quarta-feira, 13 de março de 2013

Os Grupos Esportivos Skat - Bocha e Prellball

Terça Feira - finalzinho da tarde e início da noite -  encontros dos grupos de Skat, Bocha, e Prellball no centro cultural. 
O Skat teve seu primeiro encontro no ano, o competidores de  Prellball  se encontram desde fevereiro. 
Não nos informamos sobre a Bocha, assim que tivermos esta informação, atualizamos aqui mesmo.

Alguém nos perguntou, o que é Skat?

É o xadrez das cartas. Um jogo que requer raciocínio rápido e lógico, combinações, cálculo, observação...
Foi desenvolvido pelos membros do Tarok Brommenche-Gesellschaft entre 1810 e 1817 em Altemburg, atualmente localizado do Estado da Turíngia – Alemanha.
A primeira publicação que divulgou as regras do Skat , data do ano de 1848 e é de autoria do professor do ensino secundário, Sr. Hempel. As regras vigentes nesta época, mudavam de região para região, mesmo com a esta publicação.
Em 7 de agosto de 1886, houve um congresso em Altemburg para uma definição de regras únicas. O resultando foi a publicação de 1888 de autoria de Theodor Tomás de Leipzig.

Observando as datas, esta última publicação foi feita 38 anos após a chega dos primeiros imigrantes alemães ao Vale do Itajaí. Com isto, concluímos que muitos dos primeiros imigrantes trouxeram consigo, regras, talvez, não oficiais e regras de acordo com as, praticadas em sua região de origem na Alemanha. Portanto, podendo, uma destoar da outra ou outras, também, aqui em Blumenau e região.
As regras atuais vigentes, são observadas e respeitadas pelo ISPA e a Federação Alemã de Skat e foram publicadas em primeiro de janeiro de 1999, portanto, muito recente.
O foco principal do jogo são as três variedades coexistindo chamado: Terno, Grande e Nulo, que se diferenciam no tratamento, pontuação e até mesmo na intenção em os adquirir.
Cada rodada, inicia com uma fase de negociação para determinar o declarante e o tipo de jogo. São distribuídas 10 cartas.
Se quiser saber mais sobre Skat e tem interesse, apareça no C.C. 25 de Julho às terças feiras - 19:00h. As instruções são repassadas pelo Sr. Stefan Ziel e estão de acordo com as regras oficiais revisada em 1999.

As imagens comunicam.
Terça Feira à noite -  C.C. 25 de Julho de Blumenau
Skat





Bocha


Prellball




















C.C. 25 de Julho de Blumenau - Cultura e Esporte.


Nenhum comentário: