domingo, 28 de abril de 2013

Turnê dos Coros - 4 - Alemanha - Conhecendo a cidade de Speyer

Catedral de Seyer
Um pouco mais de História sobre a cidade de Speyer...

Após o almoço, o grupo foi conhecer alguns locais da centenária cidade de Speyer.
Há evidencias da presença do homem no local onde está a cidade de Speyer, em 5000 anos AC - período neolítico- idade do bronze. No segundo milênio AC, nesta região viviam tribos germânicas. Foi encontrada um sepultura germânica, que tem a provável idade de 50 a 20 AC - em Johannesstrasse. 
Após o domínio romano - 50 AC - o Rio Reno tornou-se a fronteira do Império Romano. Os romanos construíram acampamentos e fortes ao longo do rio a partir dos Alpes até o Mar do Norte.
A história de Speyer começou com a construção de um desses campos, por volta de 10 AC por um general  romano, que fez ali a base para novas conquistas para o leste do rio Reno. Como já mencionado em Post anterior, o fator decisivo para a escolha do local foram as margens do rio altos em forma de cunha, onde a ponta apontada para  o extremo Oriente - planície do Rio Reno, livre de inundações O primeiro forte foi construído na parte leste da atual Maximilianstrasse entre o Kleine Pfaffengasse e a Grosse Himmelsgasse. O fosso foi localizado ao longo da Pfaffengasse Kleine.
Com o consentimento dos romanos sob o imperador Augusto, a tribo germânica dos Nemetes se instalaram na região de Speyer, e outras tribos germânicas, do outro lado do rio Reno - como os Vangiones e Triboci,  nas imediações de Rheingau e Alsácia.
Após 20 anos, o primeiro forte foi substituído por um segundo, que se sobrepõe o primeiro. Sua parede norte corresponde com a ex parede  sul do antigo forte. Restos deste, foram encontrados no bairro judeu. A proximidade, pelo leste e oeste do forte, com o rio impulsionaram o desenvolvimento de Speyer, com a vinda de assentamento de civis.
O segundo forte foi novamente substituído por um terceiro, um pouco mais afastado do Rio Reno, entre Maximilianstrasse e Ludwigtrasse. Dizem que as razões para a troca do local, teriam sido algumas, como: uma inundação, a falta de espaço e a necessidade de mudanças, talvez a mais provável. Este forte existiu até pelo menos, o ano de 74, quando as tropas foram transferidas para territórios recém conquistados à leste do Rio Reno. Speyer, com isto, não sendo mais fronteira, perdeu  sua importância militar. A partir de 83, tornou-se parte da província romana da Germânia Superior. O forte foi abandonado. Em 150, a cidade apareceu como Noviomagus - Novo Campo, no mapa mundi do grego Ptolomeus Claudio. O mesmo nome é mencionado no início do século 3, no itinerário de Antonino - Manual e mapa das estradas do Império Romano. O nome também pode ser encontrado em marcos ao longo do Rio Reno.

Speyer...as imagens comunicam....




















Local  onde o grupo almoçou no dia 27 de abril
















Grande porta de bronze









Interior da Igreja luterana
















Próximo Post - Primeira apresentação dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Centro Cultural Frohsinn - Kirrlach - Alemanha.

Nenhum comentário: