quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Schloss Neuschwanstein

Para relembrar...

Castelo dos contos de fadas - Schloss Neuschwanstein


Schloss Neuschwanstein - castelo novo cisne de pedra é palácio localizado na Baviera que foi construído na metade do século XIX, mais ou menos quando a Colônia de Blumenau, no Vale do Itajaí, tinha aproximadamente duas décadas. O Castelo foi construído próximo das cidades de Hohenschwangau Füssen (Sudoeste da Bavária), bem próximo à Áustria.
Seu mentor foi o rei Ludwig II, da Baviera, amigo e mecenas do compositor Richard Wagner, cuja obra inspirou a arquitetura do castelo e esta inspirou o “castelo da Cinderela, simbolo do estúdios Disney. Seu nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera de Richard Wagner que tem o mesmo nome. É um dos edifícios mais fotografados da Alemanha.
Em 31 de maio de 1868 – Blumenau tinha 18 anos de fundação, o rei Ludwig II da Baviera escreve um carta para Richard Wagner...
"É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (...) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo."
A pedra fundamental da construção foi colocada no dia 5 de setembro de 1869. Quem assinou o projeto do castelo foi Christian Jank, arquiteto de cenário de óperas e não propriamente um arquiteto de casas e castelos, talvez uma das causas do resultado de uma arquitetura tão lúdica. O contexto e cenário onde o edifício foi construídos, também, contribuiu para o resultado maravilhoso do conjunto da obra.










Ouça música "visitando" o castelo de Ludwig II da Baviera, que não viveu para ver sua obra acabada.





Arte e História na paisagem da Baviera para
 os contos dos Irmãos Grimm na 7º arte.


Nenhum comentário: