sábado, 13 de abril de 2013

Espetáculo de Danças Folclóricas Brasileiras

A bagagem da Blumenauer Volkstanzgruppe, recheada de danças brasileiras, será uma maneira de mostrar no exterior a alegria do Brasil em sua forma mais tradicional, o rico folclore aqui presente. Pesquisar e reproduzir estas danças que mostram a cultura das diversas etnias que aqui se estabeleceram é um trabalho gratificante e engrandecedor. 

Foto: William Weiland

Dançando carimbó, coco, ciranda ou forró a representatividade do norte e nordeste brasileiro é marcante e tem um diferencial em seus ritmos e passos de dança, na música marcada por tambores, ganzá e pandeiro. A interação da cultura negra com a indígena, mesclada com harmonias e instrumentações europeias nos deixa viajar em um mundo de sonoridade exótica e fascinante.
Coco de roda - Foto: Juliano Depiné



Forró dançado em roda - integração entre os dançantes - Foto: Juliano Depiné














Ciranda - Foto: Juliano Depiné

Carimbó - Peru de Atalaia
- Foto: Juliano Depiné
 
Carimbó - Peru de Atalaia - Foto: Juliano Depiné



























Contos e lendas também fazem parte da estória do Brasil que tem figuras como o saci, o boitatá, a cuca, a Iara entre outros tantos. Com uma pequena apresentação de teatro contando a lenda da Iara, a sereia que enfeitiça os pescadores na beira do rio Negro, o grupo quer partilhar um pouco desta manifestação contada de pai para filho. 
Lenda da Iara
Outra estória que será apresentada será o maculelê, que salva a tribo lutando com bastões. Esta luta também é dança ao som das batidas do atabaque e dos cantos de inspiração negra.
Maculelê - Foto: Juliano Depiné
Já no sul encontramos a cultura espanhola que se manifesta nas danças gaúchas com todo o charme das prendas e o som do acordeon. O litoral catarinense está recheado das ma infestações trazidas pelos açorianos nos mostram a alegria de suas danças e festas. Um pouco mais ao norte, o litoral paranaense, principalmente na região de Paranaguá mantem a tradição do fandango de tamancos e a música dos instrumentos tradicionais da viola, rabeca e adufo.

Danças gaúchas - Foto: Juliano Depiné

Danças gaúchas - Foto: Juliano Depiné
Fandango de Paranaguá -Foto: Juliano Depiné
Fandango de Paranaguá -Foto: Juliano Depiné
Todo este conjunto de dança e teatro será apresentado ao som de música ao vivo, executada em parte pelos próprios dançarinos que assim mostram seus talentos múltiplos nos instrumentos e na voz, na representação e na dança. 

A estreia acontecerá no dia 4 de Maio, às 19 horas, no Centro Cultural 25 de Julho. Os ingressos antecipados ao preço de R$15,00 podem ser adquiridos com os integrantes do grupo ou na secretaria do clube.

Nenhum comentário: