terça-feira, 8 de maio de 2012

Livro cita Blumenauense e seu feito - Concreto armado

Contribuição importante do casal Rolf e Renate Odebrecht, através de seu comentário e análise do livro A História Alemã no Brasil, com foco no Engenheiro Emil H. Baumgart.



O livro: “A História Alemã do Brasil – Die Deutsche Geschichte Brasiliens” Produção e Editora da AHK 
– Câmara Brasil Alemanha, São Paulo, 2001, edição bilíngue. 

 Cita feitos importantes de integrantes da família Odebrecht.


Desenvolvimento Econômico, p.92
Emil H. Baumgart
No início do século XX, muitos engenheiros alemães construíram arranha-céus, prédios industriais, pontes e mansões, no Brasil. Um dos pioneiros foi o engenheiro Lamber Riedlinger, natural de Württenberg, que era dono de uma construtora no Rio de Janeiro, com várias filiais, cuja influência na construção moderna é inconfundível.
O engenheiro Emil Heinrich Baumgart (1889-1943), natural de Blumenau, um dos colaboradores de Riedlinger, introduziu o concreto armado no Brasil. Baumgart projetou mais de 1.000 prédios e 100 pontes (tinha firma própria no Rio de Janeiro). Entre suas obras destacam-se os prédios da Cinelândia e o edifício do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, e o Banco do Brasil, em São Paulo. Sua ponte, “Maurício de Nassau”, no Recife, é muito conhecida. Mas a obra que o celebrizou foi a ponte sobre o Rio do Peixe, em Joaçaba, Santa Catarina, construída em 1928, com 68 metros de vão livre – recorde mundial na época.
Prédio do Ministério da Educação - Rio

A Sra Renate Odebrecht ainda escreve:

 "Outros nomes familiares são citados no livro: Emil Odebrecht, Norberto Odebrecht, mas trazendo textos que já são conhecidos por nós. 

O texto acima, sobre Emílio Baumgart, completou um pouco mais as informações que temos sobre ele. Seu busto está atualmente, em sua terra natal, em lugar não condizente com a importância de sua obra, numa pracinha que ficou apertada entre duas vias rápidas, totalmente no esquecimento, ninguém passa por lá a pé. Mas ele olha ainda para o bosque centenário plantado por seu avô, ali perto (foi o primeiro neto de Emil Odebrecht), onde tantas vezes brincou quando criança e adolescente ...

 O livro em si, é um compêndio da contribuição alemã à formação da nação brasileira, bastante atualizado. Quem puder consegui-lo junto às Câmaras de Comércio, não deixe de fazê-lo. O atual exemplar é do Marcos Schroeder, de Blumenau.

 Um abraço, 

Rolf e Renate S. Odebrecht"
Rolf e Renate Odebrecht - Netos de Emil Odebrecht e
primos de Emil Baumgart

















Agradecemos importante contribuição. 
Abraços aos sócios do centro cultural e pesquisadores: 
Sra. Renate e Sr. Rolf Odebrecht.



Nenhum comentário: