quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hammeltanz


Entre os dias 18 e 21 de Novembro aconteceu na cidade de Gelsdersheim a festa de Kirchweih. Esta festa originalmente de cunho religioso hoje é festejada pela comunidade como folguedo popular.
A Kirchweih ou Kerwa no dialeto tem sua origem no ano de 1764 quando o então bispo do principado Adam Friedrich von Seinsheim ordenou que todas as festas de Kirchweih da região seriam comemoradas no final de semana após a festa de São Martinho, dia 11 de novembro. Geldersheim recebeu a concesão de uma segunda festa de pós-Kirchweih. Esta acabou se estabelecendo hoje como a data oficial para a Kirchweih.
Desde 1989 o promotor e organizador da Kerwa em Geldersheim é o Verein für Heimat- u. Brauchtumspflege.
No último domingo, dia 20 de novembro, foi o auge da festa. O Hammeltanz, dança do carneiro, inicia com um desfile seguindo até a praça da cidade. À frente está o casal Hammelkönig, vencedor do ano anterior assim como o pastor com o carneiro e os Fichtenpaare.

O público aguarda o cortejo do qual também autoridade locais e convidados participam assim como os integrantes do grupo de dança.
São apresentadas as 4 danças tradicionais de um tour: Walzer, Rheinländer, Schottisch e Dreher.
Em seguida acontece o Hammeltanz para o qual todos são convidados a dançar um Rheinländer.

Durante esta dança, da qual sairá o novo Hammelkönig, a cada vez que os pares se deslocam para o centro, um bastão decorada com flores é passada adiante. No centro do círculo de danças está o carneiro e um despertador de sineta que é ajustado para um tempo entre 5 e 8 minutos.


A dança inicia e o bastão de flores vai fazendo a volta. O par que no momento exato de o despertador tocar, estiver com as flores na mão será o novo Hammelkönig.



Este ano os vencedores foram Martin e Rosi Braun de Oberwern, que já tiveram a mesma sorte em 2006.

A festa finaliza na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, com o Hammelessen que é simbolicamente o jantar no qual o carneiro é repartido com os participantes do Hammeltanz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal! Belas imagens que transmitem a alegria e todo o envolvimento da comunidade com o preparo e a realização da festa...Mesmo tão longe percebemos, daqui, Roswitha. Também, parecia estar muito frio...rs. As meninas e senhoras com leços, aparentemente de lã, envolta do pescoço.

Boa viagem de retorno, Roswitha.
Abraço apertado.