terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Festival de Coro a Bordo - uma excelente ideia...

Diretoria da Liga
Um exemplo que a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí - ventilada na última reunião festiva - último sábado (Clicar sobre Encerramento Festivo da Liga Cultural e Recreativa...) - é o de promover o Encontro de Coros e Corais em alto mar, a exemplo do que já vem ocorrendo na costa do Estado do Rio de Janeiro - Brasil. Os representantes dos vários grupos de Coros participantes da Liga se mostraram interessados e nos solicitaram apresentar mais informações sobre estes eventos cariocas.


Quem promove é a empresa  Green Cruise Turismo.

http://www.greencruise.com.br/noticias2.asp?uid=90

A Liga Cultural e Recreativa Vale de Itajaí 

É um conjunto de grupo de corais, organizados em 4 chaves - A B D C. com o intuito de se encontrarem em determinados períodos e cantarem juntos através de momentos de integração.
79° Encontro da Liga

79°Encontro da Liga

79° Encontro da Liga
São os grupos:

Chave A
Associação Coral Villa Lobos - Itajaí
Coral Louvarte da Comunidade Evangélica - Rio do Sul
Associação Coral Gente Nossa - Dona Emma
Associação Coral União - Ibirama
Coral Municipal Laci Simão Corrêa Balneário - Penha
Coral Kairos - Balneário Camboriú

Chave B
Coro Masculino Liederkranz - C.C. 25 de Julho - Blumenau
Coro Misto - C.C. 25 de Julho - Blumenau
Associação Coral Balneário Piçarras
Coral Cristo Rei - Brusque
Coral Santo Estevão - Ituporanga
Coral Hansahoehe - Ibirama

Chave C
Coro Misto Testo Salto - Blumenau
Coral Carpe Diem - Itajaí
Coral Leopoldo Kurtz da sociedade Cultural - Timbó
Coral Misto da Sociedade Cultural - Ibirama
Quarteto Vozes do Vale - Blumenau
Associação Cultural e Coral Cristo Rei - Guabiruba

Chave D
Coral Martim Luther da Comunidade Evangélica de Itoupava Seca - Blumenau
Coral Acalanto - Balneário Camboriú
Coral Santa Terezinha - Brusque
Coral São Luiz Gonzaga - Brusque
Grupo de canto Fratelli Del Circulo - Blumenau
Coral do Santuário de Azambuja - Brusque.

Um pouco mais sobre este encontro de coriais em alto mar.
Retirado do Site da empresa promotora Green Cruise Turismo

Apresentação
      O 1º Festival Coral em alto mar do Rio de Janeiro
(Cidade Maravilhosa) nasceu de um antigo sonho de unir a milenar arte do canto coral com o conforto a beleza  e os prazeres de um luxuoso transatlântico como o MSC ORQUESTRA .
Nesses três dias de evento teremos a oportunidade, em alto mar, de usufruirmos de momentos inesquecíveis, com diversas apresentações Corais apoiadas por uma estrutura técnica formada especificamente para o Festival.
Este evento proporciona qualidade de vida, cidadania e cultura recebendo centenas de pessoas de todo o Brasil e até do exterior.
Acreditamos que este será o primeiro de muitos outros e já temos em vista o 2º Festival Coral em alto mar para novembro de 2013 assim como o “Festival Internacional de Corais  no Mediterrâneo em 2014”



Programa


Vamos Navegar com repertório alusivo ao mar como: 

 “Descobridor dos Sete Mares”;
 “Do Leme ao Pontal” 
 entre outros.

Direção Artística 
 Maestro Eduardo Morelenbaum

Direção e Coordenação Geral
 Marco Aurélio Ramidan

Workshops:
Expressão Cênica de Corais - Práticas e Reflexões
Palestrante Patrícia Costa

Técnica Vocal para canto em Grupo
Palestrante Deco Fiori

ROTEIRO:

Sábado - 02/03/13
Embarque às 14:00h. com almoço incluído e coquetel de boas vindas às 17:00h. (horário a confirmar);
Apresentação da equipe e ensaio do Grande Coral do Festival formado por todos participantes.

Domingo – 03/03/13 (Búzios)
Manhã (10:00h. às 12:00h.) - workshop de técnica vocal

OBJETIVOS:

1-Prática musical em grupo através de exercícios de técnica vocal em jogos musicais interessantes e contextualizados musicalmente;

2-Utilização da voz e do corpo como aspectos indissociáveis;

3-Construção da expressão artística pela música;

4-Aprendizado da linguagem musical através da experiência do sujeito com diferentes ritmos, melodias, ambientes harmônicos e com o “fazer música” em grupo.

CONTEÚDO:

1 - Noções de saúde vocal, consciência respiratória, postura corporal e musculatura facial, discriminação auditiva e afinação, dicção e articulação, ressonância, timbragem, dinâmica e ouvido harmônico;

2 - O canto: melodia, harmonia, divisões rítmicas básicas, pulsação.

3 - Jogos que incorporam ao movimento do andar as divisões rítmicas básicas, gerando um aprendizado se passa pela prática corporal;

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

1 - Exercícios de técnica vocal, selecionados de maneira a transmitir noções do conteúdo do curso. Os vocalizes serão baseados nas escalas e ritmos mais usados na música brasileira (ref. bibl: Por todo o Canto – Malu Cooper e Diana Goulart, Ed. G4 2002).

2 - Cânones: para prática e desenvolvimento do ouvido harmônico.

3 - Jogos musicais contextualizados no universo trabalhado, utilizando a voz e o corpo como aspectos indissociáveis, com inspiração teórica nos ensinamentos de Carl Orff, Jaques Dalcroze, da Oficina Barbatuque de Percussão Corporal (SP) e do educador Lucas Ciavatta (Método do Passo/RJ);

4 - Identificar os processos individuais no contato com o ato de cantar, sem perder o foco mais amplo revelado pela experiência musical do grupo como um todo;

Biografia Palestrante – Deco Fiori 

Músico formado em educação artística - licenciatura plena com habilitação em música pela universidade do rio de janeiro ( uni-rio ), em 1993.

Cantor e arranjador do premiado grupo vocal br6, com o qual gravou 4 CDs, lançados no Brasil, Estados Unidos, Japão e Europa.

Diretor musical da Double Sound estúdios e produções, onde participou, dirigindo ou cantando, da dublagem de canções de filmes e desenhos animados da Disney, Pixar, Universal, Columbia, Dreamworks, entre outras.

Preparador vocal de teatro, tendo atuado em musicais como tom e Vinícius, Renato Russo, Era no Tempo o Rei, entre outros

Professor de canto popular, monitor do naipe de tenores dos corais da Vale, do Inmetro, da central globo de produção, da Firjan e Neoenergia.

Como vocalista, participou de discos de vários artistas da MPB, como Daniela Mercury, Moraes Moreira, Emilio Santiago, Toquinho, Cidade Negra, Erasmo Carlos, Carlos Lyra, entre outros.

Preparador vocal de grupos vocais como Mulheres de Hollanda, quarteto primo, Equale e Bateboca

Workshop Expressão Cênica de Corais - Práticas e Reflexões

O curso destina-se a regentes e cantores de corais que busquem o recurso cênico como possibilidade de expansão de suas potencialidades, abordando diferentes formas de interpretação do repertório coral.
Através de jogos e dinâmicas, os participantes pesquisam formas de expressividade cênica que contribuam para a performance de peças corais.
Assuntos como conscientização corporal, integração do grupo, movimentação cênica, repertório, roteiro e outros recursos (tais como iluminação, figurino e adereço) serão abordados no curso.
O recurso cênico para corais, muito em voga no momento, merece atenção e cuidados específicos. Através da integração de linguagens (teatral e musical) a oficina pretende orientar aquele que busca uma identidade estética no trabalho coral, além da música propriamente dita.

Palestrante – Patrícia Costa

Regente, arranjadora vocal e diretora cênica, licenciada e Mestre em Música pela UNIRIO, Patricia Costa desde 1978 dedica-se ao canto coral desde 1978 e como regente, desde 1993. Trabalha com direção cênica desde 1990.
Foi integrante do Coro de Câmara Pro Arte, dirigido por Carlos Alberto Figueiredo com quem se aprimorou em Regência Coral.
Ministra cursos de extensão universitária do Conservatório Brasileiro de Música - CBM CEU, além de ser professora convidada do curso de Pós-Graduação em Regência Coral desta mesma instituição.
Acaba de assumir disciplinas de Regência Coral na Escola de Música da UFRJ, como professora-substituta.
Faz parte da equipe docente de pós-graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Dirige os corais juvenis do Colégio São Vicente de Paulo desde 1993 e foi também responsável pelos corais do Colégio Cruzeiro (infantil, juvenil e adulto) por 10 anos.
Tem sido constantemente convidada como palestrante em diversos eventos corais pelo Brasil (Rio, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, dentre outros), sobretudo na área de coro juvenil e direção cênica para corais.Tarde : Apresentação dos Corais 14hs às 17hs

Segunda feira – 04/03/13 (Ubatuba)

Manhã (10:00h. às 12:00h.): workshops - Técnica vocal e Expressão Cênica de Corais 
Tarde : apresentação dos Corais finalizando com o Grande Coral do Festival regido pelo maestro Eduardo Morelenbaum

14:00h. às 17:00h.

Terça feira – 05/03/13 
Chegada ao Porto do Rio às 8:00h.

Observação: caso seu coral não tenha um número expressivo de participantes, o mesmo não terá obrigatoriedade de se apresentar. Mas o coralista que quiser poderá participar dos workshops e ao final dos trabalhos, participar na apresentação do “Grande Coral do Festival MSC Orquestra”, regido pelo Maestro Eduardo Morelenbaum, e que contará com a participação de todos os corais presentes

O repertório será alusivo ao mar como: “Descobridor dos Sete Mares”; “Do Leme ao Pontal” entre outros.

As partituras e gravações das vozes das canções que farão parte do “Grande Coral”, serão enviadas, com antecedência por e-mail.

Uma bela ideia, não é Sr. Presidente da Liga?
Há de se pensar, pois de repente esta empresa pode percorrer a costa sul do Brasil.



Nenhum comentário: