domingo, 21 de julho de 2013

Momentos - Abertura da Semana da Imigração Alemã - Lançamento do Livro da História do centro cultural

Sra. Renate Rossmark e Sr. Wilfried Volkmann
Ontem à noite no centro cultural, dia 20 de julho, aconteceu a Abertura da Semana da Imigração Alemã, com o momento especial do lançamento do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria do Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renate Rossmark.
Após 59 anos da inauguração, o C.C. 25 de Julho de Blumenau tem sua história publicada do intervalo de tempo - de sua inauguração até o ano de 2009. História deixada para conhecimento das gerações futuras. Esta obra foi apresentada à família do C.C. 25 de de Julho e seus amigos na semana que ocorre as homenagens aos imigrantes e pioneiros que ajudaram a construir Blumenau e que construíram o centro cultural - espaço para a prática de atividade culturais desta herança, sua manutenção e valorização - um dos principais objetivos de seu existir.
Não poderia existir data melhor para apresentá-lo aos sócios e amigos do 25, que não, na data da Abertura da Semana da Imigração Alemã - início da semana que homenageia os imigrantes alemães e na qual está o dia 25 de julho - data que comemora a vinda do primeiro grupo organizado para o Brasil, em 1824
Mesmo com chuva forte em Blumenau e frio, a presença foi expressiva neste momento de comemorações e homenagens no C.C. 25 de Julho de Blumenau. Entre as autoridades presentes destacamos a presença do: Sr. Markus Blumenschein - Representante Comitê Brasil-Alemanha; Sr. Vanderlei de Oliveira - Presidente da Câmara de Blumenau; Sr. Jens Jurgen Mantau, Vereador de Blumenau, Srta. Kathleen Suzan Zwicker - Miss Blumenau, Sra. Silvana C. H. Sarchi - Diretoria de Planejamento e Promoção - Secretaria de Turismo de Blumenau; Sr. Ulisses - Fundação Cultural de Blumenau. A casa cheia de integrantes e familiares do 6 grupos culturais e amigos.

























Anna Lore e Paulo Köning - Do Junrgend Gruppe
 Década de 50 do Século passado




Sra Winigrid Parucker - Ajudou na construção da Sede Social atual e
 fez parte da primeira geração de jovens do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Clicar sobre: 
Sra. Winigrid Parucker 


Sr. Jurgen  - Ex integrante do Ex Grupo de Teatro e
Sr. Oswin Reinstenbach coralista do Liederkranz 
 


Sr. Dieter Berner  e Sr. Hans Prayon - Vice Presidente e Vice Presidente
do C.C. 25 de Julho de Blumenau






 









Sr. Harald  Krieger - Presidente do Coro Masculino Liederkranz - Foi quem conduziu as atividades da noite ao microfone apresentando o Cerimonial







Para iniciar a programação oficial da noite, Sr. Hans Jurgen Jopp - músico dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi convidado ao palco para tocar os Hinos Nacionais alemão e brasileiro, e durante as execuções foi acompanhado pelas vozes de todos os presentes. Após, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às memórias do  Sr. Jorge Wolfgang Globig, Presidente da Fecab – Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e também presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e ao Sr. Harold Heinrich Letzow, Embaixador da Oktoberfest, ex-Presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, fundador da Blumenauer Volkstanzgruppe, e ex-Administrador da Proeb na época das primeiras Oktoberfest.

Após, foi lido a apresentação da obra feita pela Professora  Sueli Maria Vanzuita Petry - Professora do Curso de História da Furb / Diretora do Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau - Segue:
“Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau – Sua História” é uma publicação idealizada pelos autores Wilfried Volkmann e Renate Rossmark. Dois ícones que vivenciaram o cotidiano desta tradicional sociedade cultural de Blumenau desde os seus primeiros tempos de sua criação.
Ao descreverem esta história, os autores optaram em produzir os registros de forma cronológica, seqüencial e ilustrar os acontecimentos, fazendo uso de fontes documentais e iconográficas.
Não se trata de uma obra que se apóia em conceitos teóricos e historiográficos para dar corpo e formatação de uma pesquisa científica. É uma construção literária que abre caminhos para futuros estudos mais aprofundados desta sociedade que tem procurado preservar e estimular, ao longo de sua existência, os valores culturais dos seus antepassados.
Ao dar visibilidade aos acervos documentais, os autores proporcionaram aos leitores o conhecimento das práticas de socialização, atividades e suas ações de valor cultural.
É sem dúvida, um trabalho relevante, pois as memórias aqui registradas falam sobre a dimensão do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau que continua fazendo História." - Sueli Maria Vanzuita Petry
A Professora Sueli, justificou sua ausência junto ao cerimonial. Não pode estar presente por se encontrar em viagem.
A representante da Diretoria de Comunicação e Coordenadora do Site/Blog do centro cultural, Sra Angelina Wittmann, fez uma breve explanação histórica da imigração alemã no Sul do Brasil e na região, até a fundação do C.C. 25 de Julho de Blumenau, introduzindo a apresentação da obra a partir de uma cronologia histórica
Foto Cynthia Emmendoefer
Foto Cynthia Emmendoefer
 Na sequência o cerimonial apresentou o grupo cultural mais antigo do C.C. 25 de Julho de Blumenau que atua no momento presente: Coro Masculino Liederkranz, que após ser lida sua breve história, apresentou duas canções.
Coro Masculino Liederkranz... 
A história do Coro Masculino Liederkranz, é anterior a fundação do centro cultural. Já no ano, de 1909, como era comum na Alemanha, um grupo de imigrantes formaram o coro somente de vozes masculinas. No ano de 1936, sob a batuta do Maestro Heinz Geyer, o Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn se uniram e surge, então a Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes. O Liederkranz, por alguns anos ficou inserido neste espaço até que, no início da década de 60 um grupo de senhores se reuniram e resgataram o Coro Masculino Liederkranz na cidade Blumenau. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder. E permanecem cantando até os dias atuais. No ano de 2012 comemoram 60 anos no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 

Após, foi chamado o Coro Misto e apresentada seu breve histórico. Também cantaram duas canções.
Coro Misto... 

Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a idéia: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. Sr. Stahnke participa até os dias atuais, do Coro Masculino Liederkranz. O maestro Geyer convenceu o Sr. Manfred Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical. Em outubro de 1972, foi formalizada a fundação do Coro Misto do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e os ensaios começaram sob a regência de Manfredo Bubeck (orientado pelo Maestro Geyer) e acompanhamento da Sra. Iris Ramers ao piano. No ano de 2012, o Coro misto completou 50 anos de existência no C.C. 25 de Julho de Blumenau









Na sequência cronológica, foi convidado o grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe para sua apresentação, após a leitura de seu breve histórico. 
Grupo Foclórico Blumenauer Volkstanzgruppe

O grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe foi oficialmente fundado a 7 de julho de 1984 pelo embaixador da Oktoberfest e na época ex-Presidente do Centro Cultural do de Julho de Blumenau, Sr. Harold Letzow. Já em 1983 foram feitas as primeiras tentativas de formar o primeiro grupo folclórico de Blumenau, porém as enchentes postergaram este sonho.

Participou de todas as edições da Oktoberfest de Blumenau, estando presente em todos seus desfiles e apresentações. Atualmente realiza seus ensaios e apresentações com música ao vivo, conferindo maior originalidade às danças. Durante todos estes anos levou a sério o resgate, a manutenção e a divulgação da cultura alemã através da dança. A apresentação de suas danças e trajes são fruto de um trabalho árduo de pesquisa, respeitando os valores históricos que o compõe. O traje oficial que utiliza é da região de Schweinfurt devido a laços históricos com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. Este traje foi utilizado pelos habitantes daquela região entre 1880 à 1910. Durante sua Viagem de intercâmbio com a Alemanha em 2006, apresentou seu traje juntamente com nosso grupo parceiro de Geldersheim - Alemanha no Mainfränkisches Museum de Würzburg. Recentemente retornou de seu terceiro intercâmbio cultural com grupos da Alemanha e Áustria.
















Na sequência Sr. Haraldo Krieger leu o breve Histórico do Grupo de Harmônicas Blumenau, convidando os músicos presentes para se apresentarem: Sr. Wilfried Volkmann e Sr. Fausto Emmendoerfer. O grupo não pode estar completo para se apresentar, por motivos maiores.
Grupo de Harmônicas Blumenau... 
Um tempo atrás, o Coral Masculino ensaiava toda sexta feira no espaço do 25. Depois do ensaio, a maioria de seus integrantes permaneciam um pouco mais, para conversar. Em 1994, em uma destas sextas feiras, o maestro do coral, Senhor Erwin Knaesel, levou uma gaitinha de boca. Foi um sucesso entre todos presentes além do que, ele a usou no acompanhamento do ensaio do coro. Em outra sexta feira de ensaio, o senhor Robert Hirt e Fausto Emmendoerfer, também levaram suas gaitinhas. Neste dia, o maestro Erwin Knaesel disse ao grupo de amigos que possuía um baixo. Propôs a formação de uma orquestra. O Senhor José Carlos Oechsler se prontificou tocar o baixo e assim ficou determinado. O grupo de amigos conseguiu uma vineta (Gaita especial de acordes) emprestada, que passou a ser tocada pelo Senhor Wilfried Volkmann, atual coordenador do Grupo de Harmônicas Blumenau e o narrador desta valiosa história. Após tudo organizado e combinado, aconteceu o primeiro ensaio do Grupo de Harmônicas Blumenau em 2 de Agosto de 1994, data de sua fundação. Sua primeira apresentação aconteceu na Empresa Waltec - no Bairro do Salto Weissbach - Blumenau, em 23 de Dezembro deste mesmo ano. 
Na sequência foi chamado o Grupo de Dança Sênior 25 de Julho de Blumenau, que apresentou duas coreografias aos presentes, após a leitura, também de seu histórico.
 Dança Sênior 25 de Julho... 
A dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade” é uma atividade sociabilizante que permite a interação das pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. 
Em 1994, a Sra Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Sênior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra. Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Sênior no C. C. 25 de Julho. A primeira reunião do grupo contou com 8 participantes, número que foi dobrado na segunda reunião do clube, e não mais parou.



Foto: Cynthia Emmendoefer



Também o 6° Grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi lembrando, mesmo não estando presente, por motivos maiores. Grupo Musical Die Tanzelmusi.
Die Tanzelmusi... 
O Die Tanzelmusi já participava das atividades do C.C.25 de Julho antes de sua apresentação formal no dia 5 de abril de 2011. Somente não havia sido batizado.
Sr. Stefan Ziel, líder do grupo, explica que o principal objetivo do trabalho é resgatar a sonoridade original da música tradicional germânica. O repertório é composto por músicas originais do sul da Alemanha e da Áustria pouco conhecidas no Brasil, por não dizer, inéditas. Geralmente, são canções com características para aproveitamento na dança folclórica germânica.
A Volksmusik (música popular da raiz alemã) foi a base para a inspiração de compositores clássicos conhecidos, como: Mozart, Schubert, Brahms, Strauss e muitos outros. Segundo Sr. Ziel, a Volksmusik é preservada com muito zelo no sul da Alemanha e na Áustria.
Após, alguns dos presentes foram convidados a fazer uso da palavra:

Sr Dieter Berner - Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau



Sr. Vanderlei de Oliveira Presidente da Câmara de Blumenau
Sr. Jens Mantau - Vereador de Blumenau


Sr. Ulisses - Fundação Cultural de Blumenau
Após, foi chamado, em nome do autores, Sr. Wilfried Volkmann fazer uso da palavra: 



Sr. Wilfried Volkmann
 Palavras do Sr. Volkmann...

"Prezadas autoridades, associados e amigos do 25 de Julho.

Peço licença à Renate, para falar em nosso nome. 
A Renate e eu queremos expressar a nossa alegria em ver coroado o nosso trabalho de alguns anos em que pesquisamos o passado, para realizar esta obra. Moveu-nos o propósito de registrar a história do Centro Cultural 25 de Julho, cuja atividade cultural sempre esteve ligada ao desenvolvimento cultural de Blumenau, até de forma mais estreita em épocas passadas. 
Expressamos nossa gratidão ao Sr.Dieter Berner - Vice-Presidente do 25 de Julho, por ter abraçado esta causa; à Sra. Angelina Wittmann pelo seu apoio; à Sra. Roswitha Ziel por ter iniciado o processo de captação de recursos; à Prefeitura Municipal de Blumenau através da Fundação Cultural de Blumenau, por ter disponibilizado os recursos para a impressão; à Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico pela apresentação do livro e enfim a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para que esta obra se tornasse uma realidade. 
Muito obrigado a todos."
Wilfried Volkmann
O Presidente do C.C. 25 de Julho - Sr. Hans Prayon teceu algumas palavras, para finalizar esta parte do cerimonial.

Sr. Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau






















Na sequência, os autores da obra apresentada e a autora do Projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Prefeitura de Blumenau, Sr. Wilfried Volkamann, Sra. Renate Rossmark e Sra. Roswitha Ziel,  respectivamente foram homenageados com flores.

Sra. Renate Rossmark recebendo flores

Sr. Wilfried recebendo flores

Sr. Wilfried recebendo flores

Sra. Roswitha Ziel recebendo flores

Após a sessão de autógrafos com presenças especiais -Momentos especiais e históricos para o C.C. 25 de Julho de Blumenau...



Momentos de autógrafos



Sr. Ulisses da fundação Cultural trocando algumas palavras com A primeira geração do
 C.C. 25 de Julho de Blumenau








Sr. Wilson Schaabe com sua Honner

Sr. Wilfried Volkmann e sua esposa


Sr. José Carlos Oeschler e sua esposa 

Sra. Berner e Sra. Berner




Uma noite cultural, no C.C. 25 de Julho de Blumenau!




Nenhum comentário: