sábado, 4 de agosto de 2012

Regulamento da XIV Olimpíada Cultural da ACCTB


Para qualquer dúvida como entrar em contato com a Organização


Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau
Rua Itajaí, 2560 – Vorstadt – Blumenau/SC 89015-200 
 Fone: (47) 3340-5635 - CNPJ: 79.375.291/0001-52
Site: www.clubesdecacaetiro.com.br
E-mail: acctblu@gmail.com 

Local da XIV Olimpíada Cultural da ACCTB

Data da realização: 04/08/2012 e 05/08/2012 

Local do evento: Sociedade Recreativa e Desportiva Centenário 
Endereço: Rua Centenário, 240 – Bairro: Valparaiso 
Fone do clube: 3324-0374 
Presidente: Sra. Neuci de Souza


Modalidade e Disputa


  Bocha (feminino) ------------------------------- 04/08 
  Bocha (masculino) ------------------------------05/08 
  Tiro Carabina 22 apoiada - Feminino-----------18 e 19/08 
  Tiro Carabina 22 apoiada – Masculino----------18 e 19/08 
  Tiro ar comprimido – Feminino----------------- 18 e 19/08 
  Tiro ar comprimido – Masculino-----------------18 e 19/08 
  Rei dos Reis / Rainha das Rainhas-------------- 18 e 19/08
  Bolão individual---------------------------------18/08 (rei e rainha) - 
  Bolão equipe (feminino)-------------------------19/08  
  Bolão equipe (masculino)-----------------------19/08  
  Truco dupla – 5 duplas por clube (misto)--------05/08 
  Skat – 4 jogadores por clube -------------------04/08 
  Desfile dos clubes------------------------------ 05/08 
  Solenidade de abertura ------------------------ 05/08 
  Canastra dupla – 5 duplas por clube (misto)-----05/08 
  Dominó dupla - 5 duplas por clube (misto)------05/08 
  Caneco – 5 pessoas por clube------------------ 05/08 
  Cabo de guerra – 5 pessoas---------------------05/08 
  Serrador – 1 dupla por clube-------------------05/08 
  Lenhador – 1 lenhador por clube---------------05/08 
  Salsicha em metro------------------------------05/08 
  Eleição da Rainha e Princesas /Entrega dos Troféus--25/08  


Pontuação: 


A contagem de pontos para efeito de classificação geral da XIV Olimpíada será feita dentro da seguinte tabela: 


1° Colocado 10 pontos 5° Colocado 04 pontos 
2° Colocado 08 pontos 6° Colocado 03 pontos 
3° Colocado 06 pontos 7° Colocado 02 pontos 
4° Colocado 05 pontos 8° Colocado 01 ponto 






Critérios para definir Classificação/Competições/Mata/Mata

(Canastra, Dominó, Truco, Caneco, Bocha, Futebol, Cabo de Guerra) 

1. FASE FINAL COM 4 (QUATRO) DUPLAS 

Campeão, Vice Campeão, 3º Colocado e 4º Colocado definem jogando 

5º Colocado será a dupla que perdeu para o campeão (fases anteriores as quatro duplas). 
6º Colocado será a dupla que perdeu para o vice-campeão (fase anterior as quatro duplas). 
7º Colocado será a dupla que perdeu para o 3º colocado (fase anterior as quatro duplas). 
8º Colocado será a dupla que perdeu para o 4º colocado (fase anterior as quatro duplas) 

2. FASE FINAL COM 5(CINCO) DUPLAS 

Campeão. Vice e 3º Colocado definem jogando 
4º Colocado será a dupla que perdeu para o campeão ou vice. (fase de cinco duplas) 
5º Colocado será a dupla que perdeu para o campeão, vice ou 3º colocado eliminando a dupla que contemplou o 4º colocado. (faze de cinco duplas) 
6º Colocado será a dupla que perdeu para campeão, vice ou 3º colocado eliminando as duplas contempladas com 4º e 5º colocados (fases anteriores as cinco duplas). 
7º Colocado será a dupla que perdeu para o 4º colocado (fase anterior as cinco duplas.) 
8º Colocado será a dupla que perdeu para o 5º colocado. (fase anterior as cinco duplas) 

3. Critério do sorteio nas modalidades 

Quando houver mais de uma inscrição por clube, estas não poderão se encontrar na 1ª rodada. 
Após sorteio das rodadas quando for número impar, quem fica no saco será o primeiro a jogar na rodada seguinte. Observando este critério no decorrer do sorteio das rodadas quem já ficou no saco poderá ficar novamente. 

Quando houver mais de uma inscrição por clube, estas não poderão se encontrar na 1ª rodada. 

Após sorteio das rodadas quando for número impar, quem fica no saco será o primeiro a jogar na rodada seguinte. 
Observando este critério no decorrer do sorteio das rodadas quem já ficou no saco poderá ficar novamente. 


4. Critério premiação modalidades com mais de uma inscrição. 

O clube que estiver inscrito em uma modalidade com mais de uma inscrição e classificar mais de uma entre as oito, valera para contagem geral de pontos a inscrição que obteve a melhor classificação. As demais inscrições não contarão ponto para classificação geral e não serão computados para outra equipe. Se classificarem entre as três melhores receberão medalhas. 

6.  Regulamento do desfile dos clubes.


1. O desfile do dia 05 de agosto terá início às 08:00h – A concentração para inicio do desfile será no pátio do supermercado Mini Preço. 

2. Convidam-se todos os clubes para fazerem parte do desfile. 

3. Pontuação: 5 pontos para o Clube que desfilar com a Bandeira, + 5 pontos para o Clube que comparecer com 10 a 19 integrantes, +2 pontos para o clube que comparecer com 20 ou mais integrantes. 



SALSICHA EM METRO 


Coordenador - Adilson Carl – Fone: 9979-5012 
Coordenadora: Juraci Carl – Fone: 9982-0450 

1. O enceramento das inscrições será às 17:00h do dia 05/08. 
2. Ao termino das inscrições será feito o sorteio, para definir a ordem de participação dos competidores. 
3. Cada Clube poderá inscrever até 2 duplas. 
4. Será considerado vencedor a dupla que consumir a lingüiça em menor tempo. 
5. O clube o qual pertencer à dupla 1o colocada será premiado com troféu, e as duplas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas. 


CABO DE GUERRA / SERRADOR / LENHADOR 


Inscrição: Cabo de Guerra, Serrador e Lenhador será das 14h00min horas ás 15:00h. 

Sorteio: 15h00min às 15h15min horas sorteio das três modalidades. (Sequencia conforme acima) 
15h15min início das três competições com intervalo de 15 minutos entre uma modalidade e outra. 

Obs.: A equipe que trazer machado ou serra será a primeira a serrar ou lenhar, devendo 
Emprestar a serra ou o machado a equipe que solicitar. 

CABO DE GUERRA 



Coordenadores – Gehard Fritzke / Círio Goldacker 
Fone: 3337-3853 / 3337-1355 

1. Cada clube poderá participar com um grupo de 5 pessoas. 
2. O grupo poderá ser masculino, feminino ou misto. 
3. Iniciando a competição ao centro o cabo terá uma marcação central. 
4. A pista será marcada com: Faixa Central, Faixa 4m Anterior, 4m Posterior. 
5. Vencerá a equipe que conseguir ultrapassar a marcação central do cabo da faixa anterior. 
6. A competição seguirá com eliminatória direta. 
7. Não Será permitido calçado com trava. 
8. O clube campeão será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas .


SERRADOR 


Coordenador – Gehard Fritzke / Círio Goldacker 
Fone: 3337-3853 / 3337-1355 

1. Cada clube poderá participar com uma dupla. 
2. Será campeã desta modalidade a dupla que serrar os obstáculos em menor tempo. 
3. O clube da dupla campeã será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas.


LENHADOR 


Coordenador – Gehard Fritzke / Círio Goldacker 
Fone: 3337-3853 / 33371355 

1. Cada clube poderá inscrever um lenhador. 
2. A participação do lenhador será por sorteio, o qual deverá estar presente no local no momento, sob pena de desclassificação. 
3. Será considerado vencedor o lenhador que obstruir o obstáculo em menor tempo. 
4. O Lenhador, não poderá colocar o pé na tora. 
5. O clube o qual pertencer o 1o colocado será premiado com troféu, e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas 

CARABINA AR MIRA ABERTA 



(AS ARMAS DEVERÃO SER DE CALIBRE 4,5 mm E DE DOBRAR O CANO) 

Coordenador – Antonio de Andrade – 9134-3866 
Local das Provas: CERC CONCORDIA. 
Datas 18/08 Sábado das 13 h as 19 h 
19/08 Domingo das 8 h e 30 Min. as 12 h 
Tanto no sábado como no domingo podem atirar o masculino e o feminino. 

Artigo 1º - As equipes serão de categoria masculino e feminino com 7 atiradores (as) cada. Obs. No não cumprimento da mesma, a forma de punição será a desclassificação do Melhor atirador (a) da equipe. 
Artigo 2º - Cada atirador (a) terá 11 alvos a seu dispor: sendo um alvo de ensaio e outros dez para a prova, sendo um tiro em cada um, perfazendo assim 10 tiros, devendo o mesmo anotar o nome e o Nº do alvo em sua ficha de inscrição e na folha de controle de cada equipe. Obs.: Caso tenha dois ou mais tiros em um dos dez alvos será considerado o de menor valor. 

Artigo 3º - Para a classificação geral das equipes será computados os cinco melhores atiradores (as). 
Artigo 4º - Os critérios para desempate entre as equipes serão os seguintes: 
A- Maior Nº de dez dos cinco melhores atiradores (as) da equipe. 
B- Maior Nº de X dos cinco melhores atiradores (as) da equipe. 
C- Maior N٥ de dez em ordem regressiva dos cinco melhores atiradores (as) da equipe. 
D- Maior Nº de X na ordem regressiva dos cinco melhores atiradores (as) da Equipe. 
E- Tiro mais central do ultimo alvo do melhor atirador (a) da equipe(s).

Artigo 5º - A munição será de livre escolha do atleta e cada equipe e ou atirador devera levar as suas munições. 
Artigo 6º - Para o rei e rainha do dia será escolhido pelo alvo Nº um (1) de cada atirador (a). 
Artigo 7º - As armas, conforme o título serão de mira aberta e de dobrar o cano não sendo permitido qualquer outro tipo de arma, levando à equipe a desclassificação caso não o cumpra. 
Artigo 8º - Não serão permitidas roupas especiais de tiro, tais como casacos, calças, luvas, botas ou qualquer tipo de acessório que traga vantagem ao atirador(a), exceto boné de tiro ou lente para correção do grau dos óculos. Obs.: A punição será da desclassificação da equipe caso seja pego um atirador (a) pelo fiscal, utilizando um destes acessórios. 
Artigo 9º - Será permitido que o atirador (a) apóie seus cotovelos na mesa ou sobre a máquina de troca de alvos, sendo assim vedado o apoio das mãos ou então da arma sobre a mesa ou máquina de troca de alvos, o atleta poderá encostar a cintura na mesa. Caso o atleta necessite de um ou dois apoio para os cotovelos 
devido a sua altura poderá utilizar desde que os mesmo providenciem tal auxilio. Obs.: Desclassificação do atirador que utilizar-se do método incorreto. 
Artigo 10º - Somente será permitida a entrada no estande de tiro, de um atirador (a) acompanhado (a) de um técnico ou ajudante da mesma equipe. Obs.: A punição será uma advertência e na 2ª vez da desclassificação da equipe caso seja pego por fiscal o (a) atirador (a) não cumprindo o regulamento proposto. 
Artigo 11º - Atletas que entrarem no estande terão no máximo 10 minutos para começarem a atirar, caso contrário a sua vaga será cedida pelo fiscal à outra equipe que esteja esperando. 
Artigo 12º - Os fiscais são autoridades máximas dentro dos estandes, sendo a estes atribuídos a fiscalização e o cumprimento deste regulamento. Caso seja necessário, os mesmos têm o poder para determinar e resolver qualquer problema que ocorra dentro do estande. Caso não chegarem a um acordo levarão o problema para o coordenador da prova e se este não conseguir resolver será encaminhado para. CONSELHO ORGANIZADOR DISCIPLINAR. 
Artigo 13º - Não será permitido que o técnico ou ajudante do atirador (a) dê tiros no alvo de ensaio no lugar do atirador (a), para a regulagem da arma. 
Artigo 14º - Premiação: A sociedade a qual pertencer a equipe campeã receberá um troféu e os atiradores (as) das equipes campeãs, vice campeãs e terceiras colocadas receberão medalhas. 
Artigo 15º - Os alvos a serem utilizados serão iguais ou semelhantes ao do ano anterior. 
Artigo 16º - Poderão participar das provas sócias (as) e seus dependentes a partir de oito anos de idade, sendo que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável. 
Artigo 17º A apuração será feita de forma manual e após o termino da prova. 
Artigo 18º - Conforme lei municipal é proibido fumar dentro de ambientes fechados 
Artigo 19º - Os casos omissos serão resolvidos pelo CONSELHO ORGANIZADOR 


DISCIPLINAR. 

REI DOS REIS E RAINHA DAS RAINHAS 

Coordenador – Antonio de Andrade – 9134-3866 
Local das Provas: CERC CONCORDIA 
Datas 18/08/12 Sábado das 13 h as 19 h 
19/08/12 Domingo das 8 h e 30 Min. as 12 h 

Tanto o masculino como o feminino podem atirar no sábado ou no domingo. 

Artigo 1º - Poderão participar todos os reis e rainhas que receberam moção da Câmara de Vereadores de Blumenau no mês de março do corrente ano, alem daqueles que forem indicados pelo Clube. 
Artigo 2º - Os reis e rainhas que participarem das competições da prova de carabina apoiada pela olimpíada utilizarão os alvos 2, 3 e 4 da respectiva prova. 
Artigo 3º - O rei ou rainha que não disputara as provas valida pela olimpíada, deverão solicitar a organização para que seja providenciado um jogo com 4 alvos, sendo um para ensaio e três para a disputa com um tiro por alvo. 
Artigo 4º - Será considerado rei ou rainha aquele (a) que tiver o tiro mais central em qualquer um dos 3 alvos validos para esta disputa. OBS: Em caso de empates será vencedor (a) aquele (a) que tiver a menor idade. 
Artigo 5º - Os alvos serão os mesmos usados nas provas de carabina 22. 
Artigo 6º - O rei dos reis e seus cavalheiros e a rainha das rainhas e suas princesas serão condecorados com uma medalha que será entregue durante as olimpíadas. 
Artigo 7º - O rei e seus cavalheiros e rainha e suas princesas representarão a Associação dos Clubes de Caça e Tiro em eventos e durante a Oktoberfest. 

Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau 
Rua Itajaí, 2560 – Vorstadt – Blumenau/SC 89015-200 
Fone: (47) 3340-5635 - CNPJ: 79.375.291/0001-52 
Site: www.clubesdecacaetiro.com.br 
E-mail: acctblu@gmail.com 


CARABINA 22 APOIADA 


Coordenador – Antonio de Andrade 3338 3381/ 9134 3866 

Local das Provas: CREC CONCORDIA 
Datas 18/08/12 sábado das 13 h as 19 h. 
19/08/12 domingo das 8 h e 30 Min. as 12 h. 
Tanto no sábado como no domingo podem atirar o masculino e o feminino. 


Artigo 1º – As equipes serão de categoria masculina e feminina. A equipe masculina será composta por doze atiradores sendo computados os dez melhores classificados. A equipe feminina será composta por oito atiradoras sendo computadas as seis melhores classificadas. OBS: caso sejam inscritos mais atletas será desclassificado (a) o (a) melhor colocado (a). 

Artigo 2 º – Cada atirador (a) terá onze alvos a seu dispor, sendo um alvo para ensaio e dez para a prova sendo um tiro em cada alvo. Caso tenha dois ou mais tiros no alvo será considerado o de menor valor. No alvo de ensaio o numero de tiros pode ser ilimitado. 

Artigo 3º - Os critérios para desempate entre as equipes serão os seguintes: 
A- Maior Nº de 10 entre os (as) classificados (as). 
B- Maior Nº de X de entre os (as) classificados (as). 
C- Maior N٥ de dez em ordem regressiva de entre os (as) classificados (as). 
D- Maior Nº de X na ordem regressiva de entre os (as) classificados (as). 
E- Tiro mais central do ultimo alvo do melhor atirador (a) da equipe(s). 
Artigo 4º - A munição será de livre escolha do atirador, e cada clube e ou atleta deverá levar as suas munições. 

Artigo 5º - O tempo para cada atirador (a) será de vinte minutos. 



Artigo 6º- Cada equipe deverá levar a(s) sua(s) arma (as) caso o clube não possuir arma o 
mesmo devera providenciar com outro clube. 
Artigo 7º - Cada equipe que estiver competindo poderá ter no MÁXIMO DUAS pessoas na área do stand de tirou seja Atirador e municiador ou técnico. 

Artigo 8º- Cada equipe deverá indicar um diretor de tiro (capitão) que receberá doze sumulas para equipe masculina e oito para equipe feminina as quais deverão ser 
preenchidas de forma legível. OBS: antes do inicio da prova por cada atleta devera ser anotado o nome e o Nº do alvo na inscrição e também na folha de controle de cada equipe. 
Artigo 9 º- A apuração será feita de forma manual, por pontos inteiros, ou seja, X, 10, 9... E será feita após o termino da prova. 
10º – O clube promotor deverá ter quinze pessoas para os serviços da trincheira sendo que um do mesmo seja responsável pela organização dos trabalhos. 

Artigo 11º - Premiação: A sociedade a qual pertencer a equipe campeã receberá um troféu e os atiradores (as) das equipes campeãs, vice campeãs e terceiras colocadas receberão medalhas. 
Artigo 12º – Os alvos que serão utilizados serão iguais ou semelhantes ao do ano anterior. 

Artigo 13º – Poderão participar das provas sócias (as) e seus dependentes a partir de oito anos de idade, sendo que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável. 
rtigo 14º – Para escolha do rei e da rainha do dia será escolhido pelo alvo Nº um de cada atirador (a). 

Artigo 15º - Será terminantemente proibido aos atiradores (as) de entrar na sala do júri, somente o diretor de cada clube o poderá fazer quando for necessário e para isso, deverá primeiramente relatar o acontecido ao fiscal da respectiva prova. 
Artigo 16º - Conforme lei municipal é proibido fumar dentro de ambientes fechados. 

Artigo 17º - Os casos omissos serão resolvidos pelo CONSELHO ORGANIZADOR DISCIPLINAR. 


BOLÃO 


Coordenador – Masculino – Jecemir Baehr – fone: 9125-0436 
Coordenadora– Feminino – Nívea Volpi – Fone: 9983-3556 

Local da prova: Clube Recr. Esportivo Cultural Concórdia - DIA 18/08 

1. O início das competições será às 14:00hs e término das inscrições às 17:00h. 
2. Cada equipe será formada por 6 atletas masculino e feminino. (+ 2 Juniores) 
3. Cada atleta arremessará três bolas em cada pista, sem direito a ensaio. 
4. A ordem de disputa será a mesma da inscrição na mesa do marcador, não há necessidade de estarem todos os 6 atletas de cada sociedade presentes. 
Obs.: Caso o atleta chamado não apresentar-se para jogar, sua ficha de inscrição irá para o final da lista de inscritos. 
5. Cada atleta poderá inscrever-se em apenas uma sociedade. 
6. PREMIAÇÃO: medalhas. PARA CATEGORIA JUNIORES (até 23 anos) e ADULTO, REI 
– 1º e 2º CAVALHEIRO, RAINHA – 1ª e 2ª PRINCESA. 

7. Em caso de empate será efetuado sorteio para definição do vencedor. 



DIA 19/08 



1. Início das competições será às 09h00minh e o término das inscrições às 14h. 
2. Cada equipe será formada por 5 atletas masculino e feminino, jogam 4 e 1 será reserva. 
3. Cada bolonista arremessará 5 bolas em cada pista, com direito a ensaio desde que não seja 9. 
4. A ordem de disputa de cada sociedade será conforme inscrição feita no dia da competição. 


5. A equipe deverá estar toda presente na hora de sua participação, com os 4 (quatro) atletas.
6. A ordem de disputa por equipe será a mesma da inscrição da mesa do marcador, caso a equipe chamada não esteja presente irá para o final da lista de inscritos.
7. Em caso de empate, entre uma ou mais equipes, será considerado o maior número de
09 – 08 – 07... Etc., das equipes empatadas. Caso continuando o empate será Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Rua Itajaí, 2560 – Vorstadt – Blumenau/SC 89015-200
Fone: (47) 3340-5635 - CNPJ: 79.375.291/0001-52

REGULAMENTO BOCHA 

Coordenador - Masc./Fem – Aldo da Silva – Fone: 9602-6633 
Coordenador – Masc./Fem. – Edson L.Soares – Fone: 8446-0011 

Dia 04/08 - Feminino início 14:00h - Bolas Pequenas. 
Dia 05/08 - Masculino início 10:00h - Bolas do Jogo Livre. 

1. A disputa da bocha feminino será no dia 04 com início as 14:00h, e a disputa masculino será no dia 05 com início as 10:00h. 
2. A forma de disputa será no sistema eliminatório. 
3. Limite de inscrição 6 jogadores sem serem substituídos até o final da competição. 
4. Substituição de 2 jogadores por partida (1 em cada lado). 
5. Só poderão permanecer na cancha os 4 jogadores que estiverem jogando, sendo que estes poderão olhar o ponto sem a bola na mão, e terão o tempo de um minuto para verificar a jogada. 
6. O calçado usado deverá ser de sola lisa, podendo jogar descalço. (Obrigatório) 
7. Risco Intermediário: O bolim quando arremessado for, terá que cruzá-lo passando assim do meio da cancha. 
Risco do Fundo: A 60 ou 70 cm do fundo, deverá ser respeitado para que o bolim não ultrapasse, caso isso aconteça, a equipe perderá o direito do bolim. 
8. Independente do número de bolas jogadas, quando o bolim sair da cancha, ou bater em pessoas, o jogo não voltará valendo somente o corpo da cancha. 
9. Depois da bola arremessada, o atleta poderá ultrapassar o risco sem que a mesma esteja parada, e o apoio nas laterais da cancha será livre. 
10. Compete aos jogadores colocarem-se a uma distância regulamentar, isto é, tipo “Rafa”, de forma a não atrapalhar o jogador. 
11. Se ao tentar o ponto, o jogador deixar cair involuntariamente à bola, esta poderá ser jogada novamente, desde que, não tenha ultrapassado a linha do ponto, se ultrapassar, será considerada jogada. 
12. Quando em uma jogada a bocha partir, será colocado outra bocha no local onde parou o pedaço da bocha maior. 
13. A arbitragem será feita ou escolhida pela organização. 
14. Em caso de agressão envolvendo algum jogador inscrito, o mesmo será julgado pela comissão disciplinar e sofrerá processo de exclusão da competição. 
15. Nas semifinais e Finais, não poderá haver torcida no espaço entre as canchas. Somente os treinadores poderão. 
16. Premiação: A Sociedade a qual pertencer à equipe campeã recebera troféu e Medalhas para os atletas das equipes - Masculino e Feminino: Campeão – Vice Campeão e 3° Colocado. 

REGULAMENTO - CANASTRA DUPLA 

Coordenadora – Ivete A. Dill – Fone: 8402-9827 
DIA 05/08 - Início 10h30min horas 

1. Respeitar o adversário. 
2. Cada sociedade poderá inscrever 5 (cinco) duplas c/ 1 reserva por dupla. 

Obs.: A equipe da casa deverá retirar ou inscrever mais uma dupla, quando o total das duplas inscritas não for número par. 
3. O atleta reserva poderá substituir ao inicio de nova partida, uma vez substituído o titular não poderá voltar. 
4. Somente será permitido que os atletas levantam-se da mesa após o encerramento da queda. 
5. Depois das duplas inscritas será feito sorteio das mesmas para o confronto direto. 

Serão cinco rodadas, sendo uma pela manhã com início às 10h30min horas e quatro à tarde com Início as 14h00min horas. 
Na primeira rodada não podem jogar duplas da mesma sociedade, a partir da segunda rodada isto pode acontecer. 
Após primeira rodada, sorteiam-se os ganhadores da 1ª rodada para jogarem entre si e os perdedores da 1ª rodada para jogarem entre si. Assim segue sucessivamente até a ultima (5ª rodada). Sempre a cada rodada repetem-se, os ganhadores jogando entre si e os perdedores entre si. 

Pontuação: Toda partida valera um ponto. Havendo empate entre duas ou mais duplas, a definição será pela diferença de pontos feitos e perdidos de cada rodada. 

Exemplo: Dupla A 2.420 pontos e dupla B 1.920 = 500 pontos para dupla que fez mais pontos. Quem obtiver o maior número ,somado a diferença das cinco rodadas(entre as duplas empatadas) será a dupla campeã. 
6. Não fazer sinais ao parceiro. 
7. Serão tirados os 4 coringas (coringão). 
8. Cada carta valerá 10 (dez) pontos. 
9. Haverá 2 (dois) mortos, os quais cada dupla somente poderá pegar 1 (um), se a outra dupla não pegar, perderá 100 (cem) pontos. 
10. A canastra de coringa valerá 500 (quinhentos) pontos 
11. A Canastra LIMPA valerá 300 (trezentos) pontos. 
12. A Canastra SUJA valerá 200 (duzentos) pontos. 
13. A batida valerá 100 (cem) pontos. 
14. Pode-se jogar com 2 (dois) coringas na mesma Canastra, sendo que, 1 (um) deles do mesmo naipe e ocupando o lugar de número 2 (dois). 
15. Pode-se limpar a Canastra, desde que, o coringa seja do mesmo naipe. 
16. Em caso de batida sem canastra, o infrator perderá 300 (trezentos) pontos, volta às folhas e o jogo continua. 
17. Após termino de cada rodada o baralho deverá ser contado. 
18. Pica-pau não poderá juntar mesa. 
19. Caso acabe o baralho, e alguém (a dupla), ainda não tenha pegado o morto, perderá o morto e a partida não terá batedor (as cartas da mão serão descontadas). O jogo termina na compra da última carta, o jogador da frente não poderá juntar a mesa após descarte. 
20. Em caso de uma irregularidade (ex-carta irregular – outro naipe) a equipe infratora perderá 100 (cem) pontos. 
21. A partida vai até 2.000 (dois mil) pontos. (o tempo máximo da partida será de 01:00h,atingindo este horário termina-se a rodada e o vencedor será a dupla com maior número de pontos. ( MARCAR TODOS OS PONTOS AO FINAL DA RODADA) 
22. A dupla não poderá bater a partida, sem ter Canastra. 
23. Será sorteada a carta maior para escolher quem embaralhara e dará as cartas. O jogador adversário ao cortar o baralho poderá fazer da maneira que convier. (pedir para dar de cima, pegar carta do meio ou de baixo passando para cima, etc...) 
24. As partidas acompanharão o sentido horário. Poderá ser invertido o sentido, desde que as duas duplas concordem. 
25. O Ás vale 1 (um) ponto na escolha de quem inicia o jogo. 
26. Não poderá haver circulação de jogadores entre as mesas. 
27. Premiação: A Sociedade a qual pertencer à dupla campeã receberá troféu, 
28. Medalhas para a dupla CAMPEÃ – VICE-CAMPEÃO – 3O COLOCADO. 
29. Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela comissão organizadora. 
30. Idade mínima para competição 12 anos. 

DOMINÓ DUPLA 

Coordenador – Jaime Hamann – Fone: 9963-9112 
DIA 05/08 – início 10h30min horas 

1. O jogo será em uma partida. Será vencedor da partida a equipe que atingir primeiro os 200 pontos ou mais. (o tempo máximo da partida será de 01:15 hora, atingindo este horário termina-se a rodada e o vencedor será a dupla com maior número de pontos.) 
2. Poderão ser inscritas 5(cinco) duplas por sociedade. Cada dupla será composta de 2 (dois) jogadores titulares e 1 (um) reserva. 

Obs.: A equipe da casa deverá retirar ou inscrever mais uma dupla, quando o total das duplas inscritas não for número par. 

3. O atleta reserva poderá ser substituído sempre que iniciar uma nova partida. 
4. Depois das duplas inscritas será feito sorteio das mesmas para o confronto direto. Serão cinco rodadas, sendo uma pela manhã com início às 10h30min horas e quatro à tarde com Início as 14:00h. 
Na primeira rodada não podem jogar duplas da mesma sociedade, a partir da segunda rodada isto pode acontecer. 
Após primeira rodada, sorteiam-se os ganhadores da 1ª rodada para jogarem entre si e os perdedores da 1ª rodada para jogarem entre si. Assim segue sucessivamente até a ultima (5ª rodada). Sempre a cada rodada repetem-se, os ganhadores jogando entre si e os perdedores entre si. 

Pontuação: Toda partida valera um ponto. Havendo empate entre duas ou mais duplas, a definição será pela diferença de pontos feitos e perdidos de cada rodada. 

Exemplo: Dupla A 242 pontos e dupla B 192 = 50 pontos para dupla que fez mais pontos. Quem obtiver a maior número somado a diferença das cinco rodadas(entre as duplas empatadas) será a dupla campeã. 

5. Para início da 1a queda, as pedras serão embaralhadas por um dos jogadores, cabendo a saída a quem tiver o dobre 6 (SEIS). Nas demais partidas as pedras serão embaralhadas pelo jogador saidor na partida finda, sendo que este o último a comprar, cabendo a saída ao jogador colocado à sua direita. 
6. As pedras deverão ficar obrigatoriamente dispostas na mesa em uma fileira 
7. Joga-se com qualquer número de dobres ou pedras do mesmo naipe. 
8. Verificando-se empate na contagem dos pontos, proveniente de um fecha, seja obrigatório ou não perderá a dupla que fechou. 
9. Somente será permitido que os atletas levantem-se da mesa após o encerramento da queda. 

Penalidades: 

1. O jogador que tocar em qualquer pedra em sua vez de jogar deverá jogá-la, salvo se não servir em nenhuma das pontas, o que será então comprovado pelo fiscal, e ainda perderá 5 (cinco) pontos. 
2. Passar com a pedra na mão ignorando ter será penalizado a dupla em 40 (quarenta) pontos, termina rodada, mexer as pedras e seguir próxima rodada. 
3. Cometer “gato” será penalizado, a dupla em 40 (quarenta) pontos. 
4. Derrubar uma ou mais pedras a dupla será penalizada com 10 (dez) pontos 
5. Todos os pontos provenientes das penalidades terão que ser debitados da equipe infratora. 
6. Premiação: A Sociedade a qual pertencer à dupla campeã recebera troféu, Medalhas para dupla CAMPEÃO – VICE CAMPEÃO E 3º COLOCADO. 
7. Casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora. 
8. TRAZER DOMINÓ. 

TRUCO DUPLA 

Coordenador –– Ivan Machado 
DIA 05/08 Início 10h00min horas 

1. Todos os participantes ao terminarem suas partidas, deverão retirar-se, ficando nos locais próprios para assistência, não sendo permitido circular ou ficar nas mesas dos demais participantes. 
2. Cada clube poderá inscrever até 5 (cinco) duplas. 
3. Apesar do caráter amistoso, as equipes devem fiscalizar-se mutuamente, com o máximo de respeito de um para o outro. 
4. Haverá uma tolerância de 5 minutos para o início da rodada, as duplas que não comparecerem será automaticamente desclassificadas. 
5. Não será permitido que os dois parceiros retirem-se da mesa sobre qualquer pretexto, em caso de necessidade um dos participantes poderá retirar-se por alguns instantes. 
6. As duplas deverão ter a mesma composição do início ao final do torneio, não podendo haver troca de parceiros durante toda a competição. 
7. Premiação: A Sociedade a qual pertencer à dupla campeã recebera troféu, Medalhas para dupla CAMPEÃO – VICE-CAMPEÃO E 3º COLOCADO 

FORMAS DE DISPUTA: 

Carteado: 

1. Iniciará a partida dando cartas, quem tirar a maior carta na ordem do truco a partir dos 3 paus. 
2. Na primeira carteada de cada mão as cartas deverão ser abertas, não sendo permitido fecha-las no baralho. 
3. Tanto no corte, quanto na dada, a carta do companheiro poderá ser vista, não será permitido olhar a boca do baralho ou a carta de cima. 
4. Quando alguém jogar 2 cartas de uma só vez na mesa, a carta de baixo estará matando a carta jogada para o adversário e a carta de cima será a torna, não será permitido colocar 2 cartas no baralho ao mesmo tempo, a não ser que esteja entregando os pontos. 
5. As cartas serão dadas uma a uma no sentido anti-horário, virando a última carta que será a treze. 
6. Quando do encerramento de cada carteada, as cartas que estiverem abertas na mesa deverão ser recolhidas ao baralho pelo pé do jogo. 
7. O jogador encarregado do corte do baralho sucessivamente até 3 vezes se assim desejar. 
8. As cartas somente poderão ser dadas por baixo do baralho. 
9. Após o término de uma partida (12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte. 
10. Se houver incorreção na dada das cartas o baralho passa normalmente para o jogador seguinte na mesa, sem perca de pontos. 
11. É proibido trucar quando o número de cartas na dada for diferente de três, o erro deverá ser acusado passando-se o baralho para o jogador seguinte da mesa. 
12. O baralho poderá ser trocado a qualquer momento, desde que solicitado à comissão organizadora. 

Trucada: 

1. Quando uma dupla decidir trucar, a dupla que está sendo trucada terá todo o direito de olhar as cartas do parceiro para decidir se aceita ou não o truco. 

Empate: 

1. Havendo empate na primeira carteada, ganhará o tento quem vencer a segunda carteada, permanecendo o empate na segunda carteada, ganhará o tento quem vencer a terceira carteada, quem trucar na segunda ou terceira carteada deverá ganha-la. Em caso de empate nas carteadas sem trucada, ninguém ganha o ponto passando o baralho para frente. 
2. Se cada uma das duplas ganhou uma carteada, em caso de empate, na terceira carteada ganhará quem fez a primeira rodada (mesmo com truco ou retruco). 

Mão de Onze: 

1. A mão-de-onze acontece quando uma das duplas atinge 11 pontos na partida. A dupla que chegou a este patamar tem a regalia de mostrar suas cartas ao seu parceiro. Na Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau 

mão-de-onze o jogo já começa trucado (“mão” valendo 3 pontos). Caso a dupla ao analisar as cartas que tem em mãos, achar que não será possível vencer a ”mão” é permitido “correr” do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário. Se a dupla aceitar jogar a mão-de-onze, esta valerá 3 pontos. Na mão-de-onze não é permitido queimar cartas. 

2. Se houver empate nas três rodadas, vence quem tem menos ponto. 

Conversa: 

O jogo do truco deverá ser disputado por meio de sinais e gestos, sendo proibido conversas e palavreados que possam intervir na disputa da jogada. Havendo discordância entre as duplas, solicitar a presença da comissão organizadora, que terá total autonomia para decidir o andamento da partida. 

 CANECO 

Coordenador – Jean Wruck Fone: 8461-3486 
DIA 05/08 – Início 10h00min horas 

1. O término das inscrições será às 10h00minh. 
2. Cada clube poderá participar com um grupo de 5 pessoas. 
3. O grupo poderá ser masculino, feminino ou misto. 
4. O sorteio dos adversários será às 10:00h. 
5. “Fula” - 30 (trinta) pontos a simples e 35 (trinta e cinco) pontos a DEMÃO. 
6. “Pôquer”- 35 (trinta e cinco) pontos a SIMPLES e 40 (quarenta) pontos a DEMÃO. 
7. “Seguida” - 20 (vinte) pontos a SIMPLES e 26 (vinte e seis) pontos a DEMÃO. 
8. “General” – 50 (cinqüenta) pontos a SIMPLES e 1000 (hum mil) pontos a DEMÃO. 
9. A competição seguirá com eliminatória direta. 
10. O clube campeão será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas. 
11. Sem limite de idade desde que saiba jogar, não será permitido que seja orientado. 

ELEIÇÃO DA RAINHA – PREMIAÇÃO 

Coordenadora – Raquel da Silva Lindner – Fone: 8410-1105 
Local: CERC CONCÓRDIA 

1. Este evento se realizara no dia 25/08, com início às 20:00h. 
2. Esta modalidade contará pontos na Olimpíada. 
3. Todo Clube que apresentar candidata fará 5 pontos + os pontos normais da classificação Geral. 
4. Cada Clube poderá inscrever 1 (uma) candidata. 
5. Só poderão participar candidatas que completarem 18 anos até 30 de outubro de 2012 idade máxima 30 anos e que residam em Blumenau pelo tempo mínimo de 6(seis) meses. 
6. A candidata deverá estar trajada tipicamente. 
7. A candidata, além de participar de desfile, responderá às perguntas. 
8. Regulamento e ficha de inscrição para eleição da rainha e princesas será fornecido pela ACCTB. 
9. A candidata deverá ser solteira, sem filhos e permanecer solteira até o termino de seu mandato. 

OBSERVAÇÕES 

A entrega da premiação das modalidades será no dia 25 de agosto, no Baile da Eleição da Rainha e Princesas, bem como o troféu geral da competição. De acordo com os organizadores, para participar da Olimpíada, o atleta deverá pertencer ao quadro de Sócios da Sociedade que representa e a mesma estar filiada a ACCTB.

COMISSÃO ORGANIZADORA/DISCIPLINAR 

Presidente: Moacyr Flor 

1º Tesoureiro: Aldo da Silva 
2º Tesoureiro Dagoberto Lindner 
2ª Secretário: Cláudia Baher 
Dir. Tradições: Adilson Carl 
Dir. Social: Raquel Lindner 
Dir. Patrimônio: Ralf Harbs 
Dir. Esportes: Jecemir Baehr 
Coordenador da Modalidade Envolvida 

TELEFONES PARA CONTATO: 

Moacyr- 9121- 3510 
Jecemir- 9125-0436 
Raquel- 8410-1105 
Aldo – 9602-6633 
Dagoberto - 9985-2833 

Hoje teve participação da reapresentantes do C.C. 25 de Julho de Blumenau na Olimpíada Cultural da ACCTB. Permaneceram mais de 6 horas disputando. Mais detalhes no próximo Post.

Amanhã, compareçam para desfilar levando a bandeira do C.C. 25 de Julho de Blumenau no Desfile Oficial da XIV Olimpíada Cultural da ACCTB. 





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