sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Um momento do Oktoberfest 2012 - Sr. Rikobert Döring e família

O Sr. Rikobert Döring e sua família marcaram presença no Restaurante do Setor 2 da Vila Germânica. Imagens captadas no dia 12 de outubro.
Sr. Döring, Rigo, como é conhecido entre os amigos, foi o fundador e idealizador de uma das Bandas mais conhecidas da região - Banda Cavalinho Branco.



A Banda Cavalinho Branco criada pelo Sr.  Rikobert Döring tem mais de 35 anos de música na cidade, região, Brasil.... Seu início aconteceu junto ao Restaurante Cavalinho Branco situado na antiga Maternidade Luterana - Johannastift, atual Casa do Comércio e que inspirou o nome da banda - Banda Cavalinho Branco.


Primeira composição da Banda Cavalinho Branco foi:

Rikobert Döring (Rigo): Acordeon
Marcos Döring:  Trompete
Marcos Novaski: Sax e Clarinete
Perfeito Aguiar: Bateria e ritmo
Osni Sievert:  Contra Baixo
Disco do Ano de 1978


Em um "disco LP" que data o ano de 1978  apresentavam as seguintes canções:

Lado A
Im Weissen Rössel (Ralph Benatzky)
Seerosen (Arr: Rigo)
Köhlerliesel (Karl Uhlisch)
Die Holzauktion (Folclore alemão)
Rosamunde (Lew Brow - Jaronir Vejvoda)
5 de Julho (Rigo)

Lado B
Rosemarie (Folclore alemão)
Lilli Marlen (Norberto Schultze - Hans Leip)
Czardas - Fürstin (Kalmon)
Erika (Niel - Niel)
Edelweiss (Richard Rodgers)
So Ein Tag (Rothenburg)

Quase todas as músicas deste disco podem ser ouvidas e vistas nos vídeos postados no próximo Post. Uma homenagem ao Cavalinho e à sua tradição. Clicar sobre: Musik in der Nacht

Vídeo do  Restaurante que emprestou o nome à Banda Cavalinho Branco.



Atualmente a Banda Cavalinho Branco tem outra formação, mas segue animando e levando a música local para muitas partes do país, além de ser uma das atrações do Oktoberfest Blumenau.
Curiosidades:

O edifício no qual funcionava o Restaurante do Cavalinho Branco, é um dos pontos focais relevantes na paisagem urbana de Blumenau. Seu valor histórico é imensurável e sua concepção arquitetônica única. Foi construído em duas etapas, sofreu um acréscimo posterior. 
Sua história teve início na década 20 do século passado. O local, de propriedade da Sociedade Evangélica das Senhoras de Blumenau, foi no princípio, a sede do terceiro local próprio para obstetrícia na cidade de Blumenau, conhecido como Maternidade Blumenau ou tambémJohannerstift. A maternidade primeiramente, funcionava em uma casa alugada. Com a grande procura dos serviços prestados, houve a necessidade natural de um espaço maior. Em 1920, a Senhora Joahanna Hering doou à Sociedade, um terreno na Alameda Rio Branco, no Bairro Jardim Blumenau. 
No dia 27 de abril de 1922 iniciou-se a construção do prédio cujo partido arquitetônico apresentava fortes traços da arquitetura neocolonial e um programa de necessidades moderno, para a época. O conjunto final foi uma tipologia rica em detalhes e adornos resultando uma concepção única, onde houve a prioridade da função do programa de necessidades. O arquiteto da primeira fase, Sr. Kaulich Senior, procurou criar um espaço agradável que lembrasse o ambiente familiar, ignorando o aspecto hospitalar. A forma e os detalhes da tipologia lembram a casa da família. 
A inauguração da maternidade, em uma primeira etapa, aconteceu no dia 30 de Setembro de 1923, como Johannastift (Fundação Johanna). 
Mais tarde, o Arquiteto e Engenheiro Franz von Knoblau projetou e construiu a nova ala em uma ampliação integrada à primeira parte da construção, seguindo e respeitando o partido arquitetônico já existente. Aparentemente a ampliação passa despercebido para os olhos menos atentos. O conjunto ficou simétrico e integrado. Atualmente, no local está instalado a Casa do Comércio do Blumenau.


História viva, rendendo sonoridade e prazer através de sua música. 

Na noite da  última quarta feira - dia 24 de outubro, o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau interrompeu sua apresentação no Biergasrten da Vila Germânica - Oktoberfest 2012 e fez uma homenagem a este personagem importante da cultura e da tradição da cidade de Blumenau e região - Sr. Rikobert Döring.

Em Breve mais detalhes!!
Ein Prosit!!


Nenhum comentário: