domingo, 5 de fevereiro de 2012

Um pouco de História... Um pouco mais sobre as tribos germânicas


Outro dia postamos uma reflexão sobre o “comportamento alemão no Vale”, o qual gerou trocas de idéias, como ocorridas, por exemplo, no Blog (Clicar sobre)http://sauerkrautpomer.blogspot.com/2012/01/sobre-pomeranospomerodenses.html. 
O Debate é enriquecedor e colabora para as boas reflexões se acontecer com respeito e etnocentrismo. Melhor ainda, quando as idéias divergem, ou seja, são distintas, pois propiciam o surgimento de diferentes pontos de vistas sobre um mesmo objeto analisado. Pontos de vistas nem sempre considerados, quando estamos muito arraigados em nossas próprias ponderações e convicções. 

A partir desta questão, nos sentimos, novamente, inspirados a escrever, hoje, um pouco sobre o primeiro contato do povo descrito por Tácito e o cristianismo, grande agente social que muito interferiu na formação do povo alemão ao longo de sua História. 
Lembram da obra de Tácito? Autor da primeira publicação histórica dos povos germânicos - Germânia  
(Clicar sobre: 
).

Tácito - Nasceu no ano 55 DC

 A História sempre será uma aliada para o entendimento e a compreensão do tempo presente se for analisada de maneira imparcial

O surgimento étnico da primeiras tribos germânicas

Alguns registros afirmam que a caracterização do surgimento dos povos germânicos aconteceu durante a Idade do Bronze nórdica. Alguns usam a escala – Idade do Ferro pré-romana. Para compreender, no início do século I AC, as tribos de povos germânicos começaram a se movimentar em  direção ao sul  a partir do sul da atual Escandinávia e do norte da atual Alemanha, aonde entraram em contado com os celtas da Gália, com os povos descendentes dos Sumérios, do Báltico e eslavos. Antes disto, somente se conhece, o que já postamos, sobre as interações destas tribos com os romanos e através de algumas pesquisas arqueológicas realizadas a partir de achados nos sítios da região. 




















No ano 7 DC, o Imperador Romano Augusto enviou o general Públio Quintílio Varo para invadir o território entre o Rio Reno e Urais utilizados por tribos germânicas. Esta ação militar provocou uma reação e revolta lideradas pelo querusco Armínio ou Hermann, considerado primeiro herói alemão (Ex oficial germânico do exército romano). Alguns historiadores afirmam que foi nesta época que as tribos germânicas tiveram o primeiro contato com táticas de guerra romana, sem perder sua identidade tribal.
Hermann em batalha
 (Em breve postaremos a biografia de Hermann)
Hermann, para vencer o general romano, o atraiu para a Floresta de Teutoburgo e em um emboscada o atacou de surpresa no dia 11 de setembro do ano 9 DC.  A derrota das legiões romanas gerou revolta contra o Imperador Romano Augusto e pôs fim à expansão romana para além do Reno. Esta vitória das tribos germânicas fez com que o território da atual Alemanha e os vales dos rios Reno e Danúbio, permanecessem fora do território romano.

Também é importante destacar a importância desta vitória e  porque, Hermann foi e é considerado o primeiro herói nacional alemão. A história dos feitos deste guerreiro querusco é lembrado até os dias atuais, na Alemanha.
















A vitória de Hermann contra as legiões romanas, criou condições para a concretização de se ter a "Terra dos alemães" ou "Deutschland", como um povo sob uma mesma etnia, mediante a evolução natural dos fatos  e ações posteriores, atualmente parte da História da nação alemã.
Tropas lideradas por Hermann












Quando Tácito escreveu o livro Germânia (Em torno de 100 DC) as tribos germânicas ocupavam o território ao longo do Reno e do Danúbio, a maior parte do território da atual Alemanha. No século III surgiram um grande número de tribos germânicas ocidentais, como: os francos, alamanos, catos, saxões, suevos, anglos, godos, vândalos, sicambros, turíngios e lombardos. 




No ano de 260, os germanos foram além do Danúbio e ocuparam territórios romanos, também mais ao sul. Regiões na Alemanha, onde atualmente ainda é cultivada a uva e se produz o vinho, como na Francônia - Baviera, por exemplo - herança cultural romana. Os romanos plantavam parreirais de uva para demarcar seus territórios conquistados no grande Império de Roma.

No ano de 723, um apóstolo inglês que adotou o nome latim de Bonifacius, fez pregação no território da Germânia central e fundou um mosteiro em Fulda (Hessen). Este, historicamente registrado, foi o primeiro ato para a cristianização dos povos germânicos e com isto a adoção de práticas ditas pagãs foram "catequizadas", mas jamais foram totalmente extintas, e sim, rebatizadas e adotadas nas novas religiões são parte da cultura do atual povo alemão, embora muitos desconheçam suas origens, como por exemplo a festa da páscoa.  
Para saber mais sobre a páscoa alemã acesse o Link, clicando sobre: 



Fulda - 1655
Abadia de Fulda fundada por São Bonifácio 
Com modificações ao longo da História






















São Bonifácio























Fulda - Edificação retratada no ano de 1625 e detalhe da mesma edificação, nos dias atuais
Aqui em nossa cidade, edificações com pouco mais de 100 anos são derrubadas, junto com a história da cidade.
Sempre é bom lembrar que esta edificação de Fulda comemorou seus 100 anos um dia, nem que foi no ano de 1725, mas comemorou e sobreviveu 


Para saber mais ler os Post´s: 

Nenhum comentário: