sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A vida social dos alemães - Associações - Kulturverein

Como conhecemos muito bem, aqui na região do Vale do Itajaí, as Associações fazem parte da realidade da cultura germânica.
Ouvimos comentários de pessoas que desconhecem o porque de existir 36 clubes de Caça e Tiro em uma cidade do tamanho de Blumenau. Há um questionamento sobre o porque deste número e suas necessidades.
Encontramos este artigo de Deutsche Welle (Final) muito interessante que explica exatamente isto.



Sr. Moacyr Flores - Presidente da Associação
dos C. de Caça e Tiro - Blumenau



















Destacamos umas das primeiras e mais importantes Associações de Blumenau.



Kulturverein - Colônia Dr. Blumenau


Quando os primeiros imigrantes alemães chegaram na região e a organizaram socialmente, viabilizando o surgimento de inúmeros núcleos urbanos embrionários das futuras cidades, trouxeram consigo a cultura de interagir dentros das Sociedades.
Uma sociedade, em especial, foi de imensurável importância para o desenvolvimento e organização de toda a região do Vale do Itajaí - a Kulturverein.
A Kulturverein - Sociedade de Cultura, foi fundada por colonos e comerciantes em 19 de julho de 1863 e tinha como finalidades sociais prescritas em seus estatutos:


1 - Melhorar a economia rural, bem como as condições sociais, morais e científicas da Colônia Blumenau.
2 - Para conseguir essas metas, a sociedade “promoverá” reuniões periódicas nas quais haverá:
(a) conferência sobre assunto instrutivo;
(b) troca de idéias e consultas mútuas sobre os diversos problemas;
(c) deliberações referentes a esses mesmos problemas.


A conteciam reuniões mensais, na qual participavam convidados, colonos e comerciantes de destaque na Colônia Blumenau e os administradores da Colônia - Dr. Blumenau foi seu primeiro presidente. Nesta Associação foram tomadas as principais decisões política, econômicas e sociais da Colônia Blumenau, como por exemplo: transporte adotado em toda a região e por onde seriam abertos os primeiros caminhos.


Sugerimos a leitura do livro de José Ferreira da Silva - História de Blumenau. É uma viagem na história de nossa cidade!
Porto Fluvial com Vapor Blumenau I
A partir desta associação surgiu outra, em função da mudança do perfil sócio econômico do blumenauense - ACIB.


Artigo da Deutsche Welle - Associações
Logotipo da Associação de Pessoas Inteligentes de Berlim

Mais de meio milhão de associações registradas no país revelam uma ampla atividade social voltada para o esporte, o lazer e a defesa de interesses comuns. Mas diversas profissões, a iniciativa privada e a assistência social também recorrem a essa forma de organização.
Em quase toda esquina há um bar na Alemanha (Kneipe), e entre um e outro, encontram-se às vezes mais uns quantos. O bar é como a prolongação da sala-de-estar, local onde se reúnem grupos de amigos e conhecidos para bater-papo à noite, tomar um chope, jogar cartas ou simplesmente esperar pelo sono depois do trabalho. Para combater a solidão, o bar é imprescindível na vida social dos alemães, que raramente convidam pessoas para visitá-los em casa. Em quase toda esquina há um bar na Alemanha (Kneipe), e entre um e outro, encontram-se às vezes mais uns quantos. O bar é como a prolongação da sala-de-estar, local onde se reúnem grupos de amigos e conhecidos para bater-papo à noite, tomar um chope, jogar cartas ou simplesmente esperar pelo sono depois do trabalho.
Há, porém, uma outra forma de vivência do espírito gregário que é quase tão comum: a associação, de preferência registrada, com estatutos, diretoria, reuniões, assembléias, protocolos, eleições e às vezes discussões acaloradas – o que reforça o clichê de um povo muito organizado, que impõe normas até ao seu lazer.
"Onde há três alemães, funda-se uma associação", dizem os próprios, com um toque de ironia. Quem disse que os alemães não têm humor? Mas se é assim, e cada alemão pode participar de várias, só Deus sabe quantas associações haverá no país.
E elas não se limitam à Alemanha. Em qualquer país em que fixem residência, não falta um clube alemão, uma associação desportiva ou um Gesangverein (coral, associação de canto). Quem fizer uma pesquisa na internet, encontrará muitas páginas com listas de endereços em todo o mundo, sem falar nos "favoritos" de um número sem fim de internautas que resolveram prestar um serviço à comunidade, alistando o que há de interessante em sua região.
Um deles, por exemplo, oferece, só no item referente a Aficcionados das Ferrovias, uma lista com 70 nomes e links dos fãs de todos os tipos de trens e marias-fumaças no país, de museus de locomotivas a vapor ou de colecionadores de trenzinhos em miniatura. E com certeza a lista não está completa.
Alguns nomes de associações chegam a ser engraçados: Os Rebeldes de Mainz, Os Barões de Memmelsdorf, As Ovelhas Negras de Neumünster, Os Magos de Lingen, Os Cardeais de Colônia, Os Piratas de Fürth. É provável que elas reúnam grupos informais de amigos e vizinhos, e nem todas estarão registradas em cartório.
No entanto, muitas têm finalidades específicas, procuram unir pessoas com os mesmos interesses, como as de cultivo de dialetos ou de algum tipo de hobby: Os Entusiastas da Motocicleta no Palatinado e em Baden, ou O Clube de Computador da Polícia de Bonn, por exemplo.
Outras, como a Associação Alemã dos Professores de Esqui, se assemelham aos sindicatos de categorias específicas, numa era em que a tendência é a união de forças e a formação de sindicatos cada vez maiores e mais genéricos. Grupos de profissionais e de ofícios que não têm uma corporação ou federação fundam uma associação, como a União Alemã dos Taxistas.
Se no setor estatal há uma grande ramificação de departamentos e repartições, alguns entrelaçados com associações, na iniciativa privada há um enorme leque de federações de empregadores divididos por ramos de atividade, sem contar a rede de câmaras de indústria e comércio, com ramificações em todo o mundo.
Não obstante, a Alemanha não seria a Alemanha sem estatísticas, se não fosse possível saber quantas associações existem no país. Uma empresa da Baviera, com o apoio da Microsoft, conseguiu contá-las e chegou ao número de 554.701 associações registradas em 2001.
As mais numerosas são as de esportes (mais de 200 mil), seguidas das que oferecem outras atividades de lazer, de organizações com fins caritativos e associações culturais. Em quinto lugar vêm as de ecologia.
Algumas associações procuram informar, oferecer serviços e, ao mesmo tempo, mobilizar a opinião pública a lutar por seus interesses. Este é o caso das que se dedicam à defesa do consumidor, do contribuinte, dos acionistas ou do meio ambiente. Já o poderoso automóvel clube alemão ADAC cuida dos interesses dos automobilistas.
Se muitas são financiadas pela anuidade de seus membros, outras são mantidas por fundações e instituições, entre elas as igrejas católica e evangélica, enquanto outras conseguem fundos também do Estado, desde que ofereçam serviços de utilidade pública. Este é o caso de entidades que atuam no campo da saúde, da educação e da assistência social. - Deutsche Welle


Postado por Angelina Wittmann

Nenhum comentário: