quinta-feira, 7 de março de 2013

Internacional Senioren Dance Congress e Dança Sênior 25 de Julho


As Dirigentes da Dança Sênior do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  Sra Herta Elfrieda Haas e Sra. Eileadh N. M. Bilsland estão preparando as malas para participarem do Encontro Internacional de Dirigentes de Dança Sênior - ISDC - Internacional Senioren Dance Congress 2013-  que acontecerá  na Finlândia. 
Participarão do grupo brasileiro formado por  dirigentes dos estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e com mais integrantes do nosso estado - Santa Catarina. Na Bagagem, coreografias do folclore brasileiro
Participarão do Internacional Senioren Dance Congress, além do grupo do Brasil, grupos de Dirigentes da Alemanha, França, Bélgica,  Suíça, Suécia, Holanda, Dinamarca, Áustria, Latvia, Noruega e Letônia.
O Encontro tem como objetivo, a integração entre os vários, através da Dança Sênior e promoção de troca de conhecimentos e coreografias, além do estreitamento dos laços de amizade.
Neste encontro as coordenadoras do grupo de Dança Sênior 25 de Julho, alinhavarão contatos, para que o grupo, em breve, possa fazer integração cultural, em uma escala de grupo. Este se apresentando e visitando grupos da Europa e também eventualmente, recebendo os grupos amigos de lá. A exemplo do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e os Coros do C.C. 25 de Julho que estarão embarcando para a Europa, ainda neste semestre. 
Hoje não existem mais distâncias, basta delimitar metas para trocar conhecimento e fazer novos amigos.

O Encontro Internacional de Dirigentes de Dança Sênior acontecerá entre os dias 27 de Maio e 1° de Junho.

Um pouco sobre dança Sênior...

A Dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade” é uma atividade sociabilizante que permite a interação entre as pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. 

Grupo de Dança Sênior 25 de Julho no evento de comemoração
de seus 15 anos de existência - 2010
O exercício da dança desenvolve a auto-estima, muitas vezes não muito boa com o avançar dos anos na vida das pessoas. Isto ocorre através das interações dentro do Grupo e deste com outros grupos, através de encontros proporcionados e pré organizados. Propicia, também, o aumento do círculo de amizades, com isto, não permitindo o espaço à solidão.



O movimento das coreografias estimulam a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
Na Dança Sênior  através da estimulação da respiração e da corrente sanguínea, ocorre uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares.
A concentração necessária para memorizar a coreografia e, o constante treino da coordenação motora desenvolve a capacidade cognitiva, evitando o desgaste precoce do reflexo mental. Isto permite a manutenção da capacidade intelectual.

História da Dança Senior

A Dança Sênior iniciou na Alemanha - em 1974, sob uma iniciativa da Sra. Ilse Tutt. Em 1978, a Senhora Chistel Weber trouxe para o Brasil. A Dança Sênior foi realmente promovida no Brasil, a partir de 1982, no ancionato Bethesda, em Piraberaba – SC, pela Sra Regina Krauser, sendo esta a primeira Presidente da Associação, que foi fundada em 18 de novembro de 1993, também na Instituição Bethesda.


A Associação tem Regionais nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dança Sênior 25 de Julho

Em 1994, a Sra. Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Sênior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra. Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Sênior no C. C. 25 de Julho. 

Nos 14 anos de atividades, o grupo Dança Sênior 25 de Julho participou de diversos encontros nacionais no: Rio de Janeiro - RJ, Ipatinga – MG, Pato Branco – PR, São Leopoldo RS e em várias cidades da região, interagindo e fazendo intercâmbio de coreografias entre os grupos e mesmo, em apresentações na sede do clube, durante eventos culturais, juntamente com apresentações dos demais grupos culturais.








O grupo tem ensaios todas às quartas feiras, às 19:30h, na sede do C. C. 25 de Julho. Venha participar deste grupo de amigos.
Para participar, basta querer e se fazer presente nos ensaios.





Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau!


Nenhum comentário: