sexta-feira, 26 de julho de 2013

Homenagem ao Imigrante - Dia 25 de Julho



Dando sequência do Programa da Semana da Imigração Alemã do C.C. 25 de Julho de Blumenau, representantes da Diretoria, do Coro Masculino Liederkranz, do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e os autores do livro Centro Cultural  25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009  - Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renate Rossmark estiveram com a equipe da Fundação Cultural de Blumenau e demais presentes, homenageando os imigrantes alemães e o Colonos junto ao Monumento do Imigrante e nos espaços da Fundação Cultural de Blumenau. Locais situados junto à Praça Hercílio Luz, no Stadtplaz - antigo centro cívico da cidade de Blumenau.
Sr. Markuz Blumenaschein, Sr. Ricardo Pimenta e Sr Otfrief




















Imigrantes atuais que participam das atividades do centro cultural
Para saber mais ler - Clicar sobre: Por que 25 de Julho ?



A cerimônia teve início no átrio central da Fundação Cultural de Blumenau com as falas das seguintes autoridades: Sr. Markus Blumenschein - Representante Comitê Brasil-Alemanha, Sr. Napoleão Bernardes - Prefeito de Blumenau; Sr. Hans Prayon - representante do Consulado Alemão em Blumenau e Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau; Sr. Sylvio Zimmermann - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau; Sr. Jens Mantau - Câmara de Vereadores e o Sr. Breno Carlos Willrich - Pastor Luterano. 
Pastor Breno Carlos Willrich, Vereador Sr. Jans Mantau, Comandante do 23° BI, Sr. Markus Blumenschein, Sr. Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Sr. Sylvio Zimmemmann e Sr. Napoelão Bernardes - Prefeito de Blumenau
Sr. Markus Blumenschein 




Sr. Hans Prayon

 
Pastor Breno  Carlos Willrich


Todas as falas, tiveram em comum - o valor do trabalho do imigrante em tempos difíceis, sua superação e perseverança, ao construir sua casa, sua cidade. Com foco no presente, mencionaram a possibilidade de novas relações estreitadas através do Programa Alemanha+Brasil, que está acontecendo durante os anos de 2013 e 2014. Também presentes no momento solene: os amigos da Associação de Caça e Tiro de Blumenau, representados pela Sra. Raquel da Silva Lindner e o Sr. Moacyr Flor e demais representantes - alguns com suas conquistas em medalhas; representantes do 23° BI.




Dando sequência - autoridades, grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau e demais presentes, seguiram até a Praça Hercílio Luz, para  solenemente depositar 3 corbeilles aos pés do Monumento do Imigrante como é praticado há muito tempo, dentro de uma tradição, pelo C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Presidente do C.C. 25 de Julho, Sr. Wilson  Schaade e  Sra Anita Schaabe do Blumenauer Volkstanzgruppe

Parte dos representantes do C.C. 25 de Julho, Prefeito de Blumenau, Presidente da Fundação Cultural e o representante do Programa Almanha+Brasil no Estado de Santa Catarina - Sr. Markus Blumenschein
Representantes do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe
Representantes do Coro Masculino Liederkranz
O grupo retornou ao espaço da Fundação Cultural de Blumenau para dar sequência ao Programa. 
Os presentes assistiram a apresentação do Coro Masculino Liederkranz, representando por 1/3 de seus coralistas (Não puderam se ausentar de seu trabalho) e do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, representados por 1/4 de seus dançarinos, pelo mesmo motivo - o trabalho não os permitiu estar com o grupo maior. O Coro Masculino Liederkranz apresentou três canções, sendo que uma das três foi cantada pelo solista Rolf Haas. O Blumenauer Volkstanzgruppe dançou, também, três coreografias.
1/3 dos cantores do Coro Masculino Liederkranz











Enquanto tudo isto acontecia, os autores do livro da História do C.C. 25 de Julho de Blumenau  - Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renate Rossmark permaneceram em uma sala ao lado do local do evento, onde estavam expostas um conjunto obras de pinturas, autografando seu livro.

Sra. Christa  Nicolai e os autores
Sr. Sylvio Zimmemmann e os autores do livro da História do centro cultural
A Fundação Cultural de Blumenau e o  Senac Bistrô Johannstift ofereceram aos presentes, duas opções de cardápio ao custo unitário de R$10,00. Os pratos servidos foram: Goulasch e Erbseneintopf mit Bockwurst.




Para encerrar, a Associação dos Clubes  de Caça e Tiro montou um estande de Pássaro, onde todos os presentes puderam participar e concorrer a  medalhas. Não faltou candidatos. Vamos aguardar os resultados gerais e conhecer o Rei e a Rainha do dia 25 de Julho - durante a Homenagem ao Imigrante. Futuramente será anunciado aqui neste espaço.






Uma História que deixaremos registrada, nesta página virtual do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Ontem, após o término do cerimonial de Homenagens aos imigrantes alemães -  por volta das 13:00h - nossa equipe atravessou a Rua XV e foi prestar sua homenagem silenciosa aos antepassados junto ao Monumento do Imigrante. Aproximamo-nos do local percebemos, que tinha um ônibus de turismo parado na rua. Passamos pelas pessoas em torno do ônibus e vozes e seguimos até o Monumento - neste momento, florido. Silenciamo-nos em oração.
No silêncio de nossa "conversa entre almas", lembramos de um outro momento semelhante - Homenagem do dia 25 de Julho de 2011, no qual estivera presente Sr. Udo Teske, agora, também homenageado. Silêncio.
Passado algum tempo de nossa introspecção, a melodia de uma antiga canção no idioma alemão chamou nossa atenção. Sentimos a presença de um residente da rua, com olhos claros, cabelos loiros e um olhar que transmitia grande sofrimento. Pediu um real. Nós estávamos somente com a máquina fotográfica e dissemos de nossa impossibilidade de doar um real. Ele insistiu e disse que poderia ser um centavo. Lamentamos e dissemos que não poderíamos ajudar. Então, ele, perguntou: Posso cantar uma canção? Respondemos-lhe que sim e que isto nos deixaria felizes. Ele começou a cantar a mesma cancão que tínhamos ouvido anteriormente e na medida que cantava, olhando-nos, seus olhos se enchiam de lágrimas. Transmitia grande sofrimento de espírito e físico. Cantou até o fim e depois, disse: "Que Deus os acompanhe!". Respondemos que também, desejávamos que "Deus o acompanhasse."
Estes foram os últimos momentos desta equipe junto ao Monumento do Imigrante no dia de ontem - Para refletir.... As dificuldades nos dias atuais são outras.

"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." William Shakespeare

Para ler mais sobre os momentos clicar sobre os Link´s: 
http://www.blumenews.com.br 
http://www.alemanhamaisbrasil.


Jornal do Almoço


Filmagem de Rick Latorre


Nenhum comentário: