quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um pouco de "mitologia germânica" por Alda Niemeyer (Crônica).


Antes de ler a crônica de autoria da Sra. Alda Niemeyer, sugerimos  a nova leitura dos post´s sobre Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Partes I e II .(Link Abaixo)

Antes da chegada do cristianismo à região onde hoje,  estão situados os povos que cultivam a cultura germânica atual, existiam povos com hábitos e costumes próprios. Parte desta cultura está "misturada" às culturas que vieram posteriormente, ao longo de sua história, muitas vezes com outras denominações, um pouco modificadas.
Achamos este texto da sra Alda muito interessante e nos emociona.
Clicar sobre













 GNOMOS

Será que existem???
A minha mãe sempre contou para a criançada da familia os maravilhosos contos de fada, povoados de “Heinzelmännchen” ,- quer dizer gnomos. Eram sempre bons. Ajudaram a Branca de Neve, amavam ela e cuidaram dela carinhosamente. Outra turma de gnomos vivia em Colônia, ajudando padreiros, alfaiates, e outros prestadores de serviço. Nós, crianças, acreditávamos piamente na bondade destes seres minúsculos. Até contei as mesmas histórias aos meus 6 filhos, quando chegou a hora de passar adiante todas estas histórias lindas.
E agora, -- enquanto conto tudo aos meus netos, - começo a duvidar da bondade dos gnomos. Claro que para a turma de netos eles continuam bons e ajudam sempre. Mas para mim pessoalmente tudo mudou. Os gnomos que me cercam hoje são diferentes.
Porque será que eu não acho as chaves do carro no lugar certo? Procurando elas, aparecem no lado do telefone em vêz de estarem penduradas. Procuro os óculos de leitura, que estavam desaparecidos a tarde toda. Meu neto Fèlix inventou de dormir comigo. Rezamos, apagamos a luz,- lá veio uma voz:”Oma, você não vai acreditar,- estou com fome!”-- lá fomos nos para a cosinha. E,--surpresa total,- abrindo a geladeira, lá estavam os oculos, bem do lado da margarina! E na estação de rádio, ...... que coisa engraçada. O papelzinho com as anotações desaparece num espaço de 1 metro quadrado, sem que eu tenha levantado da cadeira. Nem se fala do microfone, - um dos três, - que é trocado e, só depois do belo câmbio, noto que peguei o errado. Ele estava colocado na mesa num lugar errado. Só que eu tenho absoluta certeza que não mudei o lugar deles antes!
Assim a casa está cheia destes gnomos. Vivo procurando livros, jornais, colheres de pau na cozinha e mil e uma outra coisa no dia-a-dia. Acho tudo. Mas, em lugares absurdos.
Será que com os tempos que mudaram, com os conceitos nossos que mudam, os gnomos tambem mudaram de pequenos ajudantes para figurinhas que brincam com as pessoas que tanto os admiram?
Tranquiliza-me um pouco, o fato que meus amigos sentem o mesmo drama e tem as mesmas queixas. Os “Heinzelmännchen” brincalhões estão em toda a parte. Provavelmente dependendo da nossa idade eles mudam de comportamento!
Brincamos com os gnomos agora o interessante jogo de “esconde-esconde”!

Suspira assim PP5ASN, vovó Alda

Muito bom!!!

Postado por Angelina Wittmann


Nenhum comentário: