segunda-feira, 21 de maio de 2012

Laços Culturais - Deutches Fest - Doris Koettke

Blumenau e região tem inspirado a criação de outras festas da tradição e da cultura alemã no estado de Santa Catarina. É sabido que a imigração alemã também aconteceu na região metropolitana de Florianópolis, sendo que que a cidade de São Pedro de Alcântara foi a primeira cidade catarinense a receber grupos de alemães, há 183 anos.
Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara







Prefeito de São Pedro de Alcântara - Sr.Ernei José Stahelin
 Durante comemorações de 180 anos
 da imigração alemã em SC

No litoral e região, diferentemente que a região do Vale do Itajaí, os imigrantes tiveram contato com outras culturas no primeiro momento - principalmente com a cultura açoriana e africana. Na região do litoral catarinense, as cidades já existiam, mais o período das grandes guerras, culminou com o quase total descultuamento destes pioneiros  - em função da repressão do uso do idioma alemão mais acirrada e a facilidade de aprender outros idiomas em função da proximidade com outras colônias culturais
Um pouco da cultura dos antepassados permaneceu na culinária, que seus descendentes, até bem pouco tempo desconheciam sua origem, por ausência de registros. Diziam somente que aprendeu com o vô ou vó.
Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis - Século XIX
Atualmente, através da iniciativa de alguns historiadores e descendentes conscientes sobre a importância de manter uma identidade cultural que ajudou a dar forma à comunidade local e seguindo o exemplo, amplamente divulgado, através dos eventos no Vale do Itajaí, está acontecendo o resgate e publicações sérias no litoral.
Nossa Senhora do Desterro - Período da chegada
 dos imigrantes alemães no Vale do Itajaí


Ilha de Santa Catarina - Início Século XIX - Vista da cidade de
 Nossa Senhora do Desterro (Atual Florianópolis)
Período - tinham assentados representantes da cultura 
portuguesa e africana na região

Na mesma época, diferentemente dos imigrantes que permaneceram no litoral, os imigrantes que chegaram no Vale do Itajaí, foram assentados em locais quase totalmente desabitados e desprovidos de estrutura básica. Tiveram que construir suas cidades e vilas, em um primeiro momento, sozinhos.
Chegada dos primeiros imigrante alemães no Vale do Itajaí - 1850
Foz do ribeirão da Velha no Rio Itajaí Açu
Estrutura de alojamento  - Galpão com cobertura de palha

Primeiras habitações com material colhido no terreno 
 

Promotora de Eventos do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  Sra. Doris Koettke, esteve com sua banda - Banda Germânica, na 13° Deusches Fest - Florianópolis. Além de promover a integração entre descendentes dos imigrantes  alemães das duas regiões, Sra. Doris inteirou-se de eventos com o mesmo perfil cultural daqueles promovidos no C.C. 25 de Julho. Interagir, trocar experiências, manter e preservar a identidade cultural como meta e foco.
Sra. Doris tocando e cantando no grupo cultural do C.C. 25 de Julho - Die Tanzlmusi
Oktoberfest 2010
Para saber mais sobre a Associação de cultura alemã, em Florianópolis - clicar sobre o Link: http://www.deutschewelt.com.br/


Irmanados através da música, gastronomia e a dança  da cultura.




Nenhum comentário: