segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um pouco de história... Blumenauer Volkstanzgruppe

Após as enchentes de 1983 e 1984,  a partir de uma idéia concreta de formar um grupo folclórico no C.C. 25 de Julho – Blumenau e com a iniciativa do Sr. Jurgen Koening, reuniu os interessados em participar deste grupo. Lembramos que a idéia era antiga, mas não efetivada, por inúmeros fatores.

Nesta época, a Diretoria do C.C. Julho - Blumenau, diante da firme decisão, contatou com a Federação dos Centros Culturais 25 de Julho e pediu, formalmente, instrutores, orientação, coreografias e músicas àquele centro cultural amigo.

O C.C. 25 de Julho - Porto Alegre, atendeu prontamente o pedido do C.C. 25 de Julho - Blumenau e com amizade e despreendimento, a sra Clarisse Schneider e os Senhores Jonas Badermann Lemos e Edgar Poisl estiverem em Blumenau e apresentaram, de maneira intensiva e entusiástica, algumas coreografias do repertório de danças folclóricas de origem germânica. Na época, forneceram orientações e dicas importantes sobre dança folclórica e postura de um folclorista. Isto aconteceu nos dias 7 e 8 de Julho de 1984.


Sra. Clarisse Schneider
Após as atividades de intercâmbio entre os representantes dos dois Centros Culturais, foi assinada a Ata de fundação do grupo folclórico Blumenauer Volksdanzgruppe.


Estavam presentes e assinaram a ata, folcloristas dos dois centros culturais. Eram eles: Clarisse Schneider (Porto Alegre), Jonas Badermann de Lemos (Porto Alegre), Edgar Poisl (Porto Alegre), Jürgen Koenig, Freidrich Ideker, Juarez, Marilena Messina, Dieter Gieseler, Nádia Maria Costa Flores, Ursula Schwaderer, Rosane Georg, Liane Knoch, Romualdo Tadeu Maffioleti, Heidi Henschel, Vivien K. Maffioletti, Rosemari Petters, Erica Maria Flesch, Ângela Ideker, Liane Hirtz, Angelika Frank, Marlies Gutjahr, Rui Hausen, Harold Letzow e Sueli Bonatti.

O novo grupo folclórico Blumenauer Volksdanzgruppe, nesta ocasião festiva, recebeu do grupo de amigos de Porto Alegre, fitas cassetes com muitas músicas que foi a base para os ensaios do novo grupo folclórico, nos anos que se seguiram.


Por que a lembrança desta linda história, agora?



No próximo final de semana, dia 20 de Novembro, parte do grupo folclórico Blumenauer Volksdanzgruppe estará no C.C. 25 de julho de Porto Alegre, confraternizando e participando de um momento cultural e das festividades do aniversário de 60 anos da existência daquele C.C. 25 de Julho.
Para nossa alegria, fomos informados, que parte dos amigos que estiveram aqui em Blumenau, em 1984, estarão presentes naquela noite.



O momento promete emoções.



Estaremos lá, para conferir.

Em breve mais informações, aqui no Blog do C.C. 25 de Julho – Blumenau.





Postado por Angelina Wittmann


























Nenhum comentário: