domingo, 26 de dezembro de 2010

Deutsch Kochrezepte

Algumas receitas da culinária alemã, feitas para este período de festas.


Estrela de Canela (Zimtsterne)

Ingredientes

4 claras
250 gramas de açúcar de confeiteiro
400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
2 colheres de chá de canela em pó
Açúcar cristal

Modo de Preparo: Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.


Butterplätzchen (bolachinha de manteiga)

Ingredientes:

540 gramas de farinha
360 gramas de manteiga macia
2 pacotinhos de açúcar de baunilha
casca ralada de um limão
1 pitada de sal
4 gemas
180 gramas de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo: Bater a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão, o sal e bater até ficar cremoso. Aos poucos, acrescentar as gemas e o açúcar de confeiteiro. Por último, juntar a farinha previamente peneirada. Não é necessário bater muito. Esta massa básica pode ser modificada para algum tipo especial de bolachinha, bastando acrescentar mais algum ingrediente, como coco ralado, por exemplo.
A massa deve ser aberta com o rolo sobre uma superfície pulverizada com farinha. As bolachas cortadas com forminhas devem ser colocadas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em fogo brando (de 12 a 15 minutos). O que mais você pode fazer com esta massa, no link abaixo.


Maçã assada

4 maçãs
suco de um limão
100 gramas de marzipã
50 gramas de passas
350 gramas de manteiga
250 ml de suco de maçã ou vinho
100 gramas de mel
200 gramas de farinha de trigo
150 gramas de açúcar
100 gramas de avelãs moídas

Modo de Preparo: Lavar as maçãs, retirar os miolos e os caroços e cortar a parte de cima como uma tampa. Molhar com suco de limão. Misturar o marzipã com as passas e rechear as maçãs com esta massa. Derreter 200 gramas da manteiga e acrescentar o suco de maçã (ou vinho) e o mel. Despejar numa forma refratária e dispor as maçãs por cima. Fazer então uma farofa com farinha, açúcar, avelãs e o restante da manteiga. Distribuir esta farofa sobre as maçãs. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos.


 Vinho Quente (Glühwein)

1 litro de vinho tinto
De ½ litro a 1 litro de água
Açúcar a gosto
1 pau de canela
Cravos da índia inteiros
Casca de laranja ou de limão
Rum ou Vinho do Porto a gosto

Modo de Preparo: Reunir todos os temperos em um saquinho de gaze ou pano, colocá-los para ferver na água com o vinho e o açúcar. Servir quente.




Nenhum comentário: