quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Grupo Harmônicas no Oktoberfest 2011 e este no JN - Globo

Uma das manchetes do Jornal Nacional - Rede Globo, do dia 11 de outubro, foi o Oktoberfest 2011 de Blumenau, que contém Harmônicas Blumenau do C.C. 25 de Julho de Blumenau que ilustrou a reportagem.


Para assistir - Acesse:

Esclarecimentos:

1 - Quando os grupos culturais, representantes do clubes de caça e tiro, pessoas de Blumenau participam do desfile da Oktoberfest, não são figurantes, mas  pessoas que vivenciam, fazem a festa e mantém a cultura, através de sua manutenção e prática, durante todo o ano.

2 - A Oktoberfest não é carnaval alemão. Carnaval é outra grande festa foclórica cultural, parte da grande colcha de retalho cultural brasileiro, totalmente destoante da festa típica da cultura germânica, que tem como uma de suas características, os grandes desfiles ao som de marcha. Nos Estados Unidos que, também, recebeu contribuição desta cultura, apresentam desfiles semelhantes em seus festejos. O carnaval brasileiro é uma síntese de práticas do período de carnaval (bíblico) de culturas européias (portuguesa e espanhola) com práticas da cultura africana.


Último desfile da Rua XV de Novembro - dia 12 de outubro - Carro das Harmônicas Blumenau
Fotografia Cynthia  Emmendoerfer




















Ein Prosit!



2 comentários:

Anônimo disse...

Angelina a festa de vocês ai é linda, é um sucesso, basta ver que os hotéis ai estão lotados e no rosto das pessoas é pura alegria. Como a redacão do JN não fez uma revisão do texto e colocou dois termos (Figurantes e Carnaval alemão) que deram um outro significado a reportagem. Parabéns ao Centro Cultural 25 de Julho por ser esse baluarte que preserva a cultura alemã e faz da oktoberfest a maior e mais bela festa de Outubro do Estado da nossa BELA SANTA CATARINA. Doni de Goiás

Centro Cultural 25 de Julho disse...

Agradecemos, novamente sua visita, Doni.
O ato de sorrir, contagia.
Na sua essência, a arte representada na dança e na música, também contagiam. Acreditamos que este é o segredo...
Cultuar uma cultura que não tem destaque somente em outubro, mas durante o ano todo, na cidade de Blumenau e também no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Abraços da Equipe do blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau