terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um pouco de História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania

Sugerimos àqueles que ainda não leram os Post´s anteriores  "Um pouco de História..." o façam, para melhor compreensão deste.
  

Como já foi postado, em um “Um pouco de História...” aqui no Blog, o povo alemão é resultados de várias mudanças sociais, políticas e econômicas, ao longo de muitos séculos, por domínios e organização social de culturas diferentes, em um mesmo território. O que sempre unificou foi a mesma lingua, mesmo que falada em diversos dialetos, reflexos destas diferentes ações dentro de sua História.


A História de Alemanha atual é muito recente, mais recente que a história de fundação da cidade de Blumenau.

Por que este enfoque?
Procurar compreender porque dentro de um país com limites territoriais pequenos, possam existir tantas diferenças no perfil cultural de seu povo, até mesmo na região.

Por exemplo, o Sr. Johann Telle, nosso visitante de sexta feira, dia 3 de dezembro, se divertiu, ao saber que  trajamos a indumentária típica em eventos e apresentações culturais, no clube, cidade e região.  http://cc25dejulho.blogspot.com/2010/12/ultimo-ensaio-dos-coros-do-cc-25-de.html
Ele explicou que, em sua cidade, Bonn, bem como em toda a região, em torno de Bonn,  nunca usam trajes típicos e tampouco dançam danças folclóricas. Quando comentou sobre este fato, percebemos que se divertia diante de nossa maneira de praticar a cultura e valorizar a cultura dos antepassados, aqui na região  do Vale do Itajaí.


Com um pouco de paciência e "Um pouco de história"... vamos tentar compreender, ao longo de postagens posteriores, aqui no Blog, estas diferenças.
Lembramos, que ninguem está certo ou errado. O etnocentrismo deve ficar fora de nossa conduta e maneira de observar a cultura de outro povo.

O conhecimento é fundamental!

Hoje vamos apresentar a origem da expressão usada  para denominar as primeiras etnias que viviam na região onde está o atual território da Alemanha. Qual a origem das expressões Deutschland e Germania.
A palavra Deutschland (Alemanha) é composta a partir de dois fragmentos: land -> Terra e deutsch, expressão que surgiu no século VIII e denominava os povos que viviam na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno.

Carlos Magno

Os francos ficaram conhecidos porque conseguiram estruturar um poderoso reino nequele período, em plena  Alta Idade Média. Formavam uma das tribos germânicas que invadiram o espaço do império romano e estabeleceram um forte reino na região que cobre a maior parte da atual França e leste da atual Alemanha - Região onde está localizada a cidade do Sr Telle - Bonn.


Francos


Naquela época, no tempo de Júlio César, o rio Reno já era o limite natural entre duas culturas distintas: o latino mediterrâneo e o nórdico germânico. Neste tempo, os romanos tentaram, por duas vezes, dominar a Germânia, cruzando este rio. A origem deste povo pode ter sido a partir dos Teutões, povos que pouco se conhece e existe poucas informações, pois, desapareceram após terem sido derrotados pelo comandante romano Caio Mário, em 102 AC.
A expressão latim - Germânia é oriunda do alemão: Gehmann ou Wehrmann, que significa: “homem de guerra” ou “homem de lança”.



Só para compreender - a palavra franco, vem do germânico antigo Frekkr e significava "livre", “forte”, “ousado” e “corajoso”.

Mas, continuando...
Ouviu-se falar, pela primeira vez, sobre os Germanos, no século I AC, nesta época, para denominar as tribos célticas. O historiador romano, Tácido e o Imperador Júlio César registraram as primeiras informações sobre os hábitos e costumes dos germanos, estes apresentados pelos romanos como povos bárbaros organizados em tribos, que moravam em florestas e desconheciam a existência das cidades. Tácito deixou registros e descrições em sua obra: Germânia. Já, César registrou em seu livro Sobre a Guerra Gálica, descrevendo a luta contra Ariovisto, neste registro, apresentado como “rei dos germanos” e grande ameaça para “toda Gália”.




Ariovisto

Uma curiosidade:

Armínio em batalha

O imperador romano Augusto desistiu da expansão até o rio Elba (leste da atual Alemanha) depois que o príncipe Armínio, da etnia germânica dos queruscos, derrotou três legiões na Floresta de Teutoburg.

Por ter conseguido deter os romanos, Armínio – ou Hermann, como é chamado, em alemão – é considerado o primeiro herói  local na História da Alemanha.




Postado por Angelina Wittmann










2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo, muito enriquecedor!

Angelina Wittmann disse...

Ficamos muito contente que gostou do artigo...Muito mesmo. nosso objetivo e levar esclarecimentos e questões para o melhor entendimento sobre a cultura dos povos germânicos. Abraços da Equipe do Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau.