terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que esperar de Gauck futuro presidente?

Deutsche Welle


Joachim Gauck está previsto para ser confirmado como próximo presidente da Alemanha em meados de março. Sua nomeação desencadeou especulações sobre o que esperar do ex-pastor.
"Por favor, não espere um super-homem", disse Joachim Gauck na primeira conferência de imprensa após a sua nomeação para presidente na Alemanha, mais alto cargo político do país. Pessoas que o conhecem muito bem ter dito que esperam que ele seja reservado quando se trata de obter apanhados em questões políticas atuais e debates. Um amigo, jornalista Norbert Robers, escreveu uma biografia sobre o candidato, publicado em 2000. Robers passei muito tempo com Gauck, observando que o futuro presidente tem uma série de visões conservadoras. Gauck tendência de inclinar-se direito sobre algumas questões foi provocando grande discussão on-line desde o anúncio de domingo de sua nomeação. 

Pro-democracia, pró-liberdade.

Tendência biógrafo Norbert Robers
notas Gauck para com patriotismo
Uma coisa que se destaca sobre Gauck é o seu profundo sentimento de gratidão para com a Alemanha Ocidental para a sua reunificação seguinte suporte no início de 1990. Como um pastor luterano na Alemanha Oriental, Gauck encontrou muitos aspectos do sofrimento infligidos por moradores do antigo regime comunista. pai Gauck foi deportado para um campo de trabalho, onde ele desapareceu por muitos anos. Como chefe dos arquivos do Stasi - uma biblioteca de registros da Alemanha Oriental polícia secreta da Força tornados públicos para os cidadãos - Joachim Gauck se familiarizou com muitos outros excessos cometidos pelo governo do ex-comunista.Mas o futuro presidente se orgulha de que o regime da Alemanha Oriental, veio para um fim em paz, e um certo orgulho nacional faz parte da sua visão de mundo. "As pessoas que campeão na Alemanha com certeza para ganhar apoio Joachim Gauck", disse Robers biógrafo, mas acrescentou que Gauck espera que o politicamente engajado para jogar pelas regras e aceitar a questões decisões democracia -. mesmo em casos de derrota referentes aos já bem conhecidos os protestos contra uma expansão controversa de Stuttgart da principal estação ferroviária, Robers sugeriu que os manifestantes que continuaram suas manifestações bem depois de um referendo popular decidiu a favor da expansão planejada seria não encontrar apoio de Gauck. 

Mais certo do lado esquerdo.

Gauck tende a pensar de forma diferente do que muitos sobre questões políticas e sociais, e fazer generalizações não é seu estilo.Como tal, ele não tem um negativo completamente assumir o movimento Ocupar, embora alguns críticos alegaram que ele faz.Mas Gauck tem caracterizado a demandas de alguns no movimento Ocupar para eliminar o sistema capitalista e tornar as instituições bancos estaduais como "bizarro. " O ativista dos direitos civis também observou que ele viu o quanto os bancos danos estaduais na Alemanha Oriental podia fazer. E Gauck responderam positivamente à redução de programas sociais da Alemanha bem-estar conhecido como Agenda 2010 sob o governo de Gerhard Schröder, chamando-a corajosa para tomar as medidas necessárias, apesar o protesto pesado esses passos chamou. 

Sinais no exterior.

Com isso dito, no entanto, é relativamente certo que as experiências de Gauck e perspectivas o levará para apoiar as pessoas em todo o mundo que estão fora para promover a democracia.Aqueles com contato com o futuro presidente espera que ele ofereça um claro apoio a questões de direitos humanos, e Gauck é provável apreciar a ajuda do ministro das Relações Exteriores Guido Westerwelle nessa frente. Westerwelle é um membro do Democratas Livres (FDP), que ele também já dirigiu. E foi o FDP que arriscou uma ruptura com os seus parceiros da coalizão de governo, os Democratas Cristãos (CDU), por meio do seu voto para Gauck como candidato presidencial. Mas o estresse Gauck de associa o futuro presidente vai percorrer cerca de sua defesa em formas mais sutis ao invés de proclamar bem alto seus valores. "Joachim Gauck sabe o que esse cargo exige", disse Robers da presidência, que tem mais de um cerimonial em vez da política orientada para o papel. Amigos da Gauck há muito observou sua tendência para o pragmatismo ea vontade de compromisso, que viram exemplificado no seu comportamento em direção ao Oriente Stasi durante o domínio alemão. 

Consequências para Merkel

Cientista político Gerd Langguth  
"À luz de sua visão bastante conservadora, Joachim Gauck como presidente provavelmente vai levar alguns tiros no chanceler e política de seu governo", disse Gerd Langguth, cientista político e especialista em partes da Alemanha, que vê Angela Merkel e de recusas anteriores da CDU para nomear Gauck como conseqüência de manobra interna do partido. No entanto, a eleição de Joachim Gauck terá consequências significativas para a elite política da Alemanha. Desde a decisão do FDP em favor de Gauck era uma vez contra os seus parceiros de coalizão e de Merkel, o FDP vai ser limitada nas políticas ainda pode fazer passar sob o atual governo. "O FDP é feito, eo chanceler já está bem encaminhada para chegando a outros parceiros de coalizão ", Langguth argumentou. E, de fato, Angela Merkel, já apoiou uma série de políticas que seus adversários poderiam ter pensado impossível obter através de seu governo. O fim do poder nuclear foi intermediado - um projeto de longa data do Partido Verde. A lei do salário mínimo é agora sobre a mesa, o que representa uma vitória para os social-democratas (SPD). E é provável que a vitória alegada o FDP na seleção para o presidente acabará por ser atribuída ao chanceler pacífica. Quando se trata de eleições parlamentares em 2013, o chanceler pode procurar parceria em outros lugares do que com o FDP, cujo apoio entre os eleitores caiu para três por cento a nível nacional. Na Alemanha, uma nova era pode estar chegando à tona.

Autor: Wolfgang Dick / GSW 
Editor: Gabriel Borrud


Nenhum comentário: