quinta-feira, 28 de março de 2013

Blumenauer Volkstanzgruppe em ritmo de intercambio cultural


O Grupo Folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau vem se preparando para sua excursão à Europa, cujo embarque acontecerá no próximo dia 05 de Junho. 
Os folcloristas do C.C. 25 de Julho de Blumenau estão ensaiando coreografias brasileiras especialmente para o momento de integração cultural, em algumas cidades de Unterfranken, Baviera - Alemanha e também da Áustria.


Fotos de Juliano Depiné

Dentro destas coreografias, dançarão algumas danças da tradição gaúcha  -  do estado vizinho - Rio Grande do Sul. Isto comprova que, a partir destas movimentações, a integração cultural já acontece em terras brasileiras.

Blumenauer recebeu um presente...
"...Com um trecho da música Coisas de Tchê, do grupo Tchê Barbaridade, gostaríamos de representar um pouco da nossa gratidão a um Gaúcho apaixonado por sua terra.
Sr. Rodrigo Landi Pereira nos presenteou com a bandeira do Rio Grande do Sul, para que o nome e a cultura de seu Estado possa ser levada em verso, prosa, música e dança nesta nossa viagem.

Que o gesto do Gaúcho que humildemente nos agracia com este presente possa encher de orgulho também o coração de todos os integrantes que representarão o seu Estado."    Adriana Bennertz - Folclorista do Blumenauer Volkstanzgruppe.
Fotografia do Livro que conta a história do C.C. 25 de Julho de autoria do
Wilfried Volkmann e Renate Rossmark - Em breve
Blumenauer Volkstanzgruppe na Alemanha com trajes do folclore gaúcho
Ano 2000



Blumenauer no C.C. 25 de Julho 
de POA  - em 2010


Nesta excursão de 2013, o Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe levará a bandeira do Rio Grande do Sul presenteada pelo Sr. Rodrigo Landi Pereira. Um abraço da equipe do Blog/Site... 

Lembramos também, que não somente um, mas há muitos C.C. 25 de Julho´s, no estado gaúcho, com muitos amigos que comungam das  mesmas tradições.


Coisas de Tchê 

Coisas de tchê é o chapéu
É o lenço atado ao pescoço
Uma ponta esparramada
No meio do alvoroço
É a bota, espada a chilena
Que desde de piazito rondo
É chimarrão de erva buena
Numa cuia de porongo

Coisas de tchê é a bombacha
Também vestido de prenda
É o churrasco é a cachaça
No balcão de alguma tenda
É o gaúcho que se expande
No culto da tradição
É o amor pelo rio grande
Guardado no coração

Vivo cantando o rio grande
Precisa explicar porque
Sou gaúcho e tenho orgulho
De ser chamado de tchê.

Em breve, aguardamos mais novidades sobre este grande congraçamento internacional entre o grupo cultural  e amigos, conquistados vias cultura, da Europa.


-----------------------

Nenhum comentário: