quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Biografia - Alda Schlemm Niemeyer


Hoje vamos conhecer um pouco da biografia de uma sócia ilustre do C.C. 25 de Julho de Blumenau e que estará presente na festa de natal e do encerramento das atividades culturais do clube. Falamos da Sra. Alda Schlemm Niemeyer.

A Sra. Alda nasceu em Joinville, em 18 de maio de 1920, depois foi residir em Curitiba, com sua família, onde passou sua infância e juventude. Na juventude, em companhia da mãe e da irmã, foi para a Alemanha fazer cursos de aperfeiçoamento. Na época, foi impedida de retornar ao Brasil, em função da II guerra mundial, em 1939. Permaneceram, forçosamente, na Alemanha por nove anos. Durante a II guerra mundial, trabalhou como enfermeira com um cirurgião-dentista e na Cruz Vermelha, com a idade entre 20 e 30 anos.

Sra. Alda casou na Alemanha e deste casamento teve três filhos. Em 1945, retornou ao Brasil. Viúva, casou-se, novamente, com Érico R. Niemeyer e teve mais três filhos. O casal Niemeyer mudou para Blumenau no final da década de 60 do século passado.

Em Blumenau, a Sra. Alda desenvolveu trabalhos, junto à comunidade, na área social e cultural. Seu marido atuou como médico e ela o acompanhava nas atividades. Inicialmente como enfermeira, posteriormente, em obras assistenciais.

A Sra. Alda foi professora de yoga.

Nos anos 70 do século passado, ingressou no radioamadorismo. Pertence ao Clube de Radioamadores de Blumenau, desde 1976, como membro ativo, exercendo vários cargos. A Alda Schlemm Niemeyer participou da primeira expedição feminina, realizada no Brasil - Ilha Comprida-SP, em 1998.

Como radioamadora, se destacou na divulgação da vida e obra do Padre-cientista Roberto Landell de Moura, a nível nacional e na Europa. Traduziu, para o idioma alemão, o livro - O outro lado das telecomunicações - A saga do Padre Landell de B. Hamilton Almeida. O livro foi lançado em Dortmund, na Alemanha, em maio de 1995. Pelos trabalhos feitos em torno da obra sobre a vida do Padre Moura, recebeu a comenda da Ordem de Radioamadores Padre Roberto Landell de Moura.

Padre Roberto Landell de Moura
 Dona Alda foi, igualmente incansável durante as grandes enchentes de 1983 e 1984, época que sequer se imaginava a existência de câmeras digitais, celulares e computadores. Mal e mal funcionavam os telefones fixos. Ela considera seu trabalho mais relevante, no período em que, atuou como radioamadora e auxiliou nas enchentes da década de 80.
  
Enchente de 1983

Seu trabalho foi publicado, em 1995, na obra, a qual é co-autora: S.O.S. Enchente - Um vale pede socorro. O livro é um relato documental e fotográfico das atividades radioamadorísticas durante as enchentes de 1983 e 1984.

A Sra. Alda participou, igualmente, do grupo de teatro amador do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Auxiliou na montagem de inúmeras peças de teatro, no idioma alemão. A Sra. Alda aprecia, defende as artes e a cultura de seus antepassados. Mais uma vez, ela estará entre nós, no C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 13 de dezembro próximo, durante a festa de natal do clube.

  
Aproveitemos, nesta ocasião, para lhe dar um abraço e emitir um “muito Obrigada” a esta guerreira de 90 anos de idade!

 Quem teve o privilégio de a conhecer, diz que a Sra. Alda  é uma pessoa de extraordinária cultura e dona de contagiante entusiasmo, carisma e é muito comunicativa. Adota e divulga o lema: “com um sorriso se abrem todas as portas”.




Isto é C.C. 25 de Julho!


Postado por Angelina Wittmann









Um comentário:

Unknown disse...

Que pessoa linda! Tive o prazer de conhecer essa senhora encantadora, forte e dona de uma grande história.