domingo, 12 de fevereiro de 2012

Um pouco de História...Hino da Prússia e um pouco de sua História



A princípio o povo prussiano primário  vivia junto ao Mar Báltico, área das lagunas da Curlândia e do Vístula – atualmente - para visualização da atual localização - é o norte do território da Polônia atual (Lagos Mazúrios)

Somente para compreender, os prussianos primitivos (Antes de influencia da germanização/Cristianismo) viviam entre os rios Vístula e Niemen, até mais ou menos,  lado sul, o Narew. Neste período os povos germanos viviam ao oeste, os povos polacos ao sul, os sudóvios a leste, escalvianos ao norte, culândios a nordeste e lituanos a noroeste.


Viviam assim até meados do Século XIII, quando a Ordem Teutônica - Em alemão: Deutscher Orden(1229 a 1279), à convite do duque polonês Conrado de Mazóvia, ligado a Igreja de Roma, chegou à região, com a missão de cristianizar a cultura local dos "pagãos" prussianos. Em troca, os cavaleiros da Ordem Teutônica, receberam a posse das terras dos conquistados, com a garantia do então, Papa Gregório IX,  em 1234. Em torno de 1329, já controlavam toda a região do Báltico.
Bandeira Teutônica


A Ordem Teutônica tinha vinculação com a Igreja Católica, através de votos  pelo Papa Clemente III, criada no Acre  - Palestina em pleno perído das Cruzadas, por volta do final do Século  XII.


Os cavaleiros teutônicos ocuparam territórios e se fixaram por ordem e direito conquistados e avalizados pelo Papa, surgindo então um processo de colonização pelos germanos provenientes do oeste da Germânia. 
No final do século XIII, a região e os prussianos estavam submetidos aos germanos.
No final do Século XVII, a língua prussiana estava extinta e a cultura prussiana foi germanizada ou polonizada, dependendo da região que habitavam.
Castelo da Ordem Teutônica - 

O castelo acima e abaixo é a maior edificação arquitetônica do Período Gótico existente e foi construída pelos Teutônicos em etapas distintas, por mais de 200 anos. A construção teve início em 1309 e foi sede da Ordem Teutônica até 1466. Os cavaleiros da Ordem fundaram a cidade de Malborkna  em 1274, na qual está localizado o castelo - proximidades do rio Nogat. Atualmente esta cidade está localizada em território da Polônia.



A misturas destas culturas, prussiano primário e germanos (Séc XIII) deu origem a um povo com características próprias e peculiares, povoando por muito tempo uma grande parte do território, que posteriormente, também pertenceria  ao recém criado Estado alemão (1871) e aonde também vivia o povo Pomerano, sobre o qual já comentados aqui no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau e de onde vieram muitos dos imigrantes para o Vale do Itajaí Açu, a partir da metade do Século XIX.

Clicar sobre: Conversando...O Comportamento "alemão" no Vale - P...





O povo que vive atualmente nesta região e seus descendentes espalhados pelos continentes do globo, receberam influencia destes povos e suas movimentações sociais.

 Para compreender, é importante entender a História.

 Por que foi nesta região, aconteceu o rompimento de parte de seu povo com a igreja católica - período da Reforma? Por que aconteceu a Reforma? Existiriam resquícios deste tempo? O contexto Histórico oportuniza e, nem sempre os objetivos e os interesses reais das revoluções e quebras de paradigmas são claros. O "solo" apresentava características férteis para as revoluções sociais, em épocas posteriores, na região. 

Pontos para reflexão...
Vale fazer outra reflexão ...
Os líderes responsáveis pela unificação da Alemanha - Século XIX,  comandados por Bismark, tinham receios do nacionalismo polonês e da autonomia e poder internacional da Igreja católica - receios de que estas duas vertentes colocassem  em risco a Unificação da Alemanha. Os Prussianos primitivos viviam ao norte da atual Polônia e com isto tinhas fortes ligações com esta região.
Os grupos, agora liderados pelo povo prussiano, que não eram mais os prussianos primitivos, mas estes cristianizados  e conquistados militarmente pela Ordem Teutônica, para solidificar a soberania nacional alemã. Negavam, neste período e se opunham à igreja Católica, outrora, responsável entre outros, pelas mudanças nestes territórios no Báltico, a partir do Século XII.
Surgiu então, novos interesses, outras lideranças e até mesmo, outra religião - Luteranismo -  e a união se fez entre  os opositores de outros tempos, culminando com o Estado Alemão que seguia piamente  as posturas do "novo povo prussiano", cujos líderes governaram a Alemanha Unificada até o fim da primeira Guerra  Mundial.




O poder da Ordem Teutônica decaiu quando o exército comandado pelo rei polaco Ladislau II Jagelão a derrotou   na Batalha de Grunwald em 1410 e mais ainda quando o Grão Mestre Alberto de Bandeburgo, (líder maior da Ordem Teutônica) converteu-se ao luteranismo e assumiu o título os direitos de duque hereditário da Prússia, embrião do reino prussiano, reino determinante para a formação do Estado alemão, em 1871. Alberto de Bandeburgo deu as costas à Igreja de Roma para gerar o embrião de um Estado independente e unificado com o perfil da Era Moderna e o novo sistema vigente na Europa que surgia - o Capitalismo.

A Ordem Teutônica - Deutscher-Orden  existe ainda nos dias atuais. Para conhecer - abaixo o Site oficial


http://www.deutscher-orden.de/
http://www.imperialteutonicorder.com/



Para ler mais sobre acessar link´s abaixo:





Nenhum comentário: