sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Selo comemorativo - 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura


Hoje faz 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura inventor do rádio. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançam o selo em homenagem e comemeoração à data.
Lembramos, que já postamos aqui no Blog do C.C. 25 de Julho, que e a Sra. Alda Niemeyer, radioamadora e sócia do centro cultural, divulgou a vida e obra do padre-cientista Roberto Landell de Moura, a nível nacional e na Europa. Traduziu, para o idioma alemão, o livro - O outro lado das telecomunicações - A saga do Padre Landell de B. Hamilton Almeida. O livro foi lançado em Dortmund, na Alemanha, em maio de 1995.

Sra Alda Niemeyer
 O selo, criação de Lídia M. Hurovich Neiva, com colaboração de Marco Aurélio Cardoso Moura mostra o padre Landell de Moura falando ao microfone de sua invenção. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude (ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios).
Selo
Segundo os Correios, o selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial (R$ 1,05), tiragem de 300 mil exemplares e poderá ser adquirido na loja virtual, na Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.O padre Roberto Landell de Moura, considerado o inventor do rádio, nasceu em Porto Alegre no dia 21 de janeiro de 1861.



Postado por Angelina Wittmann



.




Nenhum comentário: