terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que é ser "Alemão" a partir da cultura?

A grande maioria do sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau
 são oriundos da região de Francônia - Norte da Baviera
Atualmente os grupos culturais do centro cultural conta com
muitos imigrantes deste estado alemão - Baviera.
Assistimos o primeiro programa, de uma Série de Programas que a RBS TV fez e serão transmitidos ao longo da semana - pela passagem da data de aniversário da cidade. Muito boa iniciativa, o de abrir espaços para assuntos, história e cultura locais. 
Percebemos que alguns dos entrevistados da Série, como acontece com muitos, fazem uma pequena confusão de como é  Alemanha realmente, a partir da análise de sua história e formação cultural. Tal, como também há pessoas, aqui no Brasil que não conhecem a História e tiram algumas conclusões, muitas vezes etnocentristas, considerando o grande território brasileiro.
Gravamos o primeiro programa da série a partir da transmissão da TV. Foi transmitido no final do Jornal do Almoço, ontem - dia 2 de setembro.
Convidamos você a assistir - repetimos - filme feito a partir da transmissão da televisão.


Muitas vezes as pessoas apreendem determinados comentários ou mesmo a percepção das atividades culturais de determinada região da Alemanha, ou mesmo, são de determinado região deste país e não tem a percepção e conhecimento de sua História e a análise e reflexo de seus dados no tempo presente.
Há regiões na Alemanha, que cultivam, suas tradições há muitos séculos e isto não ocorre em todo o país. Há regiões que não usam traje  folclórico. Há outras regiões, estritamente industriais, que da Alemanha, tem somente o idioma, pois sua herança cultural é da Inglaterra, por exemplo. 
Aliás, foi uma das preocupações dos idealizadores da criação da nação, do Estado alemão, em 1871. Tornar os inúmeros dialetos em um idioma oficial. Mesmo com o idioma oficial, as muitas regiões mantém e falam no seu dialeto local, bem como mantém suas tradições locais, desde música, culinária, trajes...
Muitos imigrantes vieram, de todas as regiões da Alemanha, para o Brasil - Santa Catarina e quase sempre, são vistos, somente como "alemães" - como se todos possuíssem as mesmas práticas culturais. 
O alemão que chega aqui, nos dias atuais, se vem de uma região, onde nunca teve uma tradição, em função de sua história pretérita, efetua uma pequena crítica para as tradições mantidas por alguns descendentes, aqui, e logo afirma que vivemos no passado. 
Estivemos com os grupo de coros  e também, acompanhamos, de longe, a viagem do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, e podemos afirmar, que da região, de onde são oriundos a maioria daqueles que tem ligação com centro cultural, mantem, sim, atividades ligadas às tradições e há muito tempo, séculos.

Fotos da Excursão dos Coros e do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau à região de Unterfranken- norte da Baviera - Alemanha, no primeiro semestre deste ano.

Cidade de Rödelsee - cerimônia da Maibaumfeur.


Cidade de Ruhpolding ao sul da Alemanha 
No espaço - apresentações de canto, banda, dança e chicotes.


Grupo Folclórico na cidade de Geldersheim - De onde é seu traje oficial de danças folclóricas


Convidamo-os, a ler novamente o Post a seguir - clicando sobre o título  - que aborda as origens, de maneira resumida,  das diferenças culturais na Alemanha - Clicar sobre: Conversando...O Comportamento "alemão" no Vale .
Também, sugerimos a leitura do Post sobre os irmãos Grimm, grandes eruditos e responsáveis pelo fortalecimento do idioma oficial alemão, a partir de uma "colcha de retalhos" de dialetos, das inúmeras cidade que formaram a nação alemã - Clicar sobre: Um pouco de História...Irmãos Grimm

Um exemplo atual, de que o time de futebol Bayern de Munich não vive no século passado, foi sua iniciativa, quanto ao novo uniforme, agregando elementos no mesmo que lembram trajes da região.
"O clube alemão divulgou o novo fardamento com uma série de mudanças e fez uma homenagem às tradições Baviera, região de origem da equipe. Para deixar o clima bem típico, o marketing do atual campeão europeu colocou os jogadores para demonstrarem habilidades em brincadeiras típicas do local. Toda a diversão foi armada porque o novo uniforme do Bayern é baseado na lederhosen, vestimenta típica da Baviera."
Foto: AFP PHOTO/CHRISTOF STACHE  - http://migre.me/fW9Vp




O grande segredo, é de que, sempre temos algo novo para aprender.

Hoje, no Jornal do Almoço - RBS TV, tem a sequência da Série de reportagens sobre os alemães e a cultura na cidade de Blumenau  continua na quarta feira.


Parabéns Blumenau.



Nenhum comentário: