terça-feira, 28 de agosto de 2012

Blumenauer Volkstanzgruppe levando alegria através de sua dança

O grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Blumenauer Volkstanzgruppe esteve no final da tarde do dia 26 de agosto-último domingo, no Lar de idosos Santa Clara, localizado no Bairro da Vila Nova. A visita aconteceu após um ensaio intensivo que tomou todo o dia de domingo. Este faz parte dos preparativos para a excursão internacional, que o grupo fará no próximo ano - Áustria e Alemanha.
O objetivo da visita pelo grupo folclórico é levar um pouco de lazer e prazer àqueles, muitas vezes adoecidos e com difícil mobilidade, que residem no ancionato.
Geralmente são pessoas, em função da idade, estrutura familiar e saúde, que tem poucas oportunidades concretas de sair e assistir uma apresentação de dança folclórica. Com isto, o grupo proporcionou um pouco de alegria e trocas através da música e dança. Sr. Wilson Schaabe levou sua gaita e foi auxiliado por uma amiga da casa, que tocou o chocalho -   percussão. Os "músicos" fizeram a música para as apresentações de coreografias folclóricas e também para as danças de integração, nas quais àqueles que podiam... dançavam e àqueles que não podiam dançar, dançavam sentados ou batiam palmas..
Sr. Schaade com reforço na Percussão.
Os anfitriões e  visitantes antes, durante e depois das danças...
















O Grupo folclórico entregando presentes aos amigos do Lar Santa Clara

Os presentes foram conseguidos através da família Schill, que gentilmente levaram frutos da terra, literalmente. Também, parte dos presentes foram conseguidos através de donativos pessoal entre os integrantes do grupo folclórico e com toalhas fornecidas pela Empresa Teka Tecelagem Kuehnrich. Mas os presentes mais caros e bem recebidos e apreciado pelos anfitriões, segundo a coordenadora da casa, foram: o carinho e a amizade.

 A visita do Blumenauer Volkstangruppe despertou sorrisos, olhares brilhantes, palmar espontâneas, lembranças de outros tempos. Muitos dos moradores do Santa Clara são descendentes de famílias que nasceram dentro desta cultura.
Os momentos, também despertaram emoção nos folcloristas que lembraram de que a vida é formada por ciclos, em etapas. Estas trocas, na tarde de domingo, despertam  a reflexão sobre o futuro
Muito respeito pelos cabelos brancos dos residentes...e toda a amizade dos folcloristas...bons momentos.

Um depoimento da Srta. Bruna Seibel, uma das folcloristas presentes...

"Na segunda visita feita ao Lar Santa Clara, quando cumprimentamos cada integrante do Asilo, foi notável a alegria e o carinho com que nos receberam novamente...Foi um momento bonito de integração e novas amizades.

Apesar das diferenciações de idades, ainda assim muitos dos amigos que lá fizemos, sujeitaram-se a dançar e cantar algumas músicas acompanhadas do som de acordeon... 

Muitos relembravam, alguns ainda aprenderam... E dessa forma ''dinâmica'', que passamos a tarde com nossos amigos. ... 

Foi um dia gratificante, um sentimento de dever cumprido e uma sensação de Tchau, mas, "Volto logo"!!! 

Na verdade, não poderíamos deixar de agradecer a tarde bonita que tivemos com todos aqueles senhores e senhoras, afinal pela inocência que nos transmitiram e pelo carinho que nos assistiam durante e após a apresentação, deixou escapar que a sensação de missão e de dever cumprido é muito confortável... E com toda a certeza faremos nova visita aos nossos amigos... Bruna"


Partiram do local com a sensação de ter participado de algo especial.








Integração através da música da dança entre jovens de diversas idades com a promessa e a despedida de um "Até Breve"! As trocas entre as diferenças são salutares e cheinhas de aprendizado...ainda mais quando há amor e respeito entre os seres envolvidos.




Nenhum comentário: