segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Liederkranz na 11° Noite Alemã de Rio do Sul




Logo após sua apresentação no 82° Encontro de Corais da Liga Cultural do Vale do Itajaí, o Coro Masculino Liederkranz se deslocou para Rio do Sul, para cumprir compromisso no Jantar Dançante beneficente na 11° Noite Alemã de Rio do Sul que aconteceu no Clube Dias Velho, na noite de sábado último. Acompanhamos o Coro Masculino e mais um grupo de esposas dos cantores do coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Entre as atrações da noite, destacamos a grande variedades de pratos pertencente à gastronomia alemã, desde o tradicional marreco recheado e repolho roxo, entre outros pratos salgados, como também, uma diversidade de pratos doces, como: Strudel, cucas, geleias e pães.
Além do Show dos "Velhos Camaradas" apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz, houve a apresentação de dois grupos folclóricos de danças alemãs de Rio do Sul: Albertina Volkstanzgruppe  e Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose - e a participação da tradicional, e uma das mais antigas em formação, banda blumenauense (Clicar sobre) Banda Musical Germânica   que já tocou no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Durante o evento, tomamos conhecimento de que os grupos folclóricos - Albertina e Rotem Rose mantêm contato com as respectivas regiões da Alemanha, das quais são originários seus trajes. Albertina Volkstanzgruppe, tem intercâmbio e o seu traje é  da região do Báltico, nas proximidades de Hamburgo. Já o Grupo de Tradições Germânica Rotem  Rose faz intercâmbio cultural com o norte da Baviera, Unterfranken e tem seu traje oficial, com pequenas variações típico de cidade para a cidade da região alemã, muito semelhante ao traje oficial  do Blumenauer  Volkstanzgruppe grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Como o Blumenauer, também o Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose mantem estreito contato de amizade e intercâmbio com o Sr. Oliver Brust da cidade de Geldersheim e outros grupos de Unterfranken - Baviera - Sul da Alemanha. 
O Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose recepcionou os convidados do Jantar Dançando da 11° Noite Alemã de Rio do Sul, sob o som da Banda Germânica, até o momento que iniciou o show dos "Velhos Camaradas".

Representante do grupo Cultural falando sobre o traje do Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose.



Dando sequência e relembrando os acontecimentos da 11° Noite alemã de Rio do Sul...

Os convidados foram chegando, em horários diferentes, para o Jantar Dançante Beneficiente e durante este, servido às 21:30h, apreciaram a apresentação do Show dos "Velhos Camaradas" que iniciou  por voltas das 20:30h e terminou por volta das 23:00h. 
Após a apresentação do Coro Masculino Liederkranz do centro cultural, os grupos de danças folclóricas presentes fizeram apresentações de danças folclóricas e após, a Banda Germânica de Blumenau deu início ao Baile.
Quando o grupo do C.C. 25 de Julho de Blumenau retornou para Blumenau, por volta da 1:30h de domingo, a pista de dança do Clube Dias Velho estava cheia e muito animada.

As imagens, contando os momentos da noite...
Video - Entrada dos "Velhos Camaradas"...



-----------------















"Liederkretes"
Aos fundos a fila das pessoas - para se servirem no Buffet - composto de pratos da gastronomia alemã




Após a apresentação do Show dos "Velhos Camaradas" aconteceu a apresentação de danças folclóricas. Os Grupos folclóricas de Rio do Sul:  Albertina Volkstanzgruppe e Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose, nesta ordem, ocuparam a pista e apresentaram coreografias de danças alemãs.
Integrantes do Albertina Volkstanzgruppe e do Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose
Sr. Marco Rebelo, folclorista do Blumenauer Volkstanzgruppe e cantor do Liederkranz  do C.C. 25 de Julho de Blumenau com folcloristas do Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose, cujo traje tem origem na região de Unterfranken - Norte da Baviera.
Apresentação das danças folclóricas do Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose.

 




 
Folclorista com Traje do Grupo Albertina Volkstanzgruppe - Norte da Alemanha
Sr. Rogério - responsável pela pesquisa dos Trajes e é o folclorista que mantém
 contato com Unterfranken - região de onde é origiário o  traje do
Grupo de Tradições Germânicas Rotem Rose de Rio do Sul
Bons momentos, a partir da cultura alemãna cidade de Rio do Sul.
C.C. 25 de Julho de Blumenau participa de intercâmbios culturais, em cidades que fizeram parte da grande Colônia Blumenau e, portanto, apresentam as mesmas raízes históricas e culturais a partir do início de sua história, em Blumenau e em todo Vale do Itajaí.

Participação dos "Velhos Camaradas na Noite Alemã de Rio do Sul - Clube Dias Velho
















Vídeos










Irmanados através da Cultura e a partir do intercâmbio cultural.
Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau.





Nenhum comentário: