quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Blumenauer Volkstanzgruppe - com a mesma idade do Oktoberfest Blumenau - Grava com a RBS TV para o "Bom Dia Santa Catarina" - 3 de Outubro

Blumenauer Volkstanzgruppe em turnê pela Alemanha - 2013                  Foto de Juliano Depiné
Faltando 17 dias para a 30° Oktoberfest de Blumenau, a equipe da RBS TV esteve, nesta noite de quarta feira, no C.C. 25 de Julho de Blumenau, a casa do grupo folclórico - Blumenauer Volkstanzgruppe - mais antigo em atividades ininterruptas e o único que participou de todas as edições da festa mais conhecida de Blumenau e uma das mais conhecidas do Brasil - Oktoberfest Blumenau.
Blumenauer foi idealizado por Sr. Harold Letzow, em 1984. Na época, também era o administrador da PROEB - Fundação Promotora de Exposição de Blumenau . 
Sr. Harold trocou ideias seu amigo Sr. Paulo König e juntamente com Sr. Jürgen König, convocaram jovens que aceitaram o desafio de "construir" um grupo folclórico. Aproximadamente 20 jovens aderiram à ideia do Sr. Letzow e do Sr König e posta em prática pelo Sr. Jürgen König. Entre os jovens estava, e permanece folclorista até os dias atuais, o atual Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner.
No dia  07 de julho de 1984 foi oficialmente apresentado o Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e é considerada sua data oficial de fundação. 
Entre os nomes dos 20 jovens, consta mais os seguintes nomes na Ata de Fundação do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau:  Sr. Harold Letzow, Sr. Friederich Ideker, Sr. Jürgen König e Sra. Ângela Ideker. 
O C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, apoiou de maneira prática a formação e estruturação do  grupo folclórico do centro cultural de Blumenau.
Sommerfest 2011- Com o Grupo Folclórico que
 idealizou e fundou na sua gestão - 1984 
Mais sobre esta História - Clicar sobre os títulos a seguir:
1...Blumenauer Volkstanzgruppe
2... Blumenauer Volkstanzgruppe
Baixa Francônia...Curiosidades
Fränkische Trachten - Por Aribert Elpelt
Baixa Francônia - Unterfranken
Blumenauer no Desfile do Gautrachtenfest
Würzburg - Capital de Unterfranken
Ein Fraenkischer Abend - Por Renate Rossmark
Um pouco sobre Geldersheim
Gautrachtenfest
Blumenauer - Trachtenverein "Daxenwinkler - Atzing
Unterfranken.de.tl/Schweinfurt.htm


Continuando...

O Blumenauer Volkstanzgruppe participou do Desfile Oficial da 1° Edição do Oktoberfest - 1984, juntamente com o Teathergruppe do centro cultural que, também organizou, junto a festa, um torneio de Skat. 
Grupo Folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Blumenauer Volkstanzgruppe
no Desfile Oficial da 1° Oktoberfest - 1984
Na 1° Oktoberfest Blumenau, o Grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, também efetuou apresentações de danças no Pavilhão da PROEB - Fundação Promotora de Exposição de Blumenau.

Principalmente, por esta História de estreita  ligação com a 30° Oktoberfest, a qual inicia no próximo dia 3 de outubro - a Rede de Televisão RBS TV esteve na noite desta quarta feira no C.C. 25 de Julho de Blumenau para gravar cenas que serão transmitidas no Programa "Bom dia Santa Catarina" e que irá ao ar no primeiro dia do Oktoberfest Blumenau. A equipe de TV, também gravou as Chamadas com os folcloristas, não somente do Blumenauer Volkstanzgruppe, mas também com casais de folcloristas de grupos folclóricos amigos associados à AFG, como: Badenfurt, Freudeskreis, Teutônia, Kreuz des Südens, Germânia e Freundschaft.
As Chamadas - contagem regressiva, começarão ir ao ar, 10 dias antes do início da festa, ou seja , no dia 23 de setembro - segunda feira, durante a programação da Rede Globo.

Alguns casais de Grupos folclóricos da AFG

















Blumenauer Volkstanzgruppe...

Também registramos a presença do mais novo grupo do C.C. 25 de Julho de BlumenauBlumenauer Schuhplattler, que ainda não foi apresentado oficialmente aos Sócios e Comunidade, mas já estará participando desta festa. Em breve, mais sobre este grupo cultural que já tem data e local marcados, para sua apresentação.
Blumenauer Schuhplattler 


Blumenauer Schuhplattler 


Repórter blumenauense da RBS TV Florianópolis - Adriana Krauss e o Coordenador do
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e também  Vice Presidente do
C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner

Folclorista mais antigo do grupo folclórico

























Vídeos...




Curiosidade...

Nesta mesma noite de quarta feira, estavam, em reunião do C.C. 25 de Julho de Blumenau, nada menos que o Sr. Paulo König (Um dos idealizadores do Guupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe), Sr. Dieter Berner (Folclorista mais antigo e fundador), com o traje do Blumenauer e o Sr. Rolf Haas conversando sobre as intervenções necessárias para respeitarem a atual legislação dos bombeiros. Um momento Histórico.
Sr. König sempre presente nos momentos do 25.
Sr. Rolf Haas, Sr. Paulo König e Sr. Dieter Berner


C.C. 25 de Julho de Blumenau faz parte da História da cidade,...
Através da cultura e da dança, com Blumenauer Volkstanzgruppe.

Em Breve, mais sobre a apresentação do Schuhplattler Blumenauer!








Nenhum comentário: