terça-feira, 17 de julho de 2012

Coro Masculino Liederkranz e Coro Misto - aniversariantes da semana


Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau no Concerto de Advento
Dezembro de 2011
Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau com a
Landesjugend - Akkordeonorchester Bayern - Abril - 2011
A prática do canto, dos coros é parte da cultura trazida pelos imigrantes alemães já no século XIX e continua sendo assim praticada por seus descendentes até os dias atuais, na região.

Para saber um pouco sobre a história dos coros, acessar o link Um pouco de História...Os Coros e Corais clicando sobre.

Neste ano de 2012, os coros Masculino Liederkranz e Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, completam 50 e 40  anos respectivamente e é com muita alegria e sentindo-nos parte deste grupo, pois, afinal todos somos da grande família do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que comemoramos esta data. 
É sabido que as dificuldades são muitas, desde a ausência de tempo para destinar ao canto o qual é praticado nos horários de folga, até a falta de conhecimento técnico musical, pois a grande maioria dos cantores são amadores, que apreciam o canto  e o fazem por amor ao canto. 


Entre os coralistas, o canto é uma unanimidade que traz prazer e dizemos,  proporciona prazer. Conforme o Programa de uma apresentação a qual vão apresentar, Coro Masculino ou Misto, ou ambos juntos, os horários extras de ensaio semanais são muitos. São feitos após o horário de trabalho e se estende, quase sempre até altas horas da noite, com muita disciplina e dedicação sob a batuta perseverante do Sr. José Carlos Oechsler. 



 

É cansativo, mas percebemos que após um Concerto ou uma apresentação  os coralista renovam toda a carga para os preparativos de um novo programa




 A história do Coro Masculino Liederkranz, que completa 50 anos no C.C. 25 de Julho de Blumenau, é anterior a fundação do centro cultural. Já no ano, de 1909, como era comum na Alemanha, um grupo de imigrantes formaram o coro somente de vozes masculinas. No ano de 1936, sob a batuta do Maestro Heinz Geyer, o Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn se unem e surge, então a Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes. O Liederkranz, por alguns anos ficou inserido neste espaço até que, no início da década de 60, movidos pela nostalgia e tradição do coro masculino, um grupo de senhores se reuniram e propuseram que o Coro Masculino Liederkranz voltasse a existir na cidade de Blumenau. E assim aconteceu.... No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder. 


Passando-se 10 anos.
Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a idéia: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. Sr. Stahnke participa até os dias atuais, do Coro Masculino Liederkranz. O maestro Geyer convenceu o Sr. Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical. Em outubro de 1972, foi formalizada a fundação do Coro Misto do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e os ensaios começaram sob a regência de Manfredo Bubeck (orientado pelo Maestro Geyer) e acompanhamento da Sra. Iris Ramers ao piano.

Coro Misto - 1976 - Regência do maestro Manfred Bubeck
Coro Misto - 1976  Dia das mães
Em 16 de dezembro de 1972 fizeram a estréia no Concerto de Natal, juntamente com o Coro Masculino Liederkranz.
Em 1981, o Coro Misto, então com 40 coralistas, gravou o disco LP “Mit Freude Dienen” (Servir com alegria). Em 1983, do dia 7 ao dia 17 de julho, a grande enchente, em Blumenau, interrompeu essa fase áurea. O C.C.25 de Julho de Blumenau foi atingido e perdeu seus pianos. Houve o cancelamento de Encontros Internacionais.  O Coro Misto não se permitiu abater e já cumpria um compromisso , logo após a enchente, agendado em Florianópolis.  Continuou participando de Encontros de Corais e fazendo apresentações em todo o Estado. Em 1987 aconteceu uma série de concertos, com a participação da Banda do 23º B.I. de Blumenau.

Em 1987, após 16 anos à frente do Coro Misto, o Sr. Manfredo Bubeck passou a regência ao Maestro José Acácio Santana, de Florianópolis e o coro entrou numa nova fase de intensa movimentação, com muitas apresentações.
Em 1994, o Maestro Santana deixou o Coro passando a regência de 1995 a 2002 ao Maestro Sérgio Westrupp e a partir de 2002 ao Sr.  José Carlos Oechsler.
 Em 1995, o Coro Misto realizou sua aspiração máxima, com uma excursão de 26 dias pela Alemanha, realizando intenso intercâmbio cultural com diversos coros alemães, já recepcionados em Blumenau. Essa série de concertos terminou com uma apresentação na Basílica de São Pedro, no Vaticano em Roma.



Até o ano de 2009 o Coro Misto cantava com o acompanhamento da pianista Cristiane D. Fiamoncini. Atualmente, com 36 coralistas, sob a regência do Sr. José Carlos Oechsler, o acompanhamento é feito pelo pianista Hans Jürgen Gerhard Jopp (Spitz). 

"O Coro participa ativamente e com destaque do cenário cultural regional, plenamente integrado com os objetivos estabelecidos em 1954 pelo Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau de preservar as tradições e cultura dos imigrantes fundadores de Blumenau e aprimorar o entrosamento com a cultura brasileira."  Cynthia Ememndoefer
 
Pedimos aos antigos sócios, que tenham informações, históricas relevantes, dado como nomes e datas sobre o início dos coros  Masculino Liederkranz e o Coro Misto, que nos enviem , para o endereço eletrônico da página. Esta página ficará em Construção para que as informações sejam postadas e desta forma complementado este importante registro histórico.
Neste final de semana, no dia 21 de Julho, abrindo a Semana da Imigração Alemã acontecerá o 78° de Corais da Liga do Vale do Itajaí  no C.C. 25 de Julho de Blumenau e neste encontro será comemorado a data histórica dos coros  do centro cultural em sua própria casa.

Imagens e História...

Coro Masculino Liederkranz e Coro Misto C.C. 25 de Julho de Blumenau

Coro Masculino Liederkranz - 1976


Coro Masculino Liederkranz 

Coro Masculino Liederkranz 

Coros - Natal de 1976

Coro Masculino 1976 - Das das mães

Coro Misto - 1990
Coro Misto - 1990
Coro Misto   1976 - Dia das Mães

Coros - 1982
Coros - 2011









SEGUNDA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2010


Conquista recente - Registrado no Site

Parte do Post do dia 26 de Outubro de 2010

Extra!!! Grande Prêmio Oktoberzeitung de Diversão - Coro Masculino Liederkranz





















O Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho foi premiado, através da análise de uma comissão de personalidades ligadas à Oktoberfest 2010 .
A última publicação do Oktoberzeitung - JSC de 2010,  destinou parte de suas páginas para a apresentação dos premiados, destaques da Oktoberfest deste ano e o método adotado para esta escolha que acontece  há dois anos.
Este ano, a escolha foi feita, também , através do voto popular, que foi computado através de uma enquete aberta em www.santa.com.br.
O Júri que escolheu os melhores da Oktoberfest 2010 era formado pelas seguintes personalidades:
Norberto Mette - Presidente do Parque  Vila Germânica
Lilian Ribeiro - Presidente da Comissão de Desfiles
Milo e Cátia - Comunincadores da Rádia Atlântida - Blumenau
Kátia Maes - Rainha da Oktoberfest 2010
Raquel Malburg - Primeira Princesa Oktoberfest 2010
Kei Cristinas de Freitas - Segunda Princesa Oktoberfest 2010
Harold Letzow - Embaixador da Oktoberfest
Moacyr Flor - Presidente da Associação dos Clubes de caça e Tiro Blumenau
Isabel Kiesel - Colunista do Oktoberzeitung

O Grande Prêmio da Oktoberfest 2010, segundo o Jornal Oktoberzeitung, foi destinado ao Coral do Centro Cultural 25 de Julho - Coro Masculino Liederkranz.

Clique  para ampliar

Clique para ampliar
Integrantes de Grupos Culturais do clube presentes no último dia da Oktoberfest
 
Com muito carinho e orgulho, parabenizamos o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho, diante da certeza de que o trabalho prossegue com mais determinação  e  "gás" a partir deste retorno e  incentivo do público que o assistiu no Biergarten - Vila Germânica.
Parabéns ao Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho! 

-------------------
Cumprimentos aos Coros:

"Parabéns aos corais e ao 25 de Julho, por se engajar tão exemplarmente na preservação das nossas raízes culturais." Wieland Lickfeld - 17 de julho - Grupo Antigamente Blumenau





Em Construção...
------------------------------------ 
Próximo post - O Presidente da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Sr. Oswin Reistenbach e a Diretora de Comunicação do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Apresentando o evento do dia 21 de Julho próximo sábado ao repórter Cesar Ferreira da Rádio CBN e aos seus rádio-ouvintes. Evento : 78° encontro da Liga Cultural do Vale do Itajaí e a Abertura da Semana  da Imigração Alemã no centro cultural, próximo dia 21 de julho a partir das 15:30h.






2 comentários:

Anônimo disse...

Angelina parabéns pela postagem das fotos e comentários a respeito do Coro Masculino Liederkranz pelo belo trabalho de resgate da cultura ai do Vele do Itajaí. Doni de Goiás

Anônimo disse...

Angelina as fotos da quadrilha na casa do casal Schill ficaram ótimas e pelo jeito a festa foi um sucesso. Parabéns por realizar esse belo trabalho de integração entre os componentes do Blumenauer Volkstransgrupe. Doni de Goiás