domingo, 17 de março de 2013

O Livro da história do centro cultural - 1954 a 2009 em fase de acabamento

O livro que conta a História do C.C. 25 de Julho de Blumenau, sob o título - Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - sua história - 1954 a 2009 de autoria do Sr. Wilfried Volkmann e Co autoria da Sra. Renate Rossmark está nos acabamentos e quase saindo do "forno". 
Sra Renate e Sr. Wilfried - autores


"Boneco" do livro
A publicação do livro foi viabilizada através do repasse de verba do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
Sr Wolkmann e Sra. Rossmark efetuaram uma  pesquisa detalhada em acervos pessoais, atas, e depoimentos de sócios fundadores, ainda frequentadores do centro cultural.
O objetivo deste trabalho é o de deixar o registro da garra,  determinação, amor à cultura dos antepassados e daqueles que ainda continuam a frequentar o centro cultural e sua união a partir de uma comunidade que comungava e comunga a partir das atividades de lazer bem como, a  manutenção e valorização da língua alemã.
Em breve - o livro será apresentado à família do C.C. 25 de Julho de Blumenau e toda comunidade, dentro de um congraçamento e festa, onde todos poderão participar e prestigiar.
Em breve mais informações.

Um trexo do livro...

Tradução...
Convite para a Associação

Comunicamos que em 01 de maio de 1954 foi fundado em Blumenau o "Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. A Diretoria eleita se constitui dos seguintes associados: Presidente - Kuester, 2° Secretário - Fischer, 1° Tesoureiro - Frank, 2° Tesoureiro - von Knoblauch. Participantes: - Fey, Siebert, Frischknecht, Zinkhahn, Kieckbusch, Hofschulte e outros. O "Centro Cultural 25 de Julho" tem o propósito de congregar e reunir pessoas que falam o idioma alemão, seja qual for sua nacionalidade, religião e descendência manter e cuidar da língua costumes e cultura alemã, honrar a memória dos imigrantes alemães no Brasil, estreitar o contacto com a cultura alemã e a língua brasileira, aperfeiçoar a juventude através da língua e escrita alemã. Como objetivo almejamos ajuda comunitária, social e economicamente aos nossos associados, além do revigoramento do nosso antigo Lar do Idosos, no qual nossos associados mais velhos possam usufruir de um ameno fim de vida. Finalmente pretendemos construir uma sede social num terreno a ser adquirido, onde poderemos desenvolver nossas promoções e onde nossos associados possam se sentir em casa. Esperamos que toda a comunidade de língua alemã do nosso belo Vale do Itajaí apoie nosso movimento. Com o preenchimento da proposta de sócio, também V.S. estará habilitado a participar do "Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. 
A Diretoria.
Herdamos esta vontade e amor à cultura, à língua e às tradições. Também herdamos o espaço, o qual temos a obrigação de manter sua boa conservação, em memória a esta história.

Belo trabalho dos autores, antigos sócios e assíduos frequentadores das atividades e da Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Antemão - Algumas imagens do livro.


Teatro - Muitos destes autores ainda frequentam o centro cultural

Dia do Colono 1967
A primeira apresentação pública do Grupo Harmônicas Blumenau

1974 - Monumento ao Imigrante
A direita Prefeito Félix Theiss
1968 - Teatro

1976 - Dias das mães

1976 - Natal - Coros

1984 - Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe
E há muito mais História...
Em breve, o livro da história do C.C. 25 de Julho de Blumenau a partir de sua fundação, em 1954 - até o ano de 2009.



Nenhum comentário: