segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Geldersheim terá comemorações no seu aniversário de 1250 anos

Festa na cidade da Alemanha, com a qual, o Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe tem grande ligação e amizade - Geldersheim. Poderia-se dizer, por laços familiares. A coordenação do grupo folclórico do centro cultural pesquisou a origem ancestral de algumas famílias fundadoras do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Muitas famílias são oriundas desta região produtora de vinho - Baixa Francônia.
Na Baixa Francônia, em especial, a cidade de Geldersheim, entre outras, está muito próxima das atividades de alguns grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau, principalmente, o grupo folclórico. 


O Grupo Folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Blumenauer Volkstanzgruppe esteve, em julho deste ano, na cidade de Geldersheim, e participou da várias atividades culturais a partir de um real intercâmbio cultural, como por exemplo, o Desfile do Gautrachtenfest




E segundo Sr. Oliver Brust a cidade de Geldersheim está completando 1250 em 1° de setembro de  2013.
Palavras do Sr. Oliver Brust, sobre às comemorações do 1250° aniversário da idade de Geldersheim:
Geldersheim feiert 1250 Jahre. Am 01.09.2013 laden wir zum großen Dorffest mit offenen Höfen ein. Beim Heimatverein gibts am Lagerhaus ein kleines Museum zu besichtigen, eine Trachtenausstellung, um 11.00 Uhr und 15.00 Uhr Volkstänze und eine Trachtenvorstellung. Damit keiner Hunger leiden muss, gibts Kartoffeln mit roter und weißer Wurst mit Kümmerli...

Sr. Brust  durante o Desfile do Gautratenfest 2013
Sr. Brust ainda comenta...
Diese alte Dämpfkolonne wurde früher zum Kochen von Kartoffeln eingesetzt und wird am Dorfjubiläum zu sehen sein...
Foto: Oliver Brust
Um dia antes do dia que  Blumenau comemora 163 anos de idade - 2 de setembro.
Como estará a cidade de Blumenau, quando estiver comemorando 1250 anos? 
Conseguiremos ler a História nas fachadas de suas casas e na paisagem urbana da cidade, com qualidade de vida e perfeita relação entre a paisagem construída e a natural?  
É impossível não comparar e fazer o questionamento, depois que conhecemos Geldersheim atual, nos altos de seus 1250 anos e muitas outras cidades da Alemanha, com idade semelhante. Cidades que muitas vezes, foram semi destruídas por ações das muitas guerras na região,  mas, que priorizou a harmonia na paisagem através de sua história e com respeito à natureza, talvez herança de sua religião primitiva. 
Definitivamente, o crescimento e desenvolvimento não estão relacionados com o adensamento.


Estaremos comemorando juntos, 
em  Geldersheim e Blumenau - dias 1° e 2 de Setembro...
o aniversário das respectivas cidades.



Nenhum comentário: