013, nos seguintes dias e horários:

03 de outubro - 5º feira - Abertura Oktoberfest - 22:00 h.
03 de outubro - 5º feira - Vila Germânica - Setor 2 - 23:00h.
04 de outubro - 6º feira - Biergarten - 21:30 h.
07 de outubro - 2º feira - Vila Germânica Setor 2 - 22:00 h.
12 de outubro - Sábado - Birgarten - 21:45 h.
17 de outubro 5º feira - Biergarten  - 21:00 h.
20 de outubro - Domingo - Encerramento Oktoberfest Biergarten  -22:00 h.


Para saber mais sobre -Clicar sobre os Link´s
 (Em construção...)

Está só começando. Também conferindo a apresentação de outros grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau no Oktoberfest Blumenau 2013.

Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau!
Ein Prosit!




2 comentários:

Renate Sybille Odebrecht disse...

Não conseguimos lugar para assistir sentados, aos Velhos Camaradas. Meu marido com 93 anos, aguentou duas horas em pé. Nossa sugestão é de um galpão maior para a próxima Oktoberfest. Estamos com vocês!
Rolf e Renate S. Odebrecht, Blumenau.

Angelina Wittmann disse...

Querida Sra. Renate. Felizmente, este ano, o Liederkranz se apresentará em mais de um espaço. Espaço maior...Setor 2. Lá tem as mesas e bancos e no meio da semana é menos movimentado. Ficaremos muito felizes em vê-los lá.
Abraços da Equipe.