quinta-feira, 4 de julho de 2013

Divulgação e Palestra do Livro do 25 - Escola Municipal Prof. Oscar Unbehaun



Ontem à tarde, dia 03 de julho, uma equipe, representando o C.C. 25 de Julho de Blumenau, entre seus representantes - uma dos autores do livro Centro  Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 - Sra. Renate Rossmark, estiveram com duas turmas de 8° séries da Escola Municipal Oscar Unberhaun - bairro Água Verde. Além da autora, Sra Renate Rossmark, também estiveram representando centro cultural, o Sr. Rolf Haas, Sra. Aneliese Schwertl e Sra. Angelina Wittmann. 
Sr. Wilfried Volkmann está  na Alemanha e estará de volta até o lançamento do livro no dia 20 de Julho, na abertura da Semana da Imigração Alemã.
O contato com a escola foi feito através da Professora de Alemão, Sra. Norma Chandhok. Ficou combinado a apresentação da obra e uma pequena palestra  durante o tempo equivalente a duas aulas. Iniciou às 14:00h e terminou com um café, por volta das 16:00h. 
O objetivo do encontro/palestra é fazer cumprir o papel pedagógico do projeto da publicação do livro que conta os principais momentos e atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no período entre o ano de sua fundação - 1954 até o ano de 2009,  o qual recebeu para isto, recursos do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
A palestra apresentada na escola para os alunos das duas turmas e alguns professores foi ministrada pela Sra. Angelina Wittmann - Diretora de Comunicação e Social e responsável pelo Blog/Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau. A palestra teve como tema e título:  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e  a Imigração Alemã . 



Foto Aneliese Schwertl
Foto Aneliese Schwertl
                                                                                                                                                                  Foto Aneliese Schwertl









Após a palestra, houve o momento no qual os alunos e professores participaram, através de questionamentos à equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Foram muitas as perguntas, desde: "Como eram as escolas nas primeiras décadas de Colônia Blumenau?", até, "Por que o território da Colônia de Blumenau foi fragmentado, se a região industrializou o estado de Santa Catarina?". Foi um momento de troca de conhecimento, falando um pouco de uma das culturas que construiu Blumenau e a região do Vale do Itajaí, região dos municípios emancipados da grande Colônia Blumenau.  Fizeram, também, perguntas sobre o livro, como: Onde encontrá-lo? E sobre as atividades dos 6 grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
A palestra, contou um pouco de como foi a vinda dos primeiros imigrantes alemães, no Brasil, no sul e de como surgiram os vários "25" no sul do Brasil. Para terminar, apresentou um pouco da História do C.C. 25 de Julho de Blumenau e como foi idealizado e materializado o livro lançado e apresentado.
Teve momentos de emoção.

























































Sr Rolf Haas, cantor dos dois coros do centro cultural, Liederkranz e Misto, cantou uma antiga canção e foi ouvido com muito respeito, silêncio e atenção e sonoramente aplaudido no final de sua apresentação. 

Vídeo


A Sra Renate Rossmark, fez a entrega oficial de três livros à Professora de Alemão Sra. Norma Chandok. encerramdo oficialmente o momento, na Escola Municipal Professor Oscar Unbehaun.



Após foi servido um café ao grupo visitante, acompanhado por um dos professores presentes, os demais foram para sala de aula.
Ficou, como uma das contribuições na tarde, o debate e elucidação sobre da importância da cultura e da identidade de um povo, onde ninguém é melhor, mais ou menos do que outra cultura, em um esfera maior. Mas esta, a outra cultura, deve ser respeitada. Ficou a lição do conceito de Etnocentrismo. 
Valorizar e fazer a manutenção da cultura dos antepassados através das artes, faz bem e é saudável, com respeito às demais culturas. 

Práticas feitas no C.C. 25 de Julho de Blumenau!

Agradecemos  os momentos valiosos passados na Escola Municipal Prof. Oscar Unbehaun, receptividade, atenção e a oportunidade de apresentar o livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História de 1954 a 2009 - aos Professores e alunos presentes. 
Abraços carinhosos da Diretoria, Equipe do Blog e amigos do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Lançamento dia 20 de Julho - 20:00h.
Abertura da Semana da Imigração Alemã





Nenhum comentário: