quarta-feira, 6 de março de 2013

Teatro Amazonas e Gustav Mahler

Um pedacinho do Brasil e um compositor austro-húngaro...

Estivemos, há poucos dias, assistindo um concerto no Teatro Amazonas - em Manaus
Teatro conhecido em todo mundo, por sua arquitetura e sua história e tivemos o prazer de assistir uma peça de Gustav Mahler em seu ambiente.

Um pouco do Teatro Amazonas...

 O Teatro, que está localizado no Largo São Sebastião, no centro histórico da capital do Amazonas e é um dos ícones manauara que surgiu no período da borracha - final do século XIX - início do Século XX. Foi inaugurado em 1898 - período no qual a borracha foi o segundo produto da exportação brasileira, ficando somente atrás do café.
O seu projeto foi assinado pelo titular do Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa e data de 1883. A pedra fundamental foi lançada em 1884.
Durante o governo de Eduardo Ribeiro - governador, que em meios a inúmeras frentes e grandes obras na cidade, "acelerou" a obra do teatro. Na época, Ribeiro, trouxe para Manaus, arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa. 
A decoração interna do teatro ficou  sob responsabilidade de Crispim do Amaral, exceto o salão nobre, o ambiente mais luxuoso, a qual ficou sob responsabilidade do italiano Domênico de Ângelis.
A sala de espetáculos tem capacidade para 685 lugares distribuídos nos três andares de camarotes e platéia. O salão nobre tem características barroca, tem uma obra com a técnica óleo sobre tela -  no teto, conhecida: "A glorificação das Bellas Artes no Amazônia". Foi pintada por Domênico de Ângelis - 1899, portanto, após a inauguração oficial do teatro.

Destacam-se, também,  os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras - homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Molére, Carlos Gomes, Rossini, Mozart, Verdi, Chopin...


Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris, pela Casa Carpezot - conhecida na época e acessível a poucos mecenas. Nestas telas estão retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao compositor brasileiro: Carlos Gomes. No centro, há um lustre dourado com cristais, importado de Veneza. O lustre integrado à pintura do teto, apresenta uma ilusão de ótica da vista de quem está sob a torre Eiffel, de Paris.



A pintura do pano de boca do palco foi assinada por Crispim do Amaral e faz referência ao encontro das águas dos rios Negros e Solimões.

Talvez o Teatro Amazonas é o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo valor arquitetônico, mas por sua história, dentro da história da cidade. Já passou por diversas reformas e está em ótimo estado de conservação.
Tivemos o prazer de assistir uma peça de Gustav Mahler - Ressurreição, gratuitamente,  juntamente com uma grande platéia - no Teatro Amazonas - uma casa acessível a todos os níveis sociais, sem elitismo e descriminação, com programas de qualidade.
Um pouco sobre Gustav Mahler 

Compositor -  interpretado na noite do Teatro Manaus por Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental e Coral do Amazonas.

Mahler é considerado um dos maiores compositores, por promover a integração da música do Século XIX ao período moderno, e por suas grandes sinfonias. 

Compositor e regente alemão nascido na Boêmia, na época território alemão (atual República Tcheca) EM julho de 1860. Nasceu 10 anos após a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Vale do Itajaí e partiu, ainda no início do século XX, com apenas 50 anos.

Influente compositor e um dos maiores regentes de orquestra do século XX. Nascido em Kaliste. Estudou piano e composição no Conservatório de Viena e com 25 anos regeu a Ópera de Praga. Também regeu Ópera Real de Budapeste (1888) e a de Hamburgo (1891-1897), antes de ser diretor da Ópera da Corte  - Viena (1897-1907). Passa os últimos anos de vida como maestro titular da Metropolitan Opera de Nova York (1908-1910) e da Filarmônica de Nova York (1910-1911).

A sua obra é composta de nove sinfonias, uma décima inacabada, baladas para piano e orquestra e algumas óperas. Suas sinfonias utilizam coro e solo vocal e são consideradas obras representantes  do pós-romantismo.

A cantata Das Klagende Lied (1880), sua primeira obra pessoal, já apresenta as características de suas composições: referência ao folclore alemão, orquestração vigorosa nas descrições da natureza e melodia próxima à Volksmusik. Sua música exerce grande influência sobre compositores como: Arnold Shoënberg Alban Berg

Ficou conhecido por usar combinações de instrumentos de timbre, de maneira criativa, como poderemos conferir nos vídeos a seguir, feitos no palco do Teatro Amazonas. Uma das principais características de suas obras é o gosto pelo fúnebre.

Assistimos no Teatro Amazonas a Sinfonia a N. 2  - Ressurreição composta entre 1888 e 1894, um pouco antes da inauguração do  teatro. O concerto aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2013.






Em "Ressureição", Mahler questiona o sentido da Vida, a morte e a ressurreição. Composta para uma gigantesca formação orquestral, a sinfonia é, frequentemente, a porta de entrada dos ouvintes às obras de Mahler. Os sentimentos do compositor, expressos na célebre frase "Ich bin von Gott und will wieder zu Gott" ("eu venho de Deus e hei de regressar a Deus") indicam que a sinfonia deve ser ouvida e analisada com atenção, já que seu significado transcende a literalidade das notas musicais.

A Amazonas Filarmônica, a Orquestra Experimental e o Coral do Amazonas - apresentação da Segunda Sinfonia de Gustav Mahler. 





Em Breve mais um vídeo.

Cultura em todos os cantos do Brasil, através da música e arquitetura.
Já tinhamos postado algo sobre Mahler em: Klassiker Moment - Musik

C.C. 25 de Julho de Blumenau antenado.


Nenhum comentário: