quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia Nacional do Folclore


Por oficialização do Congresso Nacional em 1965, o dia 22 de agosto foi designado como Dia Nacional do Folclore, pensado como uma forma de se lembrar conscientemente da cultura popular.
A origem da palavra veio de dois antigos vocábulos saxônicos, sendo que "Folk", em inglês, significa "povo", e "lore", conhecimento. Assim temos o termo folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''.
O termo foi primeiramente usado por William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". Assim também a justificativa da data. Após a reforma ortográfica brasileira de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

Fonte: www.brasilcultura.com.br

Existe no Brasil a Comissão Nacional do Folclore que tem por atribuição se preocupar com a difusão e preservação desta cultura popular.
Na definição de folclore brasileiro apresentada pelo IBGE podemos ler: "[…] através do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar". Todas essas manifestações se manifestam peculiarmente em cada cultura e diferem de região para região e de indivíduo para indivíduo.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/home.html

“ O VIII Congresso Brasileiro de Folclore, reunido em Salvador, Bahia, de 12 a 16 de dezembro de 1995, procedeu à releitura da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 31 de agosto de 1951. 
Esta releitura, ditada pelas transformações da sociedade brasileira e pelo progresso das Ciências Humanas e Sociais, teve a participação ampla de estudiosos de folclore, dos diversos pontos do país, e também teve presente as Recomendações da UNESCO sobre Salvaguarda do Folclore, por ocasião da 25a Reunião da Conferência Geral, realizada em Paris em 1989 e publicada no Boletim no 13 da Comissão Nacional de Folclore, janeiro/abril de 1993. 
A importância do folclore como parte integrante do legado cultural e da cultura viva, é um meio de aproximação entre os povos e grupos sociais e de afirmação de sua identidade cultural. ” 

Carta do Folclore Brasileiro disponível em Carta do Folclore Brasileiro

Nesta Carta estão descritas as definições e formas que a cultura popular tem no Brasil, assim como parâmetros na questão de pesquisa, ensino e educação, documentação, publicações, intercâmbio entre outras.
Entre outras aborda e define grupos que trabalham em função de uma certa cultura que não sendo de sua identidade específica mas que adotaram a mesma e buscam zelar por esta.

Capítulo IX - GRUPOS PARAFOLCLÓRICOS 

1. São assim chamados os grupos que apresentam folguedos e danças folclóricas, cujos integrantes, em sua maioria, não são portadores das tradições representadas, se organizam formalmente, e aprendem as danças e os folguedos através do estudo regular,em alguns casos, exclusivamente bibliográfico e de modo não espontâneo. 

2. Recomenda-se que tais grupos não concorram em nenhuma circunstância com os grupos populares e que em suas apresentações, seja esclarecido aos espectadores que seus espetáculos constituem recriações e aproveitamento das manifestações folclóricas. 

3. Os grupos parafolclóricos constituem uma alternativa para a prática de ensino e para a divulgação das tradições folclóricas, tanto para fins educativos como para atendimento a eventos turísticos e culturais. 

Carta do Folclore Brasileiro disponível em Carta do Folclore Brasileiro

A cultura popular é muito abrangente e se refere ao dia a dia do povo assim como também:

Festas – carnaval, folias de rei, festas juninas, festas do divino
Música – cantigas de roda, cantos de trabalho, serestas, modinhas
Literatura - contos e lendas, parlendas, quadrinhas, provérbios, literatura de cordel
Dança – quadrilhas, pau-de-fitas, catira, fandangos, frevo
Brinquedos e brincadeiras – pião, pipa, estilingue, pega-pega, bolinha-de-gude
Artesanato – cerâmica, cestaria, tecelagem, renda
Culinária – pratos regionais

Cada povo, cada região tem sua cultura e esta merece ser preservada pois é a identidade do povo dentro de seu ambiente histórico e social.

Blumenauer Volkstanzgruppe

Nenhum comentário: