segunda-feira, 25 de março de 2013

Frankfurt am Main

A partir de hoje, damos prosseguimento às apresentações das cidades que estão no roteiro de uma excursão de um grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau à Europa. Conhecer é sempre bom...
Isto acontecerá, entre outras postagens.
Já apresentamos Rödelsee (clicar sobre: Um pouco sobre Rödelsee). Mais tarde mais detalhes sobre esta excursão.

Vamos conhecer um pouco de Frankfurt...
...a porta de chegada à Alemanha, via ar.






O nome correto da cidade do Estado de Hesse é Frankfurt am Main. É a maior cidade do estado Hesse e a quinta maior da Alemanha, com uma população de 704.449 habitantes, em 2012. A cidade de Frankfurt está localizada no centro da Região metropolitana do Rio Main, segunda maior do país. 
Os três pilares da economia da cidade: Transporte, financeiro e feiras. É o maior centro financeiro do continente europeu e nos últimos anos.


A cidade, historicamente, fica na zona de ocupação americana na Alemanha e foi a cidade sede do Exército dos Estados Unidos durante a 2° Guerra Mundial. De acordo com a pesquisa de custo de vida do The Economista, é a cidade alemã mais cara e a 10° mais cara do mundo. 
Clicar sobre para ampliar

O nome Frankfurt é originário do Frankonovurt (em alto alemão antigo)- cidade dos francos que era, então o local de encontro para um sínodo importante da nobreza franca sob a chefia de Carlos Magno. Ou Vadum Francorum (em latim) primeiros registros escritos do nome da cidade, são de 794. Transformou-se em Frankenfort durante a idade média, depois para Frankfort e Franckfurth na Era Moderna

A cidade murada de Frankfort - clicar para ampliar
No início do século XIX a ortografia de Frankfurt foi amplamente fixada. O afixo “am Main” tem sido usado desde o século XIV. Foi parte da antiga Francônia, ocupada pelos Francos. A Cidade, que está localizada em um antigo vau do rio Mein – Furt em alemão. O resultado é Vau dos Francos, ou Frankfurt. 

Tem uma grande e eficiente infra-estrutura de transportes. O Aeroporto de Frankfurt (Flughafen Frankfurt am Main) é o terceiro mais movimentado aeroporto de passageiros na Europa e está localizado próximo da Frankfurter Kreuz (Autobahn), o encontro de duas das auto-estradas mais movimentadas da Europa: Bundesautobahn 3 na direção oeste –leste e Bundesautobahn 5 na direção norte-sul. 
Aeroporto de Frankfurt


Aeroporto de Frankfurt
A cidade possui 3 estações ferroviárias de trens de alta velocidade –ICE: Estação Central de Frankfurt (Frankfurt Hauptbahnhof), Frankfurt Estação do Sul (Frankfurt Südbahnnhof) e Frankfurt Estação do Aeroporto longa distância (Flughafen Frankfurt Fembahnhof). A cidade tem o cruzamento ferroviário mais movimentado operado pela Deutsche Bahn – Companhia Ferroviária Nacional com 342 trens diários para destinos variados dentro da Europa
Hauptbahnnhof



Südbahnnhof
Flughafen Frankfurt Fembahnhof

Em Santa Catarina debatemos, ainda, por onde passará a Ferrovia da Integração, com previsão de transporte somente para cargas. 
Messe Frankfurt ou a Feira de Frankfurt é a terceira maior feira do mundo, com uma área total de 578.000 m2. Em Frankfurt estão instaladas Universidade Johann Wolfgang Goethe e a Universidade De Frankfurt de Ciências Aplicadas, Naturmuseum Senckenberg, Casa de Goethe, dois Jardins Botânicos – Palmengarten e o Jardim da Universidade de Goethe. 
Messe Frankfurt
Universidade Johann Wolfgan  Goethe
Sob a ótica urbanística, Frankfurt é uma das poucas cidades da união européia que tem arranhas céus no centro urbano. A cidade é chamada pelos  alemães de “Mainhattan” , por conta desta verticalização. Influencia da ocupação americana durante e após a 2° Guerra Mundial.

História 

Os primeiros registros de assentamentos de pessoas na região são do período de dominação romana,  primeiro século. Foram encontrados artefatos. Como já mencionado, o nome de Frankfurt é derivado de Franconofurd da tribo germânica dos Francos – Furt (inglês – Ford), nome dado ao local onde o rio era raso o suficiente para ser atravessado. Viveram nesta região, os alamanos e os francos.  
Em torno de 794, o Imperador romano Carlos Magno presidiu uma Assembléia imperial, onde Franconofurd (furt-vurd) foi mencionado pela primeira vez em uma solenidade oficial de estado. Foi uma das cidades mais importantes do Sacro Império Romano


A partir de 855, os rei e imperadores alemães foram eleitos em Frankfurt e coroados em Aachen e a partir de 1562, também foram coroados em Frankfurt. Maximiliano II foi o primeiro imperador a ser coroado. A tradição terminou em 1792, quando Francisco II foi eleito. Sua coroação foi realizada no Dia da Bastilha, em 14 de julho – aniversário da tomada da Bastilha. 
A Feira de Frankfurt foi mencionada pela primeira vez em 1150. Em 1240, Frederico II, delegou proteção e segurança do império aos visitantes através de privilégios imperiais. As feiras de livros tem sido realizadas em Frankfurt desde 1478. 

Em 1373, Frankfurt tornou uma cidade imperial - Frankfurt Reichsstadt, ou seja diretamente subordinada ao Sacro Imperador Romano e não a um governante ou nobreza locais. Respondia e estava sob controle direto dos romanos, que demarcavam suas terras plantando parreiras de uva (De onde vem a tradição de cultivar uvas e produzir vinhos). Passou para o domínio direto dos romanos e não mais dos germanos. 
Durante a Guerra dos 30 anos (1618/1648), manteve-se neutra, mas sofreu com a peste bubônica, trazido pelos refugiados desta guerra. 
Durante as guerras napoleônicas, a cidade foi ocupada e bombardeada várias vezes por tropas francesas. Mesmo com a guerra, permaneceu uma cidade livre até a queda do Sacro Império Romano, em 1805/6. 

Karl Theodor von Dalberg
Em 1806, a cidade passou a fazer parte do principado de Aschaffenburg sob a Fürtorimas Anton Karl Theodor Von Dalberg Maria. 
Com isto, Frankfurt foi incorporada pela Confederação do Reno. Em 1810, Dalberg adotou o Título de Grão duque de Frankfurt. Entre 1810 e 1813, a partir de disputas do Grão-Ducado, Frankfurt foi tomada pelos aliados anglo-prussianos. Após a derrota final de Napoleão da França e sua abdicação, através do Congresso de Viena (1814/1815) a Europa foi redesenhada a partir de seu mapa geográfico. O Grão Ducado de Frankfurt foi dissolvido e passou a fazer parte da recém fundada Confederação Alemã. Isto até 1866, como uma cidade livre, e sede do seu Bundestag – o Parlamento Federal - o presidente foi nomeado por um enviado presidencial da casa de Habsburgo da Áustria

Após a revolução de 1848, Frankfurt sediou o primeiro parlamento alemão eleito de forma democrática. O Parlamento de Frankfurt, que se reuniu na Igreja de São Paulo, foi empossado em 18 de maio de 1848. Durou até 1849, quando o rei prussiano não aceitou esta situação. Foi então criada uma constituição comum para a Alemanha unificada, com o rei da Prússia como seu Monarca.
18 de maio de 1848 - Igreja de São Paulo
Novamente, Frankfurt perdeu a sua independência após a Segunda Guerra Austro-Prussiano. Foi quando a Prússia anexou várias cidades estados menores, entre estes a cidade de Frankfurt. A partir de então, a administração prussiana incorpora Frankfurt à sua província Hesse-Nassau. 
Em 1914, foi fundada a Universidade de Frankfurt, mais tarde rebatizada com o nome Universidade Johann Wolfgang Goethe, atualmente, uma das maiores universidades da Alemanha. 

Entre 6 de abril e 17 de maio de 1920 Frankfurt foi ocupada pelas tropas francesas, com a argumentação que os artigos 42 a 44 do Tratado de paz de Versalhes sobre a desmilitarização da Renânia tinha sido quebrado. Em 1924, Ladwig Landmann foi o primeiro prefeito judeu empossado em Frankfurt. Fez uma administração próspera. No período da II Guerra Mundial, sinagogas de Frankfurt foram destruídas e durante toda  a guerra, a cidade foi fortemente bombardeada. Muitos moradores da cidade pereceram. O centro da cidade, nesta época, com um local dos maiores conjuntos urbanos medievais construídos na Europa, foi destruído. 

No Sky line da cidade medieval, somente a torre da catedral de São Bartolomeu, sobressaia.





Cidade medieval bombardeada na II Guerra Mundial - no centro a Catedral de São Bartolomeu
Na reconstrução pós-guerra fez surgir um estilo simples e moderno, com influencia norte americana de construir cidades - Este processo modificou o perfil urbanístico histórico de uma Frankfurt milenar. Somente algumas tipologias importantes foram reconstruídas e restauradas, muitas vezes não respeitando a originalidade. Coleções de significado valor histórico de Cairo Genizah, documentos da Biblioteca Municipal foram destruídos durante bombardeios da guerra.
No dia 26 de março de 1945, Frankfurt tornou-se um campo de batalha, quando os aliados tomaram a cidade através de um combate urbano a partir de um ataque que veio pelo rio. A Divisão de infantaria 5 dos Estados Unidos e a 6° Divisão de Blindados invadiram Frankfurt que foi o cenário de combates intensos e dominada pelos americanos, em 29 de março de 1945

Após o término da Guerra, Frankfurt passou a fazer parte do recém criado estado de Hesse, composto pelos antigos Hesse-Darmstadt e as províncias prussianas de Hesse. A cidade passou a fazer parte da Zona Americana de Ocupação da Alemanha. Foi governada de 1945 até 1949, por um junta militar americana. De 1949 até 1952, teve a sede do HICOG no Ed. IG Farben, que havia sido destruído propositalmente pelos bombardeios dos aliados, durante a guerra, pois Frankfurt seria a primeira escolha para se tornar a capital provisória da Alemanha Ocidental, nem procuraram outro edifício para o Parlamento.
Tropas norte americanas em frente a Universidade 

Sr. Adenauer
O Sr. Konrad Adenauer, primeiro Chanceler da Alemanha Ocidental pós guerra optou pela pequena cidade de Bonn, próxima a sua idade natal, e também por que muitas das novas lideranças da Alemanha Ocidental pós guerra se opunham à ideia de Frankfurt ser a capital, por ser tratar de uma das maiores cidades alemãs e um centro administrativo e econômico, com lembranças do antigo império Sacro Romano – capital permanente da Alemanha, com isto enfraquecendo o apoio de parte de lideranças e população da Alemanha Ocidental para a reunificação e o eventual retorno do governo para Berlim. Talvez, cuidados sob a ótica política.
Reconstrução - Aos fundos - Catedral de São Bartolomeu
Nos anos 70 do século XX , Frankfurt construiu um eficiente sistema de metrôs subterrâneos – S-Bahn, ligando o centro a comunidade periféricas e também os U- Bahn, trens de superfície. 
Frankfurt nos dias atuais
Atualmente é uma das maiores cidades, não somente da Alemanha, da Europa, mas dentro de uma escala mundial. É a porta de entrada para a Alemanha, para muitos que chegam ao país, de todos os lugares do mundo.

Pontos Focais mais importantes...

Catedral de São Bartolomeu (Gótica)
É a principal igreja de Frankfurt e foi construída nos séculos XIV e XV.
Dom Sankt Bartholomäus - homenagem a Bartolomeu - o apóstolo. Tem a linguagem do estilo gótico e foi construída sobre a igreja do Merovingian. A partir de 1356, os reis do Sacro Império Romano foram coroados nesta igreja e entre 1562-1792, os romanos-alemães foram coroados imperadores também na igreja. É chamada de catedral desde o século XVIII, apesar de nunca ter sido a sede um bispo. Em 1867 a catedral foi destruída e reconstruída no estilo e forma atual, voltando a ser destruída parcialmente na II Guerra Mundial e reconstruída em 1950. Sua altura é de 95 metros e a torre tem um mirante de observação aberta ao público, a uma altura de 66 metros.

Igreja de São Paulo (Renascimento)
É o símbolo nacional da liberdade e da democracia, já que a 18 de Maio de 1848 se reuniu ali a primeira Assembleia Nacional eleita de forma livre - sede do primeiro Parlamento eleito democraticamente. Começou a ser construída em 1789, como uma igreja protestante, mas não foi concluída até 1833. Nela se reuniu o Parlamento de Frankfurt - 1848/1849, com o intuito de escrever a constituição de uma Alemanha unificada. A tentativa foi frustrada, por que os reis prussiano e austríaco, não pretendiam perder ou diminuir  o poder. Após tomada a força pelos prussianos, o espaço foi novamente destinado ao uso de igreja. Foi parcialmente destruída na II Guerra Mundial, principalmente seu interior, que foi recuperada de maneira moderna sem o devido restauro e respeito a originalidade. Atualmente é usado como espaço de exposição de eventos.

Archäologischer Garten Frankfurt  (Romano)

O Jardim Arqueológico contém peças pequenas dos edifícios mais antigos recuperados - antigo assentamento romano e o Palácio Real a partir do século VI.. Está localizado entre o Römerberg e a Igreja de São Bartolomeu. Foi descoberto após a II Guerra Mundial, quando a área foi bombardeada e em parte destruída.. 

Römer (Medieval)

É a palavra alemã para "romano" e o nome dado a um conjunto de edificações que formam o centro administrativo de Frankfurt - Prefeitura. As casas foram adquiridas pela prefeitura em 1405, de um rico comerciante.

Alte Oper (Neoclássico)





















A Alte Oper é uma casa de ópera - "Ópera Antigo". Foi construída em 1880 - projeto assinado pelo arquiteto Richard Lucae. Foi uma das principais casas de ópera da Alemanha, até que foi semi destruída na II Guerra Mundial. Permaneceu em ruínas até 1981, quando foi recuperada. Atualmente funciona uma tradicional sala de Concertos, óperas da cidade. 

Eschenheimer Turn  (Medieval)
A Torre Eschenheim foi construída no início do século XV e serviu como uma das portas da cidade medieval. É considerado o edifício mais antigo e original de Frankfurt. Uma pena é a verticalização desrespeitosa no seu entorno imediato.

Igreja de Santa Catarina 

Katharinenkirche é a maior igreja luterana de Frankfurt e tem seu nome dedicada à mártir cristã Catarina de Alexandria. Localizada no centro da cidade.

Hauptwache

O nome deriva de um edifício barroco na praça próxima à estação do centro. Foi construído em 1730 e era usado como prisão. Por este motivo traduz, como principal casa da guarda. Atualmente a praça em torno do edifício também é denominada parte do Hauptwache e está localizada no centro da cidade em frente a Igreja de Santa Catarina. Nela funciona um famoso Café.

Haus Wertheim (cidade medieval)
É a única casa de madeira na Altstadt que sobreviveu aos bombardeios da II Guerra Mundial, sem ter sofrido qualquer dano. A Edificação está localizada no Römerberg ao lado do Museu Histórico.

Saalhof



É o prédio mais antigo preservado no Alstadt, construído no século XII. Foi usado com sala de exposições  em épocas de feiras durante os séculos XIV e XV. Foi parcialmente destruído na II Guerra Mundial, e posteriormente recuperado. Atualmente é o local do Museu histórico de Frankfurt.

Eiserner Steg

A Ponte de Ferro é usado apenas por pedestres. Foi construída em 1868 e foi a segunda ponte a ser construída no rio em Frankfurt. Foi explodida na II Guerra Mundial, mas foi reconstruída em 1946. Atualmente 10 mil pessoas aproximadamente cruzam a ponte diariamente.

Estação Central de Frankfurt


Foi inaugurada em 1888 e foi construída como estação  central de trem de Frankfurt para substituir três estações menores de trem no centro da cidade e aumentar a capacidade  necessária para os visitantes. Foi a maior estação de trem na Europa, até 1915, quando foi inaugurada a estação ferroviária de Leipizig. Não podemos deixar de observar, que lá na cidade de Frankfurt, mesmo sendo um polo automobilístico, ninguém precisou erradicar as ferrovias e sim atualizar a partir da evolução tecnológica. Ao contrário do que aconteceu no Vale do Itajaí , que tinha a única ferrovia construída com tecnologia alemã no Brasil - a extinta Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, erradicada em 1971.

Frankfurter Hof


É um Hotel de marco Histórico no centro da cidade, na Praça do Rei., construído em 1872/1876. é considerado o melhor hotel de Frankfurt.
Seguindo o roteiro, a próxima a cidade a ser apresentada é  a cidade de Kirrlach - Baviera.



Ver também:
Parte de um roteiro - Kirrlach 2 


O final da Excursão, será também na cidade de Frankfurt, quando se fechará o circuito de cidade visitadas.




Nenhum comentário: