sexta-feira, 12 de julho de 2013

Divulgação e Palestra do Livro do 25 - Escola Municipal Anita Garibaldi


Mais uma escola da rede municipal foi visitada pela equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau, para a divulgação do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria de: Renate Rossmark e Wilfried Volkmann.
Antes de ontem à tarde, dia 10 de julho, estiveram na Escola Municipal Anita Garibaldi, como parte da equipe do centro cultural: um dos autores - Sra. Renate Rossmark, Sr. Rolf Haas, Sra. Herta Haas, Sra. Aneliese Schwertl e a Sra. Angelina Wittmann. O grupo esteve reunido com duas turmas de sextas séries. Segundo a coordenação da escola, foram escolhidas estas turmas porque iniciam o estudo da disciplina do idioma alemão.



Sr. Wilfried Volkmann continua na Alemanha e em outros países da Europa, por este motivo não se fez presente no encontro. Estará de volta na cidade até o lançamento do livro, que acontecerá no dia 20 de Julho como a atração da Abertura da Semana da Imigração Alemã.
O contato com a Escola foi feito através da Professora Rosângela - Coordenadora. A metodologia da apresentação da palestra foi levemente modificada e adaptada à faixa etária de alunos de sextas séries.
Professora Rosângela
A palestra iniciou por volta das 13:30h e durou aproximadamente  uma hora. Após foi aberto um espaço para a participação de todos, onde, como aconteceu na Escola Municipal Oscar Umbehaun, aconteceu muitas perguntas para o grupo do C.C. 25 de Julho de Blumenau responder, principalmente a Sra. Renate Rossmark e o Sr. Rolf Haas.
O objetivo do encontro/palestra é fazer cumprir o papel pedagógico do projeto da publicação do livro que conta os principais momentos e atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no período entre o ano de sua fundação - 1954 até o ano de 2009, o qual recebeu para isto, recursos do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
A palestra apresentada foi a mesma apresentada na Escola o Bairro Água Verde e também contou com a presenças de alguns professores além dos alunos das duas turmas de sextas. Foi ministrada pela Sra. Angelina Wittmann - Diretora de Comunicação e Social e responsável pelo Blog/Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau e tinha como tema e título: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e a Imigração Alemã .























Sr Rolf Haas, coralista dos dois coros do centro cultural - Liederkranz e Misto, cantou uma antiga canção e foi ouvido com muito respeito, silêncio e atenção e sonoramente  aplaudido no final de sua apresentação. 
Vídeo

A Sra. Renate Rossmark, fez a entrega oficial de três livros à Professora Rosângela, uma das Coordenadoras da Escola Municipal Anita Garibalde.
Sra. Renate Rossmark, Sr. Rolf Haas e
 Professora Rosângela


Após as atividades foi servido um café ao grupo visitante, acompanhado pela Professora Rosângela.
Destaque, como uma das contribuições na tarde, o debate e elucidação sobre da importância da cultura e da identidade de um povo, bem como, a integração respeitosa entre as várias etnias e culturas, que construíram e ainda constroem a cidade de Blumenau e região
Destaque para o aluno Gabriel que ouviu todas as informações com muito atenção, como muitos de seus amigos. No final dos trabalhos participou com muitas perguntas e surpreendeu a todos, quando, no final das falas levantou determinado e falou, em nome dos colegas, agradecendo a oportunidade de aprendizado ao grupo do centro cultural.
Ficaríamos muito felizes em encontrar o Gabriel e seus colegas no C.C. 25 de Julho de Blumenau, na Abertura da Semana Alemã, no momento do lançamento do livro, bem como nos demais eventos da Semana da Imigração Alemã.
Gabriel após o seu agradecimento em nome dos colegas
Vivemos na Escola Municipal Anita Garibaldi momento agradáveis, com novos amigos, falando sobre educação e cultura.
Práticas feitas no C.C. 25 de Julho de Blumenau!

Agradecemos os momentos valiosos passados na Escola Municipal Anita Garibaldi e a oportunidade de apresentar o livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História de 1954 a 2009 - aos Professores e alunos presentes. 













Abraços carinhosos da Diretoria, Equipe do Blog e...
Amigos do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Lançamento dia 20 de Julho - 20:00h.
Abertura da Semana da Imigração Alemã





Nenhum comentário: