sábado, 13 de abril de 2013

Parte de um roteiro - Kirrlach 2 - A primeira parada após Frankfurt

Mosteiro Waghäusel
 Os coros - Misto e Liederkranz - do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  estarão embarcando para a Europa no próximo dia 24 para cumprir uma agenda de visitas e apresentações, principalmente no Norte da Baviera - Alemanha. Os preparativos e ensaios  estão céleres e intensas no centro cultural. 
Parte dos coralistas estarão na excursão
Ensaio - Ontem à noite
Após o desembarque  no Aeroporto de Frankfurt (Para saber mais sobre esta cidade - clicar sobre Parte de um roteiro - Frankfurt am Main 1) o grupo se deslocará para a comunidade de Kirrlach, a segunda parada do roteiro e na qual os coralistas ficarão hospedados, a grande maioria em residências de famílias por durante 3 dias.
Clicar sobre para ampliar


Vale a pena conhecer um pouco sobre esta localidade da cidade de Waghäusel, que estará possibilitando esta integração cultural com os coralistas do C.C. 25 de Julho  de Blumenau.

Kirrlach

Kirrlach é um dos três comunidades da cidade de Waghäusel -  Alemanha, pertencente ao Distrito de Karlsruhe - Estado de Baden-Württemberg - que está situada entre Karlseuhe e Mannheim. A população de Waghäusel  é de 20.548 habitantes e sua área territorial é 42.840 km2.
Prefeitura de Kirrlach






Kirrlach é um dos três Distritos da cidade de Waghäusel  - com  outros dois Distrito -  de Waghäusel – mesmo nome da cidade – e Wiesental. A região está situada no Alto Vale do Reno, entre as cidades de Karlsruhe e Mannheim. 


Em 2011, Kirrlach possuía em 2011 - 9520 habitantes. Waghäusel – Distrito, 1214 habitantes e Wiesental, 9998 habitantes. 

O território de Waghäusel foi doado por Henrique III e Henrique IV (1056 – 1063) ao Bispado de Speyer. Em 1806, algum tempo após o Reischsdeputationshauptschluss (Último ato importante do Sacro Império Romano, na última reunião do Emmerwährenden Reichstags, em 25 de Fevereiro de 1803) o local tornou-se Grão-Ducado de Baden 

Catedral de Speyer

Franz Sigel
Em 21 de Junho de 1849, aconteceu a Batalha de Wäghäusel quando as tropas de Baden, sob o comando de Franz Sigel, enfrentaram o exército invasor prussiano, e foi uma batalha atípica, sob ponto de vista estratégico e de ações. A região ficou sob o domínio dos prussianos  que reorganizaram a região. (Mais detalhes sobre este evento histórico, junto à postagem de Frankfurt  - citada anteriormente). 

Kirrlach foi mencionada pela primeira vez, em um registro escrito, no ano de 1234, em um documento do Mosteiro de Speyer. No escrito de 4 de maio de 1234, a região era conhecida por Kirloch – ou seja – Igreja do Bosque. Este documento se encontra preservado em sua forma original no Arquivo Geral do Estado, em Karlsruhe. Kirrlach até 1806, pertencia à Diocese de Speyer. 

A maioria da população é católica da Igreja Católica Romana, mas há também uma igreja protestante -Testemunha de Jeová e uma mesquita que surgiram posteriormente. 
Igreja católica
Mais sobre este Distrito de Waghäusel, nos próximos, quando se abordará esta cidade em especial. 


Festa - Kirrlach









Tempos passados...

 Hoje...



























Estaremos desembarcando em Kirrlach, no dia 26 deste mês, na companhia dos Coros Misto e Liederkranz. Também farão parte de excursão, músicos que acompanham os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau. No repertório, também, músicas do cancioneiro brasileiro.

Estaremos postando diretamente de Kirrlach e das demais cidades do Roteiro.

A temperatura na cidade de Kirrlach para o dia de hoje...




Ver também:
Clicar sobre...
Parte de um roteiro - Frankfurt am Main 1
Um pouco sobre Rödelsee)


Um comentário:

Saskia disse...

Que legal, local de origem do meu tataravô, Ferdinand Schuhmacher.