sexta-feira, 1 de março de 2013

Universidade Técnica de Dresden oferece cursos em todas as áreas

Deutsche Welle


A instituição é referência mundial por suas pesquisas em microtecnologia. Esta é uma das poucas "universidades completas" da Alemanha, pois oferece cursos em todas as disciplinas.
A Universidade Técnica de Dresden se tornou conhecida pouco tempo após a sua fundação, há mais 200 anos. Johann Andreas Schubert, o inventor da primeira locomotiva alemã a vapor, lecionou na instituição.
Devido a sua invenção, o primeiro professor de Ciências Técnicas e Matemáticas da universidade é considerado pioneiro da industrialização. Até hoje, seu nome é conhecido entre a maioria dos 37 mil alunos da instituição.
No entanto, o tempo das grandes locomotivas a vapor é passado. Nos laboratórios da universidade são desenvolvidas hoje outras pesquisas. A universidade se tornou conhecida mundialmente por suas pesquisas em micro e nanotecnologia para o processamento de informações.
Por isso, empresas desse setor se estabeleceram próximo à universidade. Assim, Dresden concentra a maior região com empresas e órgãos de pesquisa de microeletrônica na Europa.
Redes de contato
Cerca de 250 doutorandos pesquisam em Dresden
A universidade recebeu o título de excelência em 2012 não somente pelo seu desempenho de ponta na micro e nanotecnologia, mas também pelas pesquisas na área de medicina. Os cientistas de Dresden são referência no desenvolvimento de novas terapias regenerativas para doenças consideradas até o momento incuráveis, como doenças imunológicas ou diabetes.
Essas pesquisas são interdisciplinares e internacionais. Cerca de 250 doutorandos, de áreas como Medicina, Microbiologia e Bioquímica, pesquisam elementos moleculares e celulares do corpo humano e sua influência sobre o desenvolvimento de doenças.
O título de excelência trouxe à universidade mais prestígio, e, também, mais dinheiro. Nos próximos anos, a instituição receberá recursos extras no valor de 170 milhões euros. Essa quantia será investida, principalmente, na integração entre os diferentes departamentos da universidade.
Essa rede é o foco do conceito futuro "A universidade sinergética", com o qual a Universidade Técnica de Dresden ganhou o título de excelência em 2012.
Uma universidade completa no centro da cidade
No centro de Dresden, o imponente auditório da universidade
A cooperação entre os departamentos e também com empresas externas não é exclusiva das disciplinas técnicas e das ciências naturais. O nome "universidade técnica" engana.
Em Dresden, há ao todo 14 faculdades. Entre elas, existem, também, as de Ciências Humanas e Sociais, com 12.500 estudantes. Assim, a instituição é considerada uma das poucas "universidades completas" da Alemanha, pois oferece cursos em todas as disciplinas.
Os institutos estão localizadas na região central de Dresden. Os estudantes adoram essa proximidade com o centro da cidade. A natureza ao redor de Dresden também é um fator que atrai muitos alunos.
Estudar com filhos

zugestellt durch: Monika Werner am 04.06.2012Escritório do campus orienta pais sobre como conciliar estudo e família
No meio do campus, se encontra o famoso edifício Beyer, tombado pelo patrimônio histórico. Do edifício de tijolos ergue-se uma torre, em cuja cúpula há um observatório. Ao lado, foi construído um edifício moderno, como o anfiteatro central de vidro.
Embora, a Universidade Técnica de Dresden seja uma das maiores universidades da Alemanha, em seu campus tudo é muito perto. Uma vantagem para estudantes que têm filhos.
Nos últimos anos, a instituição tem se dedicado a jovens famílias. O escritório do campus "Universidade com criança" ajuda os pais estudantes a encontrar uma creche e também os orienta como conciliar da melhor maneira estudo e família.
Próximo perfil: Universidade Livre de Berlim
Autoras: Monika Werner/Sabine Damaschke (cn)
Revisão: Roselaine Wandscheer


Nenhum comentário: