segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Deutsche Welle dá início à oitava edição do concurso The BOBs

Deutsche Welle

A Deutsche Welle inicia em 13 de fevereiro de 2012 a oitava edição do seu prêmio internacional de weblogs, podcasts e videoblogs The BOBs. O tema de destaque deste ano é o direito à educação.
Internautas de todo o mundo poderão sugerir até 13 de março websites de excelente qualidade em seis categorias internacionais e 11 categorias por idioma. Quem quiser participar poderá obter todas as informações necessárias em www.thebobs.com

O Prêmio Tópico Especial deste ano dá destaque à cultura e educação, que também são os tópicos de destaque do Deutsche Welle Global Media Forum, a se realizar no final de junho em Bonn. Na ocasião, os vencedores das categorias internacionais do The BOBs irão receber seus prêmios. Para o "Prêmio Tópico Especial", a DW está procurando blogs, portais e formatos de vídeo que tratam do direito à educação, de projetos educativos e do diálogo intercultural.

Pela segunda vez, procura-se a Melhor Campanha de "Ativismo Social". E o Prêmio Repórteres Sem Fronteiras irá novamente para um blog que transmita de maneira particular para o público os temas da liberdade de imprensa, democracia e direitos humanos.

Além disso, serão indicados os melhores blogs da atualidade nas 11 línguas do concurso – essa parte da competição não é ligada a um tema específico.
  
Shahidul Alam, jurado do BOBs 2012
O concurso da DW The BOBs conseguiu se estabelecer como o mais importante prêmio internacional de weblogs. Trata-se da única competição do gênero a ser realizada em 11 línguas. "O prêmio se destina a incentivar todos aqueles que, apesar das restrições e intimidações, se engajam na web pela liberdade de expressão e pelo acesso livre à educação – e isso no mundo todo", diz a editora-chefe Ute Schaeffer. "A internet oferece uma riqueza de oportunidades, tornando acessíveis programas educativos e promovendo o intercâmbio."

Votação através das redes sociais

Os internautas poderão enviar suas sugestões de candidatos através do Facebook, Twitter e OpenID. Além disso, é possível participar do concurso através de redes sociais como a chinesa Sina Weibo ou a russa VKontakte. Assim poderão participar do The BOBs pessoas em cujos países outras redes sociais são mais comuns.

Jurada para língua portuguesa Rosana Hermann
 na conferência re:publica em Berlim
Neste ano, entre os membros do júri internacional está o renomado fotógrafo Shahidul Alam, de Bangladesh. Alam já recebeu vários prêmios pelo seu trabalho. Entre outros, ele é um dos cofundadores da Learn Foundation, que oferece treinamentos baseados na internet para comunidades rurais. Entre os jurados também estão o conhecido blogueiro e jornalista russo Alexander Pushev, como também Isaac Mao, um dos organizadores da Chinese Blogger Conference. A jurada para a língua portuguesa é a blogueira e jornalista brasileira Rosana Hermann.

As categorias principais (Prêmio do público e Prêmio do Júri)

Melhor Blog
Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social
Melhor Campanha de Ativismo Social
Prêmio Repórteres Sem Fronteiras
Prêmio Tópico Especial, Melhor Canal de Vídeo

As 11 categorias por idioma (Prêmio do Público)

Melhor Blog Alemão
Melhor Blog Árabe
Melhor Blog Bengali
Melhor Blog Chinês
Melhor Blog Espanhol
Melhor Blog Francês
Melhor Blog Indonésio
Melhor Blog Inglês
Melhor Blog Persa
Melhor Blog Português
Melhor Blog Russo

As datas

A fase de inscrições termina em 13 de março, quando o júri internacional indicará os finalistas. Os vencedores serão escolhidos entre 2 de abril e 2 de maio. Por um lado, há o voto do júri, pelo outro – em resultado independente – a votação online. Todos os vencedores serão anunciados em 2 de maio.
No dia 30 de abril, alguns jurados irão falar, em coletiva de imprensa em Berlim, sobre blogs e mídia social em seus países. Os vencedores do júri nas categorias internacionais recebem seus prêmios no Deutsche Welle Global Media Forum, no dia 26 de junho em Bonn. O tema da conferência de três dias será: "Cultura. Educação. Mídia – Construindo um futuro digno".

CA/DW
Revisão: Augusto Valente





Nenhum comentário: